Como melhorar calos e unhas encravadas nos pés

Os pés são nossos pilares, que aguentam todo o nosso dia a dia. Veja algumas dicas ótimas para cuidar melhor de seus pés.

Além de ser um incomodo principalmente por deixar os pés doloridos, calos e unhas encravadas não são bonitos de se ver, o que faz quem sofre com eles andar com calçados fechados, até mesmo em dias muito quentes.

Pernas da mulher em cima da cadeira

Mas esse problema pode ser tratado e até mesmo apresentar melhoras com algumas mudanças do dia a dia. Confira como melhorar os calos e as unhas encravadas dos pés:

Mais sobre Como melhorar calos e unhas encravadas nos pés

Calos nos pés

O calo é o resultado de repetida pressão exercida no mesmo local. Assim, o calo se forma como proteção daquele local que sofre muita pressão, como sapatos que machucam o seu dedinho do pé.

Pés 2

Outro fator que influencia o surgimento dos calos é uma postura inadequado e o uso contínuo de sapatos apertados. Evitar esses dois pontos já é um auxílio para evitar problemas e incômodos.

Hidratações também são válidas, porém alguns casos é preciso a remoção do calo. Se o seu problema exige isso, o ideal é procurar um podólogo para observar e acompanhar todo o processo para se livrar do indesejável calo.

Unha encravada dos pés

Se existe um problema que incomoda e dói, é quando a unha do seu pé encrava. Isso acontece principalmente quando a unha é cortada de forma errada e as cutículas são tiradas, pois fazendo isso, a unha encrava, pois ao crescer nessas condições, acaba crescendo em direção à pele.

Lixando unha dos pés

Para evitar que a unha do pé encrave, nunca as corte pelos cantos e mantenha a cutícula nas unhas, pois a cutícula funciona como uma camada de proteção para as unhas. Mas se sua unha já esta encravada, o ideal é desencravar, tentando afastar a pele machucada e limpando a região inflamada com algodão.

E o caso já tiver com proporções maiores, é preciso consultar um podólogo para fazer a cirurgia, onde a unha é retirada para que ela cresça novamente sem problemas. A falta de cuidado com a unha encravada pode gerar infecções, precisando ser tratada com antibióticos.

Pés ressecados e com rachadura

Além dos calos e unhas encravadas, os pés também podem apresentar a pele ressecada. Esse problema acontece devido ao fato dos pés sentirem todo o atrito e o peso do corpo durante todo o dia.

Pés 1

No calor esse problema se agrava, já que os pés ficam mais expostos devido ao uso de calçados abertos, o que favorece outras agressões como a poluição.

Uma maneira de melhorar o problema é fazer hidratações nos pés com produtos específicos e recomendados. Fazer uso desses produtos à noite e colocar meias, pode ajudar a pele a absorver os cremes hidratantes.

Evite fazer esfoliações mais que uma vez por semana. Esse tipo de tratamento contínuo pode provocar o ressecamento mais rápido na área dos pés.

Cuidar dos pés é cuidar da sua saúde e bem estar, afinal, são eles que te mantem em pé durante o seu dia a dia! Veja dicas de uma podóloga nesse vídeo do Youtube:

01/10/15 por Ananda

   



Mais informações por email

Comentar

Veja Também

Urologia medicina responsável pela saúde urinária