Geriatria significa mais saúde na melhor idade

A especialidade médica Geriatria é fundamental para que as pessoas na melhor idade tenham uma vida confortável, saudável e feliz.

Geriatra com paciente

Tecnicamente, a Geriatria é o ramo da medicina que se ocupa da saúde de pessoas na melhor idade. Ou seja, o profissional geriatra é especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de quaisquer doenças ou complicações de quem passou dos 60 anos.

Importância da Geriatria

Cada ramo médico tem sua própria complexidade, e a Geriatria excede os limites do cuidado físico. Além de promover saúde no corpo do idoso, o geriatra também é responsável por sua segurança psicológica e autoestima, pois conforme vão chegando à melhor idade e tendo mais limitações, as pessoas frequentemente acabam se sentindo “inúteis” para a sociedade.

Idosa com andador

Este pensamento errôneo acaba implicando ainda mais no surgimento de doenças. Pesquisas sugerem que, se durante a melhor idade existe autoestima, a imunidade do organismo é maior e, por isso, as chances de complicações de saúde são menores. Assim, a Geriatria proporciona também a atenção e o apoio dos quais tantos idosos carecem.

Evolução da Geriatria

A Geriatria é uma especialidade da medicina que vem ganhando conhecimento aos poucos. Em geral, está diretamente ligada ao fator socioeconômico de um país: quanto maior o desenvolvimento, maior a expectativa de vida e, com isso, maiores são as chances de estudos e novas descobertas em tratamentos.

No Brasil, o aumento na procura por atendimento é recente, pois só há alguns anos a situação do país melhorou e a expectativa de finalmente cresceu. E a tendência é que cada vez mais pessoas recorram a consultórios geriátricos na melhor idade, pois a população brasileira conta, felizmente, com um número crescente de idosos.

Confira outras informações, cedidas por uma médica, no vídeo:

Leia mais sobre cuidados na terceira idade

03/02/09 por Portal Medicos

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Sou larissa,eu estav na sala de aula quando um menino saiu corrend cm minha caneta e quando fu levanta pra ir atras me deu un estralo e uma dor imensa perto da virilha queria saber oq e

    larissa ferreira

    11/04/15

  2. Boa noite. gostei muito do texto "geriatria significa mais saúde na melhor idade".gostaria de aproveitar par pedir orientação sobre como cuidar de idosos.minha mãe tem 78 anos e eu não sei como cuidar dela,que está muito teimosa e sem controle.obrigada.

    sandra

    03/04/10

  3. Olá sou universitário e estou no 2º perído de farmácia, estou fazendo uma pesquisa sobre medicamentos que posso usar na geriatria e queria saber de vcs, se tem como vcs me mandarem uma lista desses medicamentos que mais são usados nesta especialidade.um muito obrigado vou ficar aguardando resposta!!!!!!!!

    franklim frazão

    01/06/09

Comentar

Veja Também

Urologia medicina responsável pela saúde urinária