Nefrologia a especialidade dos rins

A área da medicina chamada nefrologia tem como especialidade o estudo dos rins, contrastando assim com a especialidade do urologista.

Cuidado com os rins

Os rins são os responsáveis por filtrar o sangue do corpo humano, ou seja, tudo que é necessário os rins absorvem e transmitem para o resto do corpo através do sangue. Se os rins não funcionam e não filtra o sangue, certas substâncias que fazem mal ao nosso organismo podem entupir veias e artérias ou então podem ir parar em locais vitais.

         

Além de deixar de absorver outras substâncias vitais como as proteínas, a glicose e o bicarbonato, esses órgãos tem especialidades fundamentais para a sobrevivência do homem. Por isso é extremamente importante o cuidado com os rins, só no Brasil são mais de 1 milhão de pessoas com insuficiências renal. A falha no funcionamento dos rins pode ser refletida em nossa pele, cabelo, na urina, energia e em várias partes do corpo.

A delicadeza deste órgão é um dos motivos da importância da água em nosso organismo, porque quanto mais bebemos água, mais limpamos nossos rins, por isso ao menor sinal de infecção na bexiga é recomendável que se procure um médico de urologia ou nefrologia com especialidade em rins, para não sofrer futuramente. Se você está com dúvidas em qual especialidade médico visitar, confira a diferença dessas duas áreas médicas e o que a nefrologista estuda.

Nefrologia o que é?

A nefrologia, parte da medicina pouco conhecida pela população é responsável pela saúde do sistema urinário humano principalmente o rim, ou seja, o nefrologista, médico dessa área, tem a especialidade de cuidar do tratamento clínico das doenças que atingem os rins, a bexiga e todos os órgãos envolvidos desse sistema.

Para os mais leigos, a medicina que era responsável por essa área era a urologia, porém não é como pensamos, o nefrologista tem a especialidade de fazer o diagnóstico do paciente a tempo para que a cura seja possível apenas com remédios e tratamentos mais leves que não necessitem cirurgia nem hemodiálise para o tratamento do paciente.

Médica

Diferença entre nefrologia e urologia

A especialidade médica do urologista e do nefrologista tem como intuito tratar de doenças renais, mas são especialidades bem diferentes, pois como já foi mencionado no tópico anterior o nefrologista tem a especialidade de tratar de pacientes com doenças renais apenas com medicamentos, já a área da urologia destina-se a especialidade para o tratamento tanto de doenças renais, como também do trato urinário e reprodutivo do homem.

Além de tudo, são médicos cirúrgicos diferenciando-se assim da especialidade da nefrologista. Mas há casos de doenças específicas que requer os cuidados tanto do urologista como da nefrologia, que é caso do paciente apresentar problemas de cálculo renal.

Médico

Então agora que você já sabe a diferença entre urologista e a nefrologia, e o que essa área estuda, não perca tempo, ao menor sinal de infecção ou de alguma doença renal procure um especialista.

Para saber mais sobre a nefrologia assista ao vídeo do Youtube:

O que é a Nefrologia? O que é Médico Nefrologista?

Saiba mais sobre rins e a especialidade da nefrologia

3 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. eu tenho um filho de guatro ano e ele tem probema renal no rim esquerdo ja feis cirurgia do rim realizada pieloplastia e tem ainda refluxo e agora o medico diz que tem que tirra o rim do meu filho pesso uma ceguanda oupinil por favor mim ajuda/

    rosimeire alvis da silva pessoar

    dor eu tem um filho de guatro ano e ele tem probemas renal ja fez cirurgia do rim e agora o medico diz que tem que tirra o rim dele e agora o que eu fasso dore

    rosimeire alvis da silva pessoar
    27/12/13 às 12:20 pm
  2. ola tenho 21 anos e a 5anos tenho problema no meu rin direito antes eu tinha somente 1 calculo agora tenho 5 calculos. e a 6 mes eu tenho um crise todo mes o que me deixa curiosa é que as crises estão dando quando completa um mes da outra, estou indo ao nefrologista mas ele não disse nada ainda só pode varios exames ultimmo foi citrato na urina que deu abaixo do permitido.Sera que alguem pode me ajudar estou me acabando aos poucos todos é uma caixa de antibiotico,sempre perdo peso na crise.

    carol
    05/12/13 às 1:26 pm
  3. boa noite gostaria de saber de problemas no rins incha a barriga e da muitas dores nas costa e nas pernas também

    leidineli
    02/12/13 às 11:31 pm
  4. bom contar com estes saite assim podemos tira duvidas parabens

    eliete
    26/11/13 às 9:48 am
  5. tenho so um rim e vivo tendo calicas renais o medico me disse que por causa de uma infcçao urinaria que tenho mas vivo tomando antibiotico enunca corta oque pode me dizer sobre isso eu tambem gostaria de saber se ainda posso ter filhos

    eliete
    26/11/13 às 9:47 am
  6. oi td bem meu nome é milene, como ja disse gostaria de saber se quando uma pessoa tem um rins fora do lugar pode corre algum risco ou prejudica em alguma coisa na minha vida ou principalmente ter filho, pq o meus rins esquerdo esta perto do ovario e tanpando ele gostaria da resposta obrigado.

    Milene
    04/10/13 às 6:12 pm
  7. uma pessoa com poblemas renais pode ter filhos

    marcela
    20/06/13 às 12:48 pm
  8. Olá, sou a Raphaella tenho 12 anos, hoje meu avô de 70 anos descobriu q apenas 30% de seus rins funcionam, meus pais não trabalhão e qm nos alimenta e da tudo p gente é eu tenho 3 irmãos tenho muito medo de-o perder, ele tem preção alta diabets apenas 1 pulmão funciona, queria saber ele vai morrer logo:(

    Raphaella
    30/11/12 às 1:53 pm
  9. só tenho um rins é normal leva a vida com um só fico pensando muitas coisa ruin

    iivanilda p da silva
    26/10/12 às 10:59 am
  10. DR. eu tenho 18 anos e descobri 15 anos q tinha hipentesao e as arterias do rin itupidas fasso tratamento ai jah fiz 3 angioplatistia ja colocaram um istenti em mim e to esperando o medico me liga para eu ir lah fazer outra angioplatia pro rin ai minha presao e alta de mais eu ja cheguei 24 por 18 ai so loka pra ter um filho posso ter ele vai ajudar a recuperao da minha saude o vai piora ela pq meu sonho e ter um filho se vc podeme responde des de jah obrigado

    amanda alves
    14/10/12 às 11:48 am
  11. Gostaria de saber que tratamento é dado para uma menina de 18 anos que está com uma pedra no rim do tamanho de um grão de arroz e está com infecção no sangue e na urina e está com vômito e febre. Que fazer? O médico só não deu alta porque teve febre hoje.

    Carmen
    20/08/12 às 1:46 pm
  12. oi,descobri que meus dois rins estão inchado,gostaria de saber o que pode te causado esse inchaço,se tem cura e qual procedimento eu posso tomar,agradeço muito se puder mim responder estou muito preocupada.

    graciene de souza
    13/08/12 às 7:16 pm
  13. olá,os rins da minha mae por causa da pressao alta pararam de funcionar e ela ja faz hemodialise há um ano,e antes ela mal urinava,só q agora ele começou a urinar normalmente como se os dois rins dela estivessem bons e a medica dela disse para perde as esperanças q eles nao podem mais voltar ao normal e disse q deveria ser a glicose alta,só q a glicose de esta normal!Será quenos rins dela voltaram a funcionar?
    Obrigada!

    Esther
    23/07/12 às 5:14 pm
  14. minha mae esta 30% dos rins funcionando ela precisa tomar álice?

    eliane
    18/07/12 às 12:07 am
  15. Boa noite, Gostaria de saber a porcentagem norma do funionamento dos rins, porque meu marido tem 75 anos e o medioc disse que o rins estaõ lentos, mas não sei o correto, vou voltar no medico para saber, pergunto não tem remedios para risn nesta situaçõa. Estou muito preocupara, porque tenho medo de piorar. mande resposta obrigada.Verenice

    Verenice
    09/07/12 às 8:34 pm
  16. ja tive varias infeccao urinaria, ja tomei varios antibioticos. estou tomando denovo. agora o tratamento é 14 dias a bacteria deu enterobacter sp. das outras senpre dava escherricolli. só que ta me dando colicas e to tomando ciproflocacino. será que náo ta matando a bacteria ou é reacao do remedio? por favor me ajude. obrigada

    Milene
    23/06/12 às 11:45 pm
  17. meu marido teve um acidente de trabalho e caiu de lado batendo o lado esquerdo desde esse dia comecou a inchar esse lado e agora com 45 anos descobriu que tem só um rim o rim esquerdo e está com enfecsao na prostata e ele foi no urologista e agora o urologista encaminhou ele para o traumatologista. O que ele deve fazer ? Ele sente muita dor.

    Denize
    21/05/12 às 8:53 pm
  18. estou tomando citrato de potássio e tenho sentido falta de ar e dor no peito,devo continuar tomando o remédio ou devo parar de tomar?

    ana
    20/05/12 às 3:00 pm
  19. resultado do exame nefralitiase a direita 5,3 o que quer dizer

    tatiane
    12/05/12 às 11:27 am
  20. Boa tarde gostaria de saber se problema no rins causa emchaços nas pernas.urino muito bem mais bebo pouca água tenho 60 anos nunca sentia nada fiz exame de sangue não deu nada colesterol deu 391 alto n sabia que devo fazer gostaria de voltar minhas caminhada devo

    Maria Salete
    11/05/12 às 6:02 pm
  21. oi gostaria de saber se é sintoma de doenças renais dormi e acorda com os olhos inchados e quando urinei nessa manhã saiu um pouco de sangue sinto dores na coluna?

    hellen
    28/04/12 às 12:07 pm
  22. Ola, a minha mae foi lhe dito que os rins so tao a funcionar a 9%. ela ja tem 77 anos, mas tem muitos problemas de saude, e diabetica, tem problemas de coracao, a tensao ta sempre alta, tem epilepsia, tem mtas fezes infeccoes no peito e tambem infeccoes urinarias. teve uma trombose que paralisou o lado esquerdo, e teve que fazer uma apuntacao na perna direita abaixo do joelho por causa dos diabetes, concluindo, eu gostaria de saber e porque tenho que tomar uma decisao, axa que e melhor fazer hemodialise ou nao, devido aos problemas todos que tem? Qual e a melhor alimentacao para poder melhorar alguma coisa? ela tambem tem que beber muita agua nao e? agradecia imenso se me podesse responder. Muito Obrigada Tania

    Tania
    26/04/12 às 1:12 am
  23. meu medico me indicou algumas sessões de de hemodialise isso e correto

    suelen
    12/04/12 às 5:42 pm
  24. boa tarde, eu tenho 28 anos e descobrir que estou com um cisto calcificado e pedras no meu rin direito o medico quer tirar o meu rin e estou com medo de nao conseguir viver com um rin,e ele tbm quer cortar meu rin onde esta o cisto calcificado pra mim nao perder meu rin pois ele diz que sou nova e meu rin é muito bom. por favor me de uma orientaçao sobre meu caso estou muito nervosa.. responda este email por favor.. muito obrigada

    Débora
    10/04/12 às 3:08 pm
  25. boa tarde. meu marido foi cirugiado fez aretirada de um rim direito, e na biopsa aqusou que tinha cancer. mas ja foi consutado aum medico ele falou que o cancer era só no local retirou pronto so com 6 mes que fizer outra ultra som pode dizer alguma coisa mas eu estou muioto preocupada sera se num pode voltar esse cancer por favor mi diga alguma coisa.

    maria nazareth leite barroso
    09/04/12 às 12:42 pm
  26. Ola Minha filha de 2 anoe e meio esta com um rin funcionanco com 7% e o outro com 96% até ai o medico me explicou que fara uma cirurgia para qdo abrir decidir se tenta reparar o rin que esta sem função ou se ira remover, até ai ok entendi bem mas o que ocorre é que o exame disse que o rim com 96% esta bom mas esta com dimenssões aumentadas o que isso quer dizer e poque ocorre ..desde ja obrigado

    Wagner
    22/03/12 às 4:53 pm
  27. olá.. meu pai esta com os 2 rins paralizados ele vai passar por hemodialise , preciso que alguem me responde se tem possibilidade de voltar a funcionar …me ajudem estou desesperada por uma resposta…agradecida desde já…..

    janne kassia
    22/03/12 às 4:41 pm
  28. retirei um cancer grau 1 no rins direito, o médico tiou o tumor com margem de segurança boa, gostaria de saber se preciso fazer quimioterapia ou outro tratamento? O médico pediu exames daqui a tres meses, gostaria de fazer no hospital A. C. Camargo (SP), que médico me recomendaria?

    valter barroncas
    17/03/12 às 9:03 am
  29. Ola gostaria de saber se existe algum metodo que baixe a taxa de Creatinina, pois meu irmão tem SINDROME DE ALPORT, e esta taxa esta elevada, estou desesperada pois esta doença não tem cura, por favor me ajude a pelo menos amenizar esta situação
    grata

    Gislaine
    25/11/11 às 11:54 am
  30. meu pai esta com os rins parados ja começo fazer emodialize ,mais devido os procedimentos ele perdeu a vontade de comer e ficou muito debilitado ,devido a falta de comer ele teve queda de pressao e nao pode mais fazer os prodecimento de emodialize e esta com a lingua preta estamos precupados se me puder me ajudem por favor ,omedico nos falou que o quadro dele e grave , por favor me de uma saida desde de ja muito obrigada

    tania
    19/11/11 às 4:05 pm
  31. bom!! meu pai tem 43 anos bebia muito e agora os dois rins dele parou e ele ta fazendo hemodialise!!!
    tem possibilidade dos rins dele voltarem a funcionar e não precisar mais fazer hemodialise??

    obrigado desde ja!!!

    amanda lucio
    17/11/11 às 1:37 pm
  32. bom!! meu pai tem 43 anos bebia muito e agora os dois rins de parou e ele ta fazendo hemodialise!!!
    tem possibilidade dos rins deve voltarem a funcionar e não precisar mais fazer hemodialise??

    obrigado desde ja!!!

    amanda lucio
    17/11/11 às 1:35 pm
  33. Boa Tarde, tenho 50 anos e em um exame de rotina de ecografia abdominal total apareceu um nódulo no rim direito de 2,3 cm. O médico me encaminhou para uma tomografia. Estou muito preocupado. Não teho sintomas, não fumo nem bebo.Estou rezando para ser benigno, qual o tratamento, somente cirurgia com retirada total do rim? O que isto me trará de consequências?

    gilberto
    07/11/11 às 12:00 pm
  34. olá boa tarde. gostaria muito que me tirasse uma duvida que tenho, fiz um exame de sangue e a creatinina deu 2.68, a doutora me pediu uma ultrassonografia dos rins e deu hidronefrose bilateral cronica e agora ela pediu outra para medir o córtico medular, se por um acaso nao der IRC tem como reverter esse quadro? me ajude, por favor. obrigada.

    liza alcantara
    22/09/11 às 7:03 pm
  35. meu exame deu sangue no rim oque pode ser?
    quando ocorre isso pode ser causado atravez de que?

    antonio de souza
    07/08/11 às 11:08 am
  36. o cardiologista mandou o meu marido procurar un nefrologista mas nao deu maiores detalhes,nos exames os resultados foram creatinina 2.24 sodio 140 ureia 87 potassio 4.4. se for possivel por favor me ajude me orientando se eu tenho que procurar um medico urgente particular ou eu posso marcar pela rede publica que demora mais. E tambem a hemoglobina deu 11.5 e hematocrito 34.4. leucocitos 15100 linfocitos 3020 segmentados 11929. por favor peço que me oriente. muito obrigada.

    maria abadia
    04/07/11 às 11:34 pm
  37. ola,.,, meu filho tem apenas 3 meses e descobri que um rim funcina 70% e o outro 30%,gostaria de saber se eles vao funcionar normalmente e meu filho tera uma vida normal,.ou se ele vai precisar de acompanhamento.preciso de uma resposta pois estou muito preocupada e a consulta dele so vai ser em 1 de setembro

    nataly
    04/07/11 às 4:29 pm
  38. Olá Doutor(a)!
    Tenho sentido fortes dores perto das costelas direitas e mtas dores por baixo da barriga!bebo pouca água e esou com muio medo de ir ao médico verificar isso! o q poderá ser?
    Obg!

    Rose
    05/06/11 às 9:28 am
  39. Tenho 20 anos e tenho muitas dores nos rins, fiz um ultrassom e nao deu nada, nem no exames de sangue e urina, o que poderia ser?

    Graziele
    05/05/11 às 4:37 pm
  40. Meu filho tem 22 anos, ele se envolvel em uma briga e recebeu pancadas nos rins, agora esta hospitalizado mas seus rins nao estao respondendo, gostaria de saber quais as possibilidades de voltarem a funcionar normalmente

    marcia
    05/05/11 às 2:58 am
  41. minha filha tem 12 anos de idade , ela vai de minuto em minuto no banheiro e mesmo assim ainda faz xixi na roupa .gostaria de saber qual e o proplema dela. aguardo resposta ,muito obrigado

    mariana
    05/04/11 às 10:51 pm
  42. já tive muitas cólicas renais, só que agora há um certo tempo, tenho umas dores perto dos rins, que parece que estão apertamdo eles por um tempo, e parece falta um pouco do ar por uns segundos, essa dor fica indo e voltondo toda horas, de minutos em minutos, o que poderia ser?

    Graziele
    09/02/11 às 3:00 pm
  43. teve muita combra ,agora não tem mais ,as vezes eu pego ele com as mãos nas costas.ele se encontra com muita raiva nervoso com as coisa , muito ansioso el acha que naõ pode ir para lugar nem um ápos o sol terido embora que ás 5;30 ele me parece que ele está com medo de sair de casa ele saia muito agora ´so volta de hemodilise e come e fica em casa .estou meio que assustada.

    valquiria
    06/02/11 às 4:53 pm
  44. tenho umas dores que vai perto dos rins ate o meio da perna direita, quando sento, vou levantar quase trava tudo
    fico andando ate corcunda, que sera?

    luzanira
    04/01/11 às 9:36 pm
  45. Tenho uma irmã que faz hemodialize a 4 anos, a pouco tempo descobrimos que a causa provavél da perda dos rins foi o lupos, com esse problema sera que ela pode ser transplantada?

    daiana
    03/01/11 às 6:50 pm
  46. Tenho um filho que desde os 6 anos tem hematúria aos 8 anos foi submetido a uma biópsia renal.
    Apesar de não termos caso de heditariedade na familia nem do meu lado e nem do meu esposo o resultado da biópsia foi de Sindrome de Alport.
    Hoje ele tem 12 anos apresenta hematúria,protenúria,calcinúria e segundo informações médicas a medicina não nos oferece muito o que fazer.
    Gostaria de saber se vocês sabem de algum estudo sobre esta sindrome ou até mesmo estudo genético.
    Aguardo anciosamente vosso retorno.
    Grata Edina Silveira.

    Edina
    01/01/11 às 7:42 pm
  47. Bom dia.
    Estou sentindo dores nos meus dois rins,fiz uma ultra som urinária e o médico falou que os meus dois rins estão com dilação por uma obstrução na uretra.o que causa isto eu poderia saber ? E como é o tratamento.Obrigado!!

    NANCY MELO
    27/12/10 às 9:08 am
  48. Olá,meu esposo tem um filho(05 aninhos) q foi operado do rim,ele ficou com 1 rim,ele quer fazer karatê,gostaria de saber se este esporte pode ser praticado?Obrigada

    Ieda
    22/09/10 às 2:54 pm
  49. oi eu tenho uma subrinha de seis anos que tem os dois rins parados ela estava tratando e fazendo dialize para ver se os rins voltavan mas os medicos diseram que so outro rin esses dias ela pegou infecção no cano da dialize e ficou uma semana sem fazer a dialize agora ela nao faz mas dialize agora ela faz emodialize por que a dialize nao estava mas adiantando sera possivel esse rin voltar a funcionar?

    jucileide
    25/06/10 às 4:30 pm
  50. Oi,o problema é o seguinte tenho um irmão que está com problemas no rin a muito tempo ele reclama que está com dor e agora saiu um caroço bem encima dos rins eu queria saber se pode ser grave aonde devo recorrer para tratar?Obrigado

    Carla Gracielle
    09/06/10 às 5:48 pm
  51. Boa tarde, gostaria de saber o que significa “presença de perda de oxalato na urina”. Pois tenho dúvidas e minha próxima consulta será apenas no dia 09 de março, ou seja, meus exames constataram esta acho q anomalia e ñ sei como agir. Se há algum tipo de urgência, ou se devo ligar p o médico e solicitar encaixe.

    Peço a gentiliza de enviarem uma resposta e desde já agradeço.

    Rosana Ramos Alves

    Rosana Ramos
    28/01/10 às 2:31 pm
  52. Sou bióloga e gosto muito das informações que tem no site de vcs, porém ele demora muito pra abrir e não consigo copiar para utilizar em sala de aula com meus alunos. Isso poderia ser revisto? Obrigada.

    Joys brait
    07/08/09 às 12:53 am
  53. descobri q tenho nefrocalsinose um medico me indicou citrato de potassio 0,5 8 comprimidos ao dia ,não aguento mas tanto comprimido…fora de presão ,alem disso tenho uma pedra no figado, sera q alguem pode me ajudar deixando um recado no meu email.. obrigada

    catia
    15/04/09 às 6:18 pm