A Hematologia estuda o sangue

Ainda que não saiba muito a respeito da Hematologia, em algum momento da vida você recorreu ou irá recorrer a ela. Conheça esta área.

Frascos de sangue

A Hematologia é, tecnicamente, uma mistura de Medicina, Biologia e Farmácia. Trata-se de uma especialidade médica que estuda as propriedades sanguíneas, analisando causas e tratamentos de doenças que afetam o sangue.

                       

Origem do termo Hematologia

O sangue humano é divido em três tipos de células, e cada uma delas desempenha uma função: os glóbulos brancos ou leucócitos, que realizam a defesa do organismo contra agentes invasores, as plaquetas, que fazem a coagulação no caso de feridas, e os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, que carregam proteína para nutrir o corpo e deixam o sangue com a coloração avermelhada.

A área foi batizada como Hematologia para significar “estudo do sangue”, remetendo a estes três componentes. Cada um deles possui uma quantidade mínima e máxima considerada saudável no organismo. Qualquer falta ou sobra significa que algo está errado, e o objetivo da especialidade é justamente, entre outras coisas, descobrir o que.

Atuação da Hematologia

Hemácias do sangue

O hematologista é um cientista responsável pelos exames e estudos sobre o sangue. Não examina pessoas, apenas realiza pesquisas. O serviço na área da Hematologia concentra-se basicamente em laboratórios, pois o trabalho é iniciado apenas quando o médico percebe algo de diferente em algum paciente e o encaminha para exames de sangue.

Então, o profissional hematologista analisa a amostra de corrente sanguínea e encaminha os resultados para o médico, que finalmente indicará o melhor tratamento para o problema.  São diversos os tipos de doenças provenientes do sangue, e entre as mais comuns estão a anemia e a leucemia.

Os tratamentos são realizados a partir de remédios ou transfusão de sangue e medula óssea, por isso a doação de sangue é tão importante. Milhões de pessoas sofrem com doenças hematológicas por ano, e a Hematologia sozinha não pode solucionar a questão. É necessária também a consciência do ser humano para ajudar o próximo. Por isso, doe sangue e salve vidas!

Confira no vídeo algumas curiosidades da Hematologia:

7 Curiosidades Sobre Hematologia - Biomedicina Padrão

Leia mais sobre o sangue

2 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    fatima santana - 15/08/2011

    eu tenho 12 anos e quando eu crescer vou ser medica..........................

    riticher digo machado santos - 31/07/2011

    meu pai anda passando mau parece estar ficando fraco isto foi rápido,dentro de 20 dias foi notável.trabalhamos em construções civis e então ele começou a reclamar de dores como se fosse pressão no peito e um sufoco no pescoço,foi ao medico ele disse que era angina deu um remédio de alivio rápido quando acontecesse a crise.Adiantou mas as crises foram ficando mais frequentes e mais intensas, então num dia estava se sentindo mais fraco ainda,foi levado ao instituto do coração la fizeram exames constatarão que no coração não havia nada tao serio e que no coração era um problema secundário que o problema mesmo era no sangue pois estava muito fino praticamente "aguá"e falaram que estava com poucos glóbulos vermelhos,a chegar ao ponto de dar três bolsas de sangue para recuperação imediata. Então eles não sabem o que pode ter causado esta deformidade só falaram que esta com uma anemia muito avançada.Minha pergunta é o que pode ser onde pode acabar e o que pode fazer, desde já desculpa pela extensão do texto e obrigado. Riticher Diego Machado Santos

    andreia - 28/07/2011

    ola estou preste a realizar uma cirurgia so q ja fiz varias reposições de vitaminas mas a anemia não aumenta para a realização da mesma ...queria saber se o hematologista vai resolver o meu problema...urgencia pode me responder pelo meu email ...sem mais obrigada ....andreia

    cristiane martins - 14/06/2011

    Olá, estou passando por um ploblema com minha filha que tem 10 anos e ela está a quase dois meses apresentando um quadro de urticária, a qual passa com remédios ,depois volta. A Alergista dela pediu pra cortar alguns alimentos e fazer exames cutâneos e de sangue para saber a causa alergica, mas não consigo fazer os tais exames, pois é preciso ficar sem o antialergico por 10 dias e sempre neste período ela apresenta o quadro de urticária e volto a dar o remédio, assim não consigo fazer os exames pedidos. O que eu faço, não seria o caso de eu levá-la ao Hematologista? Desde já agradeço!

    joaquim - 31/05/2011

    ola ja tenhopouca baixa humunidade no sangue fiz varios enxames naõ deu nada i cotnua baixa qual o melhor enxame para min acho que foi uma ganorreia que pegei mitos anos atras a esperma nunca mais ficou totamente clarinha ja fis varios espermogram naõ deu nada por favor me ajuda

    marcela g tavares - 19/04/2011

    Olá! meu problema é o seguinte eu e meu marido pensamos e ter um filho no entanto meu tipo sanguíneo é o+ e o dele o-, o nosso filho corre algum risco?Por favor me ajudem!!!

    Juciara Bispo - 12/04/2011

    gostaria de saber o que quer dizer (+)hemáciasem alvo(+) isso é Plaquetas baixa ou alta?

    gustavo rosa - 25/03/2011

    existe algum tipo de sangue que nao terá anemia?

    Valter lima Mendes - 24/02/2011

    que remediou toma para aumenta as minhas plaquetas que estão baixas com 135

    Debora - 15/02/2011

    Olá. Gostaria de saber de so hematologista cuida também de casos de excesso de ferro, ou seja, hemocromatose? Obrigada!

    Eliane Tavares - 01/12/2010

    Estou querendo informações,minha sogra esta precisando fazer uma cirurgia ginicológica mas ate agora não conseguiu fazer pois ela tem anemia e vive colocando sangue pelo nariz e pela boca tbm,a muitos anos,ela tem 64 anos e agora esssa situação dela colocar sangue esta c/ mas frequencia e esta demorando muito p/estancar, ela fica em ponto de desmaiar,quando estanca ela diz que esta tudo bem,ela tbm tem uns pontinhos vermelhos no dedo,e o médico disse que ela corre um grande risco de ter uma hemorragia na hora da cirurgia,ele encaminhou ela p/um Hematologista p/ ele avaliar o caso dela se ela pode ou ñ realizar. Pergunto:qual é o risco de fato que ela esta correndo,desde já agradeço.

    patricia rafael - 08/11/2010

    por favor me ajudemmm estou ficando de cabelos brancos... tenho que fazer uma histero e estou com muito medo já faço tratamento a muito tempo e ñ consigo engravidar meu marido é louco por um filho e ñ consigo realizar esse sonho delle... poxo tenho o útero retrovertido tenho os dois ovários cheios de micropolicistos já ñ sei mais o que pensar e a depressão já está quase me consumindo.

    sonally - 15/09/2010

    sou casada com primo o tipo sanguineo dele é o+ e o meu é a+ ,tem algum problema dele nasce com alguma deficiencia?

    Jamille - 05/08/2010

    Ola para todos. Tenho 18 anos e estou me preparando para o vestibular, já fiz incrição e tudo mais como todo ser humano tenho minhas duvidas sobre a qual area seguirei de ntro da medicina. Queria saber com mais detalhes qual o nome do especialista que diagnostica e cuida de seus pacientes portadores da leucemia (cÂncer) se é o proprio hematologista mesmo. Essa é uma das areas na medicina que me interessa muito.

    juliana - 27/05/2010

    por favor me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!! sou uma pessoa que ñ consigo dormir,pois meu filho tadinho so vive doeninho,muito catarro,cansadinho so viemos em hospital e haja medicãção,antibioticos,corticoides e olhe que nem mais efeito faz de tanto q toma,p periodo de uma crise para outra é muito mais muito curto mesmo,por favor ajudem me estou precisado de uma luz divina que DEUS olhe p vida de meu flho e possa abençoa lo em nome de JESUS

    lanna - 30/04/2010

    Ola, tenho um amigo no qual estou tentado ajudar,pois ele sofre de problemas neurologicos devido a falta de sais mineirais e acido follico no organismo.Mais não sei qual especialidade medica procurar.Gostaria que vcs me ajudassem.Obrigado desde ja.

    luciana farias - 24/04/2010

    boa noite,tenho 27anos,dois filhos,passei 4anos fazendo tratamento para engravidar,apois uma pincongrafia histerosal fiquei gravida,meu sangue sempre foi a+,4anos depois fiquei gravida e durante a gravidez meu sangue saiu o+,ab,a+, no parto tive emorragianfoi foi feito exames meu sangue saiu a-,tomei uma bulsa de sangua de a-,meus dois filhos são a-,como meu marido,todo exame que faço so sai a-,as outras taxas estão normais,a uma expricação,ha 2anos e meio tento entender,tenho perdido muito peso,tenho tontura,fraqueza nas pernas,caio sem nada,por favor mim responda,quero saber o sangue pode muda,to com algum problema,agurdo anciosa.envie para meu provedo 558181147776 ou meu tel.218186000390 urgente

    BETH - 25/03/2010

    PEÇO AJUDA, POIS TENHO FEITO ALGUMAS PESQUISAS E NÃO CONSIGO ENTENDER. SOU DO GRUPO SANGUINEO O NEG. MEU MARIDO A NEG. TENHO 03 FILHOS, OS DOIS PRIMEIROS A NEG. O TERCEIRO O POS. PODE ACONTECER O FATOR RH ALTERAR, SENDO OS PAIS NEGATIVOS? PORQUE O MEU FILHO SAIU COM O FATOR RH POS.?

    anajulia.linda@hotmail.com - 29/04/2009

    gostaria de saber se um casal a positivo pode ter um filho o positivo

    graziela martins - 26/04/2009

    eu gostaria de saber se um casal a positivo tem como ter um filho opositivo