Gastroenterologia especialidade gástrica

Confira neste artigo informações sobre o que fazem e qual é a especialidade gástrica dos médicos especialistas em Gastroenterologia.

Três médicos

Sempre que sentimos que algo de errado está acontecendo dentro no nosso organismo, corremos logo para um médico com especialidade geral, após um diagnóstico ele nós encaminha para um médico com especialidade nos sintomas diagnosticados pelo primeiro médico. E esse médico com especialidade faz centenas de exames para confirmar uma doença, e após isso dependendo do agravamento da doença ele irá receitar remédios para controlar ou mesmo curar o quadro clínico negativo.

                       

Muitos desses médicos fazem suas especialidades voltadas para uma pequena região do corpo humano, tendo que saber tudo sobre essa pequena área tornando-se assim uma especialidade médica, um exemplo é o gastroenterologia especialidade gástrica.

Gastroenterologia o que é?

Gastroenterologia ou gastrenterologia é uma especialidade gástrica médica que estuda, diagnóstica, previne e trata de doenças que atacam o aparelho digestivo ou sistema digestório. Este sistema compõe todos os seres humanos e também animais, sistema esse cujo sem o qual não viveríamos. O aparelho digestivo é formado por todos os órgãos que envolvem o processo de alimentação, ou seja, desde as glândulas salivares existentes na boca até as fibras intestinais.

Por ser um sistema grande que envolve mais de 20 órgãos do nosso corpo estamos muito propensos a ter algum tipo de doença gastrointestinal ou gástrica mesmo, ao menos uma vez na vida todo ser humano já teve algum tipo de problema envolvendo o sistema digestório e é nessa parte do nosso corpo que consiste o trabalho exercido pelos gastroenterologia gástrica, eles são responsáveis por qualquer diferença funcional que possa nos ocorrer.

Médico anotando

Qual e a especialidade do gastroenterologia?

A especialista gástrica dessa área trata desde do simples soluços, que passam por vômitos, prisão de ventre até câncer no estômago, esôfago, intestino, ânus… O gastroenterologia gástrica em geral trata dessa área, mas com atendimento clínico, ou seja, remédios e tratamentos, quando o problema é mais grave e requer cirurgia como um caso de apêndice ou redução de estômago entra em cena os especialistas em cirurgia do aparelho digestivo, ou seja, a gástrica cirurgiã.

A gastroenterologia gástrica atua em qualquer idade humana, pois os problemas são possíveis em qualquer fase da vida, claro que alguns problemas são mais comuns em certas idades, mas todos correm o risco de fazer uma visita a algum gastro um dia. Por ser de muito fácil acesso para as bactérias às doenças são mais comuns do que em qualquer outra parte do corpo e é por isso que a gastroenterologia gástrica tem bastante reconhecimento, apesar do nome difícil todos sabem do que se trata.

Sistema digestório

Agora que você já sabe o que é e quais especialidades possui um médico especialista nessa área gástrica, não perca tempo, e a qualquer problema no sistema digestivo do corpo humano procure um médico gastroenterologia com especialidade gástrica.

Confira o vídeo sobre gastroenterologia:

https://youtube.com/devicesupport

Leia mais sobre especialidade gástrica da gastroenterologia

3 votes






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    liza alcantara - 22/09/2011

    olá boa tarde. gostaria muito que me tirasse uma duvida que tenho, fiz um exame de sangue e a creatinina deu 2.68, a doutora me pediu uma ultrassonografia dos rins e deu hidronefrose bilateral cronica e agora ela pediu outra para medir o córtico medular, se por um acaso nao der IRC tem como reverter esse quadro? me ajude, por favor. obrigada.

    antonio de souza - 07/08/2011

    meu exame deu sangue no rim oque pode ser? quando ocorre isso pode ser causado atravez de que?

    maria abadia - 04/07/2011

    o cardiologista mandou o meu marido procurar un nefrologista mas nao deu maiores detalhes,nos exames os resultados foram creatinina 2.24 sodio 140 ureia 87 potassio 4.4. se for possivel por favor me ajude me orientando se eu tenho que procurar um medico urgente particular ou eu posso marcar pela rede publica que demora mais. E tambem a hemoglobina deu 11.5 e hematocrito 34.4. leucocitos 15100 linfocitos 3020 segmentados 11929. por favor peço que me oriente. muito obrigada.

    nataly - 04/07/2011

    ola,.,, meu filho tem apenas 3 meses e descobri que um rim funcina 70% e o outro 30%,gostaria de saber se eles vao funcionar normalmente e meu filho tera uma vida normal,.ou se ele vai precisar de acompanhamento.preciso de uma resposta pois estou muito preocupada e a consulta dele so vai ser em 1 de setembro

    Rose - 05/06/2011

    Olá Doutor(a)! Tenho sentido fortes dores perto das costelas direitas e mtas dores por baixo da barriga!bebo pouca água e esou com muio medo de ir ao médico verificar isso! o q poderá ser? Obg!

    Graziele - 05/05/2011

    Tenho 20 anos e tenho muitas dores nos rins, fiz um ultrassom e nao deu nada, nem no exames de sangue e urina, o que poderia ser?

    marcia - 05/05/2011

    Meu filho tem 22 anos, ele se envolvel em uma briga e recebeu pancadas nos rins, agora esta hospitalizado mas seus rins nao estao respondendo, gostaria de saber quais as possibilidades de voltarem a funcionar normalmente

    mariana - 05/04/2011

    minha filha tem 12 anos de idade , ela vai de minuto em minuto no banheiro e mesmo assim ainda faz xixi na roupa .gostaria de saber qual e o proplema dela. aguardo resposta ,muito obrigado

    Graziele - 09/02/2011

    já tive muitas cólicas renais, só que agora há um certo tempo, tenho umas dores perto dos rins, que parece que estão apertamdo eles por um tempo, e parece falta um pouco do ar por uns segundos, essa dor fica indo e voltondo toda horas, de minutos em minutos, o que poderia ser?

    valquiria - 06/02/2011

    teve muita combra ,agora não tem mais ,as vezes eu pego ele com as mãos nas costas.ele se encontra com muita raiva nervoso com as coisa , muito ansioso el acha que naõ pode ir para lugar nem um ápos o sol terido embora que ás 5;30 ele me parece que ele está com medo de sair de casa ele saia muito agora ´so volta de hemodilise e come e fica em casa .estou meio que assustada.

    luzanira - 04/01/2011

    tenho umas dores que vai perto dos rins ate o meio da perna direita, quando sento, vou levantar quase trava tudo fico andando ate corcunda, que sera?

    daiana - 03/01/2011

    Tenho uma irmã que faz hemodialize a 4 anos, a pouco tempo descobrimos que a causa provavél da perda dos rins foi o lupos, com esse problema sera que ela pode ser transplantada?

    Edina - 01/01/2011

    Tenho um filho que desde os 6 anos tem hematúria aos 8 anos foi submetido a uma biópsia renal. Apesar de não termos caso de heditariedade na familia nem do meu lado e nem do meu esposo o resultado da biópsia foi de Sindrome de Alport. Hoje ele tem 12 anos apresenta hematúria,protenúria,calcinúria e segundo informações médicas a medicina não nos oferece muito o que fazer. Gostaria de saber se vocês sabem de algum estudo sobre esta sindrome ou até mesmo estudo genético. Aguardo anciosamente vosso retorno. Grata Edina Silveira.

    NANCY MELO - 27/12/2010

    Bom dia. Estou sentindo dores nos meus dois rins,fiz uma ultra som urinária e o médico falou que os meus dois rins estão com dilação por uma obstrução na uretra.o que causa isto eu poderia saber ? E como é o tratamento.Obrigado!!

    Ieda - 22/09/2010

    Olá,meu esposo tem um filho(05 aninhos) q foi operado do rim,ele ficou com 1 rim,ele quer fazer karatê,gostaria de saber se este esporte pode ser praticado?Obrigada

    jucileide - 25/06/2010

    oi eu tenho uma subrinha de seis anos que tem os dois rins parados ela estava tratando e fazendo dialize para ver se os rins voltavan mas os medicos diseram que so outro rin esses dias ela pegou infecção no cano da dialize e ficou uma semana sem fazer a dialize agora ela nao faz mas dialize agora ela faz emodialize por que a dialize nao estava mas adiantando sera possivel esse rin voltar a funcionar?

    Carla Gracielle - 09/06/2010

    Oi,o problema é o seguinte tenho um irmão que está com problemas no rin a muito tempo ele reclama que está com dor e agora saiu um caroço bem encima dos rins eu queria saber se pode ser grave aonde devo recorrer para tratar?Obrigado

    Rosana Ramos - 28/01/2010

    Boa tarde, gostaria de saber o que significa "presença de perda de oxalato na urina". Pois tenho dúvidas e minha próxima consulta será apenas no dia 09 de março, ou seja, meus exames constataram esta acho q anomalia e ñ sei como agir. Se há algum tipo de urgência, ou se devo ligar p o médico e solicitar encaixe. Peço a gentiliza de enviarem uma resposta e desde já agradeço. Rosana Ramos Alves

    Joys brait - 07/08/2009

    Sou bióloga e gosto muito das informações que tem no site de vcs, porém ele demora muito pra abrir e não consigo copiar para utilizar em sala de aula com meus alunos. Isso poderia ser revisto? Obrigada.

    catia - 15/04/2009

    descobri q tenho nefrocalsinose um medico me indicou citrato de potassio 0,5 8 comprimidos ao dia ,não aguento mas tanto comprimido...fora de presão ,alem disso tenho uma pedra no figado, sera q alguem pode me ajudar deixando um recado no meu email.. obrigada