A Hematologia estuda o sangue

Ainda que não saiba muito a respeito da Hematologia, em algum momento da vida você recorreu ou irá recorrer a ela. Conheça esta área.

Frascos de sangue

A Hematologia é, tecnicamente, uma mistura de Medicina, Biologia e Farmácia. Trata-se de uma especialidade médica que estuda as propriedades sanguíneas, analisando causas e tratamentos de doenças que afetam o sangue.

                       

Origem do termo Hematologia

O sangue humano é divido em três tipos de células, e cada uma delas desempenha uma função: os glóbulos brancos ou leucócitos, que realizam a defesa do organismo contra agentes invasores, as plaquetas, que fazem a coagulação no caso de feridas, e os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, que carregam proteína para nutrir o corpo e deixam o sangue com a coloração avermelhada.

A área foi batizada como Hematologia para significar “estudo do sangue”, remetendo a estes três componentes. Cada um deles possui uma quantidade mínima e máxima considerada saudável no organismo. Qualquer falta ou sobra significa que algo está errado, e o objetivo da especialidade é justamente, entre outras coisas, descobrir o que.

Atuação da Hematologia

Hemácias do sangue

O hematologista é um cientista responsável pelos exames e estudos sobre o sangue. Não examina pessoas, apenas realiza pesquisas. O serviço na área da Hematologia concentra-se basicamente em laboratórios, pois o trabalho é iniciado apenas quando o médico percebe algo de diferente em algum paciente e o encaminha para exames de sangue.

Então, o profissional hematologista analisa a amostra de corrente sanguínea e encaminha os resultados para o médico, que finalmente indicará o melhor tratamento para o problema.  São diversos os tipos de doenças provenientes do sangue, e entre as mais comuns estão a anemia e a leucemia.

Os tratamentos são realizados a partir de remédios ou transfusão de sangue e medula óssea, por isso a doação de sangue é tão importante. Milhões de pessoas sofrem com doenças hematológicas por ano, e a Hematologia sozinha não pode solucionar a questão. É necessária também a consciência do ser humano para ajudar o próximo. Por isso, doe sangue e salve vidas!

Confira no vídeo algumas curiosidades da Hematologia:

7 Curiosidades Sobre Hematologia - Biomedicina Padrão

Leia mais sobre o sangue

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Tenho uma filha de 13 anos, a três anos descobrimos que tem alergia a água, fica com corpo cheio de placas vermelhas e cossa e depois de 5 minutos some, parece que não tem nada.
    Isso a água do chuveiro, piscina e água da praia.
    Fiz pesquisa e é raro e dependendo do caso não tem cura.
    Qual especialista procurar?
    Não sei mais o que fazer.

    Sonia
    26/10/13 às 4:13 pm
  2. Meu filho realizou um exame de sangue e veio com alguns valores alterados:
    Amilase. 124 u/L
    Antigeno Carciinoembrionario ( CEA ) 5,5 ng/ml
    Dosagem de CÁ. 19-9. Menor que 0.6

    Obs: a preocupação é porque não sabemos oque isso pode significar e qual especialista devemos procurar para nos orientar.

    Sergio Mauro Bomfim Praça
    09/10/13 às 10:46 am
  3. Eu tenho 50 anos e há cerca de 15 anos eu venho tendo problemas quando pratico qualquer atividade física que exige o mínimo de esforço. Após a atividade física eu sinto uma tonteira e uma leva dor de cabeça (uma certa fraqueza). Dá uma sensação de que meu organismo não se refaz com a rapidez necessária. Quando eu começo a praticar exercícios físico regularmente, começa a aparecer problemas como gripe, crises de garganta, irritação na pele, alergias etc. Será algum problemas hematológico e qual médico eu devo consultar.

    José Willams de Araújo
    06/10/13 às 8:31 pm
  4. boa noite estou com o meu exame de VHS alterado esta a 41,
    estou me consultando há 2 semanas na FIOCRUZ,e os medicos não faz nada dizem que meu exame esta normal,estou passando muito mal,fraqueza,vontade vomita,dor de cabeça,minha amiga mandou eu procurar um hematologista,

    samira
    11/09/13 às 10:46 pm
  5. Jamille, a área da medicina que estuda pacientes com leucemia (Câncer)é a Oncologia. Espero ter ajudado..Boa sorte.

    Lourdes
    25/07/13 às 6:34 am
  6. Meu filho tem 5 anos e meio e fez um exame de sangue pra detectar alergias e o número de plaquetas está elevado: 499 mil/mm3. Qual a causa, e qual doença ele pode ter?… Nossa, estou super preocupada.

    Denise
    03/01/13 às 8:06 pm
  7. Oi eu tenho a tres anos urticaria cronica, ja procurei varios medicos e ninguem conseguiu descobrir o motivo um medico disse que vinha do sangue e que eu tinha que limpar meu sangue pra curar gostaria de saber se e possivel a urticaria vim de alguma doença do sangue.

    Neiva
    02/01/13 às 7:32 pm
  8. boa noite o mèdico da minha filha me pediu para procurar um hematologista esse e um procedimento correto pois ela so tem dois meses e tem uma anemia que nao sei qual e devo procurar

    kel
    18/12/12 às 9:08 pm
  9. Ola Juliana, é muito simples e um remedinho antigo que passa
    de Biza a avó, o nome é oleo de ricino vc.compra na farmacia não tem contra indicação, vc.coloca 10 gotinhas na colher e coloca direto na boquinha dele, logo em seguida de um chazinho, faça isso durante 5 dias seguidos todo mes, os antigo usavam oleo de ricino para evacuar, mas com uma diferença eles tomavam o vidro todo, mas só 10 gotinhas vai ver como vai soltar todo o catarro,use até sumir sintomas,ele é poderoso cura ateh bronquite. Um beijo, e Deus os abençoe de uma amiga que também já é avó

    rosely
    03/12/12 às 7:52 pm
  10. Eu também estou com muito medo, mais quanto mais rápido possível melhor, meu nome e michael vamos acredita em Deus que vai dar tudo certo.

    Michael
    21/11/12 às 7:36 pm
  11. fui doar sanguer e nao pode, pois o medico me dizer o meu teste do dedinho estava baixo nao sei o que significa queria seber?

    rosangela ferreira
    25/10/12 às 8:25 pm
  12. OLÁ, MEU MARIDO TEM 31 ANOS E SENTE AS PERNAS E BRAÇOS ENQUENTA MUITO JÁ FEZ VÁRIOS TIPOS DE EXAMES E NADA DIAGUINOSTICADO QUERIA SABER SE PODERIA SER PROBLEMA DO SANGUE,E QUAL MEDIDO PROCURAR E QUAL EXAME FAZER,ME RESPONDA PORFAVOR…….ABRAÇOS

    Antonia
    10/10/12 às 5:11 pm
  13. OLA SOU ARIANA TENHO 28 ANOS FIZ UM EXAME DE ULTRASOM E O RESULTADO FOI PRESENÇA DE INCONTAVEIS FORMAÇOES DE NODULARES;HIPOECOGENICAS, EM AMBAS AS REGIÕES CERVICAIS SUGESTIVA DE LINFONODOS

    ARIANA
    15/09/12 às 11:38 am
  14. ola estou com com umas manchas nos olhos,segundo o médico que me me consultou disse que aconteceu uma hemorragia,isso pode ser porblema nos sangue um tipo de animia?

    josé
    06/09/12 às 9:32 pm
  15. olá meu marido a dois meses descobriu que tem trombose no olho ele está tomando medicamento mais não está dando resultado ele toma marivan nada mudou qual outro tratamento existe para está doenca

    patricia souza
    07/08/12 às 2:22 pm
  16. olá!fiz um hemograma no dia 19/07/12 e minhas plaquetas deram baixas 120.0000e o bioquimico quer q eu repita agora na segunda estou cm meu corpo cm manchas roxas e grande e cm petequias estou muito preocupada pois a muitos dias pra falar bem a bem 1 mes estou tendo sangramento cm uma menstruaçao e é muito,o que posso fazer?

    renata
    21/07/12 às 8:13 pm
  17. ola boa tarde. olha eu tenho as minhas plaquetas a 840000 mil e os leucocitos a 27.000 mil, e ja foi a muitos medicos particulares e ninguém me diz nada fiz uma biopsia a medula e veio tudo negativo, mas a biopsia deixo-me muito em baixo, sinto-me muito cansada, sem força para nada, em fim. oque é certo é que por um lado estou arrependida de ter feito, mas por outro lado foi bom saber que nao tinha nada de mal. . . mas uma coisa é verdade fiquei muito em baixo com a biopsia. estou a ser vigiada no hospital de santa maria, ja andei na d.estefania, ja andei no hospital da luz, no de santarem. mas o melhor é santa maria.

    rita silva
    17/07/12 às 1:16 pm
  18. olha eu fiz varios tipo de exame e so e deu coálulo no sangue estou um pouco preoculpada pq ñ a gente sabe q pode ser grave d+++ ou ñ to com muito medo de passar por hematologia mais é so ele pra me da a resposta alguem me respoda alguma coisa bjssss

    PAULA
    13/07/12 às 5:18 pm
  19. nos meus ultimos dois exames de sangue minha ferritina estava elevada. O primeiro estava em 505 e agora está em 432, tenho 30 anos e 110 kg

    Thiago Heluy
    20/06/12 às 2:04 pm
  20. Boa tarde!

    Já fiz vários exames para detectar uma suposta alergia na pele, mas os profissionais não encontraram nada que possa me dar alergia e estou fazendo tratamento pscológico indicado pela Alergista, psquiátrico e pscologo.
    E eu eu não estou tendo resultados satisfatórios, só a base de remédios para alergia e psquiátrico para manter neutralizada a alergia, qual seria uma outra opção de tratamento poderia fazer?
    Teria uma análises mais criteriosa para avaliar o sangue?
    Esta alergia já está completando 18 meses.
    Obrigo!

    Ficarei muito grato, pelas respostas.

    Gilvar
    04/06/12 às 3:33 pm
  21. Boa noite. Tenho 44 anos e há 2 meses atrás um médico constatou um pouco de anemia através do exame de sangue que fiz. Tomei o medicamento prescrito por ele e a ferritina abaixou mais ainda. No primeiro exame estava em 24,00ng/ml e depois de 2 meses está em 9,39ng/ml.Neste último o ferro sérico está 43,00 ug/dl e os reticulócitos 13/1000. Estou muito preocupada porque ele pediu para procurar um hematologista e fazer uma colonoscopia também. Gostaria da resposta deste email para saber o fazer primeiro e se isto é muito sério. Ficarei aguardando ansiosamente por respostas.
    Grata,
    Maria Helena

    Maria Helena Pereira
    31/05/12 às 8:51 pm
  22. Acabei de saber os resultados dos exames de meu filho, ele tem 14 anos, e conforme hemograma ele esta sem ferro no sangue, isso pode ocasionar outras doenças mais graves, estou super preocupada.

    Lilian
    21/05/12 às 8:19 pm
  23. oi td bem? meu filho está com uma coseira no corpo e não sei o que fazer ,já levei em varios médicos e não melhora ,gostaria de saber o que devo fazer ele tem 14 anos mt obrigada

    ana lucia barbosa da cunha
    13/05/12 às 9:55 pm
  24. estou muito preoculpada apareceu uma manchas na minha cochas,já apareceu varia vezes mas agora são varias qual o primeiro passo que posso seguir.

    girlene maria silva cardoso
    04/05/12 às 1:38 pm
  25. meu filho tem 2anos ja fez 3 tratanmentos contra a anemia mas a hemoglobina dele nao passa de 9,6 ele mama peito e eu bebo as vezes a doutora dele disse que nao tem nada a ver ela disse que o organismo dele e que nao ta aceitando o ferro porque sera tem como me responder

    sheila
    13/04/12 às 12:17 pm
  26. minha plaquetas estão baixa 64.000 mas ja estiveram 44.000 faz tres meses que estou tomando corticoide .gostaria de saber se posso estar com leucemia e se parar de tomar elas vam baixar denovoo que devo fazer, devo fazer a biopsia da medula já que todos tipos de exames ja forem faito e nada tem motivo de estar baixas so falta abiopsia.

    maria regina fuzina
    09/04/12 às 12:30 am
  27. O que fazer para aumentar as minhas plaquetas, que são 150000 consideradas baixas para o homem; não sei se é por causa disso,tive hemorragia quando fiz biópsia da próstata e também na prostatectomia radical retropública; o medico operador chegou a reserva 2 litros de sangue, mas não foi preciso.

    Lindberg Albuquerque Brito
    31/03/12 às 10:07 am
  28. Ola gostaria de saber porque meu gama glutamil trasferase está em 528 quando o normal é de até 55 em mulheres não bebo e não tomo nenhum medicamento também não estou com hepatite fiz até uma ressonancia e não deu nada posso engravidar quais são os riscos para mim ou bebe um abraço aquardo respostas pois tenho só 32 anos

    gleice
    13/03/12 às 9:36 am
  29. tenho 45 anos tenho leocopenia meu avo materno morreu de aneucemia tenho2.600de leococitos sinto dorres fraquesas tonturas posso contrair mais tarde uma aneucemia

    buna
    05/03/12 às 5:55 pm
  30. olá tenho dúvidas sobre o que esta acontecendo comigo já há varios meses;tenho coceiras e sinto muito cansaço e após as coceiras fico cheia de hematomas, já fui em vários médicos e não conseguem explicar até porque aparentimente os exames estão normais;então gostaria de uma opinião de um hematologista ou outro que tenha uma opinião ou parecer para me enviar . grata

    krys
    08/02/12 às 7:25 pm
  31. oi peço q vcs me ajuda pois rstou sentindo muitas dores nas pernas e ja fas algun tempo mas ninguem descobre o que eu tenho agora me encaminharao p um hematologista mas ninguem me fala nad to quase ficando louca espero sua resposta.

    ana divina
    03/02/12 às 2:13 pm
  32. Tenho 35 anos. Durante muitos anos meus exames de sangue sempre deram “A+”. Mas a nove anos atrás meu exame de sengue diz que sou “AB+”. O que pode ter ocorrido? Obrigado pela atenção.

    Márcio
    23/01/12 às 7:37 pm
  33. tenho uma sobrinha com 13 anos que estar com um problema na menstruação já teve duas hemorragias foi diagnosticado que ela tá com anemia de inicio, e agora que ela tá com infecção no sangue é bom mostrar o exame a um hematologista ou seguir o tratamento recomendado pelo ginecologista?

    edjane alves
    27/12/11 às 7:04 pm
  34. Fiz uns exames, e nos exames acusaram que eu tinha muito ferro no sangue.Gostaria de saber qual é tratamento indicado.

    Clara Raquel Dias
    13/09/11 às 11:09 am
  35. TENHO 39 ANOS E HA MUITO TEMPO TENHO ANIMIA E MINHA TAXA DE FERRO ESTA MUITO BAIXA,MEU PRIMEIRO EXAME DEU 15NG AGORA FIZ UM OUTRO QUE DEU 9.46 ESTOU MUITO PREOCUPADA ME RESPONDE MEU AMAIL POR FAVOR.

    simone
    28/08/11 às 12:26 pm
  36. Olá , tdo beem?
    meu namorado sempre qndo faz força sai sangue do nariz dele…
    e ele fika com tontura…seria doença hematologica?
    beeijos obrigada!

    Cris Marry Alves
    16/08/11 às 9:17 am
  37. eu tenho 12 anos e quando eu crescer vou ser medica……………………..

    fatima santana
    15/08/11 às 6:36 pm
  38. meu pai anda passando mau parece estar ficando fraco isto foi rápido,dentro de 20 dias foi notável.trabalhamos em construções civis e então ele começou a reclamar de dores como se fosse pressão no peito e um sufoco no pescoço,foi ao medico ele disse que era angina deu um remédio de alivio rápido quando acontecesse a crise.Adiantou mas as crises foram ficando mais frequentes e mais intensas, então num dia estava se sentindo mais fraco ainda,foi levado ao instituto do coração la fizeram exames constatarão que no coração não havia nada tao serio e que no coração era um problema secundário que o problema mesmo era no sangue pois estava muito fino praticamente “aguá”e falaram que estava com poucos glóbulos vermelhos,a chegar ao ponto de dar três bolsas de sangue para recuperação imediata. Então eles não sabem o que pode ter causado esta deformidade só falaram que esta com uma anemia muito avançada.Minha pergunta é o que pode ser onde pode acabar e o que pode fazer, desde já desculpa pela extensão do texto e obrigado.
    Riticher Diego Machado Santos

    riticher digo machado santos
    31/07/11 às 10:33 pm
  39. ola estou preste a realizar uma cirurgia so q ja fiz varias reposições de vitaminas mas a anemia não aumenta para a realização da mesma …queria saber se o hematologista vai resolver o meu problema…urgencia pode me responder pelo meu email …sem mais obrigada ….andreia

    andreia
    28/07/11 às 7:18 pm
  40. Olá, estou passando por um ploblema com minha filha que tem 10 anos e ela está a quase dois meses apresentando um quadro de urticária, a qual passa com remédios ,depois volta. A Alergista dela pediu pra cortar alguns alimentos e fazer exames cutâneos e de sangue para saber a causa alergica, mas não consigo fazer os tais exames, pois é preciso ficar sem o antialergico por 10 dias e sempre neste período ela apresenta o quadro de urticária e volto a dar o remédio, assim não consigo fazer os exames pedidos. O que eu faço, não seria o caso de eu levá-la ao Hematologista? Desde já agradeço!

    cristiane martins
    14/06/11 às 11:53 am
  41. ola ja tenhopouca baixa humunidade no sangue fiz varios enxames naõ deu nada i cotnua baixa qual o melhor enxame para min acho que foi uma ganorreia que pegei mitos anos atras a esperma nunca mais ficou totamente clarinha ja fis varios espermogram naõ deu nada por favor me ajuda

    joaquim
    31/05/11 às 10:30 pm
  42. Olá! meu problema é o seguinte eu e meu marido pensamos e ter um filho no entanto meu tipo sanguíneo é o+ e o dele o-, o nosso filho corre algum risco?Por favor me ajudem!!!

    marcela g tavares
    19/04/11 às 1:18 am
  43. gostaria de saber o que quer dizer (+)hemáciasem alvo(+) isso é Plaquetas baixa ou alta?

    Juciara Bispo
    12/04/11 às 9:00 pm
  44. existe algum tipo de sangue que nao terá anemia?

    gustavo rosa
    25/03/11 às 1:06 am
  45. que remediou toma para aumenta as minhas plaquetas que estão baixas com 135

    Valter lima Mendes
    24/02/11 às 8:19 pm
  46. Olá. Gostaria de saber de so hematologista cuida também de casos de excesso de ferro, ou seja, hemocromatose?
    Obrigada!

    Debora
    15/02/11 às 3:47 pm
  47. Estou querendo informações,minha sogra esta precisando fazer uma cirurgia ginicológica mas ate agora não conseguiu fazer pois ela tem anemia e vive colocando sangue pelo nariz e pela boca tbm,a muitos anos,ela tem 64 anos e agora esssa situação dela colocar sangue esta c/ mas frequencia e esta demorando muito p/estancar, ela fica em ponto de desmaiar,quando estanca ela diz que esta tudo bem,ela tbm tem uns pontinhos vermelhos no dedo,e o médico disse que ela corre um grande risco de ter uma hemorragia na hora da cirurgia,ele encaminhou ela p/um Hematologista p/ ele avaliar o caso dela se ela pode ou ñ realizar.
    Pergunto:qual é o risco de fato que ela esta correndo,desde já agradeço.

    Eliane Tavares
    01/12/10 às 5:33 pm
  48. por favor me ajudemmm estou ficando de cabelos brancos… tenho que fazer uma histero e estou com muito medo já faço tratamento a muito tempo e ñ consigo engravidar meu marido é louco por um filho e ñ consigo realizar esse sonho delle… poxo tenho o útero retrovertido tenho os dois ovários cheios de micropolicistos já ñ sei mais o que pensar e a depressão já está quase me consumindo.

    patricia rafael
    08/11/10 às 1:27 pm
  49. sou casada com primo o tipo sanguineo dele é o+ e o meu é a+ ,tem algum problema dele nasce com alguma deficiencia?

    sonally
    15/09/10 às 6:04 pm
  50. Ola para todos. Tenho 18 anos e estou me preparando para o vestibular, já fiz incrição e tudo mais como todo ser humano tenho minhas duvidas sobre a qual area seguirei de ntro da medicina.
    Queria saber com mais detalhes qual o nome do especialista que diagnostica e cuida de seus pacientes portadores da leucemia (cÂncer) se é o proprio hematologista mesmo.
    Essa é uma das areas na medicina que me interessa muito.

    Jamille
    05/08/10 às 8:45 pm
  51. por favor me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!! sou uma pessoa que ñ consigo dormir,pois meu filho tadinho so vive doeninho,muito catarro,cansadinho so viemos em hospital e haja medicãção,antibioticos,corticoides e olhe que nem mais efeito faz de tanto q toma,p periodo de uma crise para outra é muito mais muito curto mesmo,por favor ajudem me estou precisado de uma luz divina que DEUS olhe p vida de meu flho e possa abençoa lo em nome de JESUS

    juliana
    27/05/10 às 8:35 pm
  52. Ola, tenho um amigo no qual estou tentado ajudar,pois ele sofre de problemas neurologicos devido a falta de sais mineirais e acido follico no organismo.Mais não sei qual especialidade medica procurar.Gostaria que vcs me ajudassem.Obrigado desde ja.

    lanna
    30/04/10 às 8:07 am
  53. boa noite,tenho 27anos,dois filhos,passei 4anos fazendo tratamento para engravidar,apois uma pincongrafia histerosal fiquei gravida,meu sangue sempre foi a+,4anos depois fiquei gravida e durante a gravidez meu sangue saiu o+,ab,a+, no parto tive emorragianfoi foi feito exames meu sangue saiu a-,tomei uma bulsa de sangua de a-,meus dois filhos são a-,como meu marido,todo exame que faço so sai a-,as outras taxas estão normais,a uma expricação,ha 2anos e meio tento entender,tenho perdido muito peso,tenho tontura,fraqueza nas pernas,caio sem nada,por favor mim responda,quero saber o sangue pode muda,to com algum problema,agurdo anciosa.envie para meu provedo 558181147776 ou meu tel.218186000390 urgente

    luciana farias
    24/04/10 às 11:08 pm
  54. PEÇO AJUDA, POIS TENHO FEITO ALGUMAS PESQUISAS E NÃO CONSIGO ENTENDER.
    SOU DO GRUPO SANGUINEO O NEG. MEU MARIDO A NEG.
    TENHO 03 FILHOS, OS DOIS PRIMEIROS A NEG.
    O TERCEIRO O POS.
    PODE ACONTECER O FATOR RH ALTERAR, SENDO OS PAIS NEGATIVOS? PORQUE O MEU FILHO SAIU COM O FATOR RH POS.?

    BETH
    25/03/10 às 4:00 pm
  55. gostaria de saber se um casal a positivo pode ter um filho o positivo

    anajulia.linda@hotmail.com
    29/04/09 às 8:26 am
  56. eu gostaria de saber se um casal a positivo tem como ter um filho opositivo

    graziela martins
    26/04/09 às 8:15 pm