Fisiatria a mais complexa das especialidades medicinais

Conheça mais sobre a fisiatria, descubra sobre como os fisiatras exercem seus trabalhos e saiba qual a diferença de se tratar com eles.

idoso fazendo tratamento

Por mais que se estude, por mais que se leia, por mais que se pesquise, a fisiatria ainda é uma incógnita para milhões de pessoas, essa “incógnita” é uma especialidade da medicina como o próprio nome já indica, porém o que nem outros médicos de outras especialidades conseguem entender ou responder é: O que a fisiatria trata? A reposta dessa questão não é tão fácil quanto se imagina, pois a fisiatria é muito abrangente.

         

Muitos poderiam responder que o médico que trabalha com fisiatria é o fisioterapeuta, mas se se enganariam profundamente, a fisiatria vai além dos conceitos de saúde conhecidos pelos pacientes, conceito esse que tem o significado de, saúde é a ausência da doença, mas a saúde vai bem além disso, para uma pessoa ser, de fato, saudável é necessário que seus elementos físicos, mentais, emocionais e ambientais estejam em equilíbrio, ou seja, para ser saudável é extremamente necessário que a pessoa esteja bem biológica, psíquica e socialmente.

Qual o papel do fisiatra no tratamento?

Fisiatra

O médico especialista em fisiatria pode exercer seu trabalho de várias maneiras, atendendo um paciente diretamente, atendendo junto a uma equipe multidisciplinar ou , também, atuando como consultor para outros especialistas.

O fisiatra tem a condição de avaliar os riscos cardiovasculares e os riscos de lesões do aparelho locomotor do exercício que é praticado orientando professores de educação física  ou para orientar tratamentos de reabilitação máxima da funcionalidade do paciente.

Que diferença faz se tratar com um fisiatra?

tratamento

Uma vez que a preocupação da fisiatria é a reabilitação da funcionalidade de um paciente, a diferença que pode existir é grande. Podemos usar como exemplo, no caso de uma hérnia de disco, o fisiatra não cuida apenas da fase aguda, mas também trata do paciente até ele estar completamente tratado. Se necessário, haverá um encaminhamento para cirurgia.

A fisiatria não se restringe em apenas uma especialidade médica, é por esse motivo que a qualidade de vida dos pacientes que são submetidos a tal tratamento melhora significativamente.

Confira o vídeo sobre a fisiatria:

Fisiatria - Pronto Atendimento 10/05/2013

Leia mais sobre medicina

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Eu gostei muito desse site pós quero ser uma Fisioterapelta, e aqui encontrei informações muito importantes.

    sara oliveira
    22/10/09 às 8:23 pm
  2. gostaria de saber como me tornar um fisiatra? estou iniciando graduação em fisioterapia, estou no caminho certo? aguardo resposta,obrigada pela atenção.livia

    livia maria bertonceli angelo
    30/07/10 às 9:17 am
  3. OLA, GOSTARIA DE SABER UM POUCO MAIS SOBRE A FISIATRIA.
    JA ESCOLHI ESSA ESPECIALIZAÇÃO.
    OBRIGADA

    ANA PAULA
    12/08/10 às 1:05 am
  4. por favor gostaria de saber se especialidade fisiatria ja se encontra encruso no sistema unico de saude obridada aguardo resposta

    levina
    20/02/12 às 11:18 pm
  5. bom dia gostaria de saber se um fisiatra pode me ajudar.
    minha perna direita da panturrilha até o tornozelo é dormente mas os dedos estão normais. Já me consultei com vários médicos e nenhum deles diagnosticaram o meu problema.
    E o ultimo deles que foi neurocirurgião me indicou um fisiatra .Mas em Presidente Prudente não tem esta especialidade.Estou sem diagnostico e sem possibilidade de me consultar com um médico Fisiatra. (fiz até Biópsia)e não deu nada. ñ sei mas oque fazer. Por favor uma orientação.muito obrigado.

    Ademir Rodrigues Fernandes
    09/05/12 às 10:00 am
  6. onde existe/tem pós-graduação em fisiatria?

    jose carlos
    03/09/12 às 1:09 pm

X
Curta a página