Fisiatria a mais complexa das especialidades medicinais

Conheça mais sobre a fisiatria, descubra sobre como os fisiatras exercem seus trabalhos e saiba qual a diferença de se tratar com eles.

idoso fazendo tratamento

Por mais que se estude, por mais que se leia, por mais que se pesquise, a fisiatria ainda é uma incógnita para milhões de pessoas, essa “incógnita” é uma especialidade da medicina como o próprio nome já indica, porém o que nem outros médicos de outras especialidades conseguem entender ou responder é: O que a fisiatria trata? A reposta dessa questão não é tão fácil quanto se imagina, pois a fisiatria é muito abrangente.

                       

Muitos poderiam responder que o médico que trabalha com fisiatria é o fisioterapeuta, mas se se enganariam profundamente, a fisiatria vai além dos conceitos de saúde conhecidos pelos pacientes, conceito esse que tem o significado de, saúde é a ausência da doença, mas a saúde vai bem além disso, para uma pessoa ser, de fato, saudável é necessário que seus elementos físicos, mentais, emocionais e ambientais estejam em equilíbrio, ou seja, para ser saudável é extremamente necessário que a pessoa esteja bem biológica, psíquica e socialmente.

Qual o papel do fisiatra no tratamento?

Fisiatra

O médico especialista em fisiatria pode exercer seu trabalho de várias maneiras, atendendo um paciente diretamente, atendendo junto a uma equipe multidisciplinar ou , também, atuando como consultor para outros especialistas.

O fisiatra tem a condição de avaliar os riscos cardiovasculares e os riscos de lesões do aparelho locomotor do exercício que é praticado orientando professores de educação física  ou para orientar tratamentos de reabilitação máxima da funcionalidade do paciente.

Que diferença faz se tratar com um fisiatra?

tratamento

Uma vez que a preocupação da fisiatria é a reabilitação da funcionalidade de um paciente, a diferença que pode existir é grande. Podemos usar como exemplo, no caso de uma hérnia de disco, o fisiatra não cuida apenas da fase aguda, mas também trata do paciente até ele estar completamente tratado. Se necessário, haverá um encaminhamento para cirurgia.

A fisiatria não se restringe em apenas uma especialidade médica, é por esse motivo que a qualidade de vida dos pacientes que são submetidos a tal tratamento melhora significativamente.

Confira o vídeo sobre a fisiatria:

Fisiatria - Pronto Atendimento 10/05/2013

Leia mais sobre medicina

0 votes






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Maria Caroline Clementino De Araujo - 11/02/2014

    Ameii ... Cardioloogiiia <3

    rodrigo - 12/12/2013

    Vou me formar em medicina,na aréa da cardiologia

    Karoline - 30/07/2012

    cardiologia é muito importante para a vida humana ;)

    thaynnann - 27/02/2012

    É o médico(a) cardiológia é muito importante para mim eu necessito dele para fazer meus exames obg. meus parabem pelo seu trabalho !!!

    MARIO ANTONIO DE ALMEIDA - 03/08/2011

    Para sanar uma dúvida: Médico cardiologista emite Laudo Pericial de seu paciente em tratamento a longos anos da qual é portador de Hipertensão Arterial com Hipertrofia Ventricular esquerda detectada pelo ECG e ECOCARDIOGRAMA para fins de isenção do imposto de renda, pode o médico perito do INSS com esses dados (laudo) achar que se trata de uma cardiopatia hipertensiva de grau I ou II não compatóel de cardiopatia grave.

    laynara - 30/07/2011

    eu adoro a cardiologia ela é muito importante eu pretendo faazer cardiologia

    Isac - 13/07/2011

    Gente, ano que vem irei fazer a prova para entrar na etec, que curso dovo fazer para mais tarde fazer a faculdade de medicina? Farmácia, ou enfermagem?? ou existe outro que eu num saiba ?

    henrique - 25/04/2010

    Cardiogia em uma especialidade linda, ela cuida do nosso bem mas precioso o coração. Faço faculdade de medicina e pretendo fazer residencia medica em cardiologia ou clinica geral gosto muito de cirurgias mas a cirururgia cardiaca e a mas interessante amo a medicina.

    saane vieira de carvalho - 31/03/2010

    CARDIOLOGIA É UMA DAS FUNCOS ,QUE QUIDA DAS DONCAS DO NÓSSO CORACÃO . EU FIS UMA PESQUIZA COM PESSOAS IDOSAS E ELES DISERA QUE ADORÃO AS NOVAS FORMA DE COM ESTA SE MELHORANDO A CADA DIA . A VORMA DE DE TABALHA A CARDIOLGIA COM OS PASSIENTES . A cardiologia ,é uma das arias, em que eu quero mim especialzar . Quando eu termina mes estudos .