Nefrologia a especialidade dos rins

A área da medicina chamada nefrologia tem como especialidade o estudo dos rins, contrastando assim com a especialidade do urologista.

Cuidado com os rins

Os rins são os responsáveis por filtrar o sangue do corpo humano, ou seja, tudo que é necessário os rins absorvem e transmitem para o resto do corpo através do sangue. Se os rins não funcionam e não filtra o sangue, certas substâncias que fazem mal ao nosso organismo podem entupir veias e artérias ou então podem ir parar em locais vitais.

                       

Além de deixar de absorver outras substâncias vitais como as proteínas, a glicose e o bicarbonato, esses órgãos tem especialidades fundamentais para a sobrevivência do homem. Por isso é extremamente importante o cuidado com os rins, só no Brasil são mais de 1 milhão de pessoas com insuficiências renal. A falha no funcionamento dos rins pode ser refletida em nossa pele, cabelo, na urina, energia e em várias partes do corpo.

A delicadeza deste órgão é um dos motivos da importância da água em nosso organismo, porque quanto mais bebemos água, mais limpamos nossos rins, por isso ao menor sinal de infecção na bexiga é recomendável que se procure um médico de urologia ou nefrologia com especialidade em rins, para não sofrer futuramente. Se você está com dúvidas em qual especialidade médico visitar, confira a diferença dessas duas áreas médicas e o que a nefrologista estuda.

Nefrologia o que é?

A nefrologia, parte da medicina pouco conhecida pela população é responsável pela saúde do sistema urinário humano principalmente o rim, ou seja, o nefrologista, médico dessa área, tem a especialidade de cuidar do tratamento clínico das doenças que atingem os rins, a bexiga e todos os órgãos envolvidos desse sistema.

Para os mais leigos, a medicina que era responsável por essa área era a urologia, porém não é como pensamos, o nefrologista tem a especialidade de fazer o diagnóstico do paciente a tempo para que a cura seja possível apenas com remédios e tratamentos mais leves que não necessitem cirurgia nem hemodiálise para o tratamento do paciente.

Médica

Diferença entre nefrologia e urologia

A especialidade médica do urologista e do nefrologista tem como intuito tratar de doenças renais, mas são especialidades bem diferentes, pois como já foi mencionado no tópico anterior o nefrologista tem a especialidade de tratar de pacientes com doenças renais apenas com medicamentos, já a área da urologia destina-se a especialidade para o tratamento tanto de doenças renais, como também do trato urinário e reprodutivo do homem.

Além de tudo, são médicos cirúrgicos diferenciando-se assim da especialidade da nefrologista. Mas há casos de doenças específicas que requer os cuidados tanto do urologista como da nefrologia, que é caso do paciente apresentar problemas de cálculo renal.

Médico

Então agora que você já sabe a diferença entre urologista e a nefrologia, e o que essa área estuda, não perca tempo, ao menor sinal de infecção ou de alguma doença renal procure um especialista.

Para saber mais sobre a nefrologia assista ao vídeo do Youtube:

O que é a Nefrologia? O que é Médico Nefrologista?

Saiba mais sobre rins e a especialidade da nefrologia

3 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    liza alcantara - 22/09/2011

    olá boa tarde. gostaria muito que me tirasse uma duvida que tenho, fiz um exame de sangue e a creatinina deu 2.68, a doutora me pediu uma ultrassonografia dos rins e deu hidronefrose bilateral cronica e agora ela pediu outra para medir o córtico medular, se por um acaso nao der IRC tem como reverter esse quadro? me ajude, por favor. obrigada.

    antonio de souza - 07/08/2011

    meu exame deu sangue no rim oque pode ser? quando ocorre isso pode ser causado atravez de que?

    maria abadia - 04/07/2011

    o cardiologista mandou o meu marido procurar un nefrologista mas nao deu maiores detalhes,nos exames os resultados foram creatinina 2.24 sodio 140 ureia 87 potassio 4.4. se for possivel por favor me ajude me orientando se eu tenho que procurar um medico urgente particular ou eu posso marcar pela rede publica que demora mais. E tambem a hemoglobina deu 11.5 e hematocrito 34.4. leucocitos 15100 linfocitos 3020 segmentados 11929. por favor peço que me oriente. muito obrigada.

    nataly - 04/07/2011

    ola,.,, meu filho tem apenas 3 meses e descobri que um rim funcina 70% e o outro 30%,gostaria de saber se eles vao funcionar normalmente e meu filho tera uma vida normal,.ou se ele vai precisar de acompanhamento.preciso de uma resposta pois estou muito preocupada e a consulta dele so vai ser em 1 de setembro

    Rose - 05/06/2011

    Olá Doutor(a)! Tenho sentido fortes dores perto das costelas direitas e mtas dores por baixo da barriga!bebo pouca água e esou com muio medo de ir ao médico verificar isso! o q poderá ser? Obg!

    Graziele - 05/05/2011

    Tenho 20 anos e tenho muitas dores nos rins, fiz um ultrassom e nao deu nada, nem no exames de sangue e urina, o que poderia ser?

    marcia - 05/05/2011

    Meu filho tem 22 anos, ele se envolvel em uma briga e recebeu pancadas nos rins, agora esta hospitalizado mas seus rins nao estao respondendo, gostaria de saber quais as possibilidades de voltarem a funcionar normalmente

    mariana - 05/04/2011

    minha filha tem 12 anos de idade , ela vai de minuto em minuto no banheiro e mesmo assim ainda faz xixi na roupa .gostaria de saber qual e o proplema dela. aguardo resposta ,muito obrigado

    Graziele - 09/02/2011

    já tive muitas cólicas renais, só que agora há um certo tempo, tenho umas dores perto dos rins, que parece que estão apertamdo eles por um tempo, e parece falta um pouco do ar por uns segundos, essa dor fica indo e voltondo toda horas, de minutos em minutos, o que poderia ser?

    valquiria - 06/02/2011

    teve muita combra ,agora não tem mais ,as vezes eu pego ele com as mãos nas costas.ele se encontra com muita raiva nervoso com as coisa , muito ansioso el acha que naõ pode ir para lugar nem um ápos o sol terido embora que ás 5;30 ele me parece que ele está com medo de sair de casa ele saia muito agora ´so volta de hemodilise e come e fica em casa .estou meio que assustada.

    luzanira - 04/01/2011

    tenho umas dores que vai perto dos rins ate o meio da perna direita, quando sento, vou levantar quase trava tudo fico andando ate corcunda, que sera?

    daiana - 03/01/2011

    Tenho uma irmã que faz hemodialize a 4 anos, a pouco tempo descobrimos que a causa provavél da perda dos rins foi o lupos, com esse problema sera que ela pode ser transplantada?

    Edina - 01/01/2011

    Tenho um filho que desde os 6 anos tem hematúria aos 8 anos foi submetido a uma biópsia renal. Apesar de não termos caso de heditariedade na familia nem do meu lado e nem do meu esposo o resultado da biópsia foi de Sindrome de Alport. Hoje ele tem 12 anos apresenta hematúria,protenúria,calcinúria e segundo informações médicas a medicina não nos oferece muito o que fazer. Gostaria de saber se vocês sabem de algum estudo sobre esta sindrome ou até mesmo estudo genético. Aguardo anciosamente vosso retorno. Grata Edina Silveira.

    NANCY MELO - 27/12/2010

    Bom dia. Estou sentindo dores nos meus dois rins,fiz uma ultra som urinária e o médico falou que os meus dois rins estão com dilação por uma obstrução na uretra.o que causa isto eu poderia saber ? E como é o tratamento.Obrigado!!

    Ieda - 22/09/2010

    Olá,meu esposo tem um filho(05 aninhos) q foi operado do rim,ele ficou com 1 rim,ele quer fazer karatê,gostaria de saber se este esporte pode ser praticado?Obrigada

    jucileide - 25/06/2010

    oi eu tenho uma subrinha de seis anos que tem os dois rins parados ela estava tratando e fazendo dialize para ver se os rins voltavan mas os medicos diseram que so outro rin esses dias ela pegou infecção no cano da dialize e ficou uma semana sem fazer a dialize agora ela nao faz mas dialize agora ela faz emodialize por que a dialize nao estava mas adiantando sera possivel esse rin voltar a funcionar?

    Carla Gracielle - 09/06/2010

    Oi,o problema é o seguinte tenho um irmão que está com problemas no rin a muito tempo ele reclama que está com dor e agora saiu um caroço bem encima dos rins eu queria saber se pode ser grave aonde devo recorrer para tratar?Obrigado

    Rosana Ramos - 28/01/2010

    Boa tarde, gostaria de saber o que significa "presença de perda de oxalato na urina". Pois tenho dúvidas e minha próxima consulta será apenas no dia 09 de março, ou seja, meus exames constataram esta acho q anomalia e ñ sei como agir. Se há algum tipo de urgência, ou se devo ligar p o médico e solicitar encaixe. Peço a gentiliza de enviarem uma resposta e desde já agradeço. Rosana Ramos Alves

    Joys brait - 07/08/2009

    Sou bióloga e gosto muito das informações que tem no site de vcs, porém ele demora muito pra abrir e não consigo copiar para utilizar em sala de aula com meus alunos. Isso poderia ser revisto? Obrigada.

    catia - 15/04/2009

    descobri q tenho nefrocalsinose um medico me indicou citrato de potassio 0,5 8 comprimidos ao dia ,não aguento mas tanto comprimido...fora de presão ,alem disso tenho uma pedra no figado, sera q alguem pode me ajudar deixando um recado no meu email.. obrigada