Infectologia em favor da saúde humana

Você sabe qual é a importância que da infectologia na sociedade? Atente em algumas informações importantes e fique por dentro!

Infectologia a favor do homem

Infectologia, como o próprio nome já diz, é a área da medicina que estuda e trata de doenças contagiosas, cientificamente falando são doenças causadas por micro-organismos, ou seja, aquelas em que as causas são vírus, bactérias, fungos, entre outros. A infecciologia, como também é chamada, estuda os famosos DIP (doenças infecto-parasitárias) e MIP (moléstias infecciosas e parasitárias).

A infectologia é uma especialidade que já é reconhecia pelo Conselho Federal de Medicina, mas a sua área de atuação é o laboratório, o infectologista trabalha estudando este tipo doença e descobrindo a cura e seus respectivos remédios para os pacientes infectados, por isso ela é considerada como uma forte aliada em favor da saúde humana. Atente em algumas informações abaixo e fique por dentro desse assunto!

Atuação da infectologia na medicina

Atualmente, existem muitas doenças contagiosas que conhecemos bem e outras já nem tanto e, sem dúvidas, a mais conhecida delas é a Gripe que, com certeza, todo mundo já pegou uma gripe na vida e teve que tomar algum remédio ou vitamina C para amenizar os efeitos da doença - já que a gripe não tem cura, mas que os próprios anticorpos de defesa do nosso corpo adquirem resistência - e é este o serviço dos infectologistas.

Os remédios que você tomou enquanto estava gripado ou resfriado foi uma infectologista que o desenvolveu da maneira adequada para ajudar os anticorpos de defesa a ganharem a imunidade contra um determinado vírus que atinge o organismo.

Estudo da infecções

Um termo denominado como medicina tropical é outro campo de atuação da infectologia, em destaque para as regiões de clima tropical, em que algumas doenças em especiais são quase que constantes, o Brasil é um ótimo exemplo disso, com doenças como a Malária, Dengue, Febre Amarela e as demais doenças prevalecentes em países com climas quentes.

Curiosidades sobre a infectologia         

Diversas das doenças que conhecemos são estudadas e tratadas por infectologistas, tais doenças como: AIDS, DST, febre amarela, Hepatites, Malária, Raiva, Tuberculose, entre muitas outras. Os infectologistas, além de descobrir a causa das doenças e diagnosticá-las, também elaboram as famosas vacinas.

Curiosidades sobre a infectologia

Outra grande importância dos infectologistas é na elaboração dos conhecidos coquetéis de remédios para portadores de AIDS e diagnosticar aqueles que não surtem mais efeitos e que acabem não revertendo às infecções.

Com a medicação certa, os infectologistas garantem algum tempo a mais de vida para os pacientes com doenças terminais como a AIDS, alguns tipos de câncer, entre outras doenças. Graças ao trabalho das pessoas que atuam na infectologia, os seres humanos que sofrem de enfermidades têm tido mais chances de tratamentos eficazes e esperança de vida.

Quer saber mais sobre a infectologia? Então, assista ao vídeo que segue logo abaixo.

Veja mais sobre infectologia e algumas doenças

04/02/09 por Luis Carlos

   



Mais informações por email

Comentários

  1. ...não ei se vc já resolveu seu problema, mas se ainda não foi resolvido tente um bom homeopata...ele ira tratar a causa e só assim ficará livre. boa sorte !

    rene ost

    03/01/14

  2. At dr alex pinheiro: estive a tres meses atras com gripe, tosse, rouquidão e muito catarro na garganta, dor no pescoço lado direito, pontadas na região da amigdala lao direito, refletindo as dores no canto da lingua, dor no pescoço sobe até a altura do ouvido.estive no otorrino, tomei remédios, a tosse passou, eliminou o catarro, porém as doresno pescoço, ouvido cabeça lado direito persistem. qual especialista devo procurar? aguardo resposta para marcar o medico atencisamente lourdes

    maria de lourdes cordeiro da silva

    27/09/12

  3. Estou preste a cursar o curso de pós graduação em enfermagem em infextadologia na una em bh. queria saber se o campo de atuação e sadisfatório, a aréa de atuação em laboratório, hospitais, como enfermeira o campo e bom? poque para médico e exelente. aguardo resposta anciosamente att: andréa

    andréa

    15/07/12

  4. Olá boa tarde! minha mãe tem um problema de saúde a cinco anos, são manchas avermelhadas q aparecem na perna e dessas manchas abrem em feridas. já procuramos vários tipos de médicos como vascular, dermatologista e outros, já foi feito vários tipos de exames para tentar descobrir qual é a doenças porem todas sem solução, ela sofre com muitas dores não sabemos mas o que fazer será que alguém pode nos dá uma esperança de estudo do caso dela. agradeço desde já pela atenção a mim dada.

    diacira

    20/06/12

  5. Gostaria de saber qual especialista devo procurar pois estou com um problema que ao meu ver e muito serio.tenho um mal cheiro muito forte que sai pela respiração como se fosse cheiro de vomito,ja fui ao otorrino,clinico geral,alergista,pois tenho sinusite,rinite alergica,e gastrite,mais nenhum me passou medicamento adequado referente ao meu problema isso tem cerca de 1 ano de la pra ca minha vida parou,pois ninguem aguenta ficar muito perto de mim e eu morro de vergonha.tranquei minha faculdade nao estou trabalhando no momento,larguei academia; ja gastei muito dinheiro sem retorno algum estou sofrendo muito meu namorado;terminamos estou completamente refém do meu problema e o tempo passando la fora tenho 26 anos cheia de vida me acho muito linda e adoro viver.por favor preciso viver novamemente me ajude se puder diga-me qual especialista procurar pensei no (infectologista)estou certa ao querer tentar por favor me de retorno. atenciosamente regiane santos.

    regiane

    22/01/12

  6. Com a evolucao da medicina, pode-se esperar a vacina contra os herpes?espero resposta...obrigado e uma boa noite.

    nato

    08/10/09

Comentar

Veja Também

Urologia medicina responsável pela saúde urinária