Nefrologia a especialidade dos rins

A área da medicina chamada nefrologia tem como especialidade o estudo dos rins, contrastando assim com a especialidade do urologista.

Cuidado com os rins

Os rins são os responsáveis por filtrar o sangue do corpo humano, ou seja, tudo que é necessário os rins absorvem e transmitem para o resto do corpo através do sangue. Se os rins não funcionam e não filtra o sangue, certas substâncias que fazem mal ao nosso organismo podem entupir veias e artérias ou então podem ir parar em locais vitais.

                       

Além de deixar de absorver outras substâncias vitais como as proteínas, a glicose e o bicarbonato, esses órgãos tem especialidades fundamentais para a sobrevivência do homem. Por isso é extremamente importante o cuidado com os rins, só no Brasil são mais de 1 milhão de pessoas com insuficiências renal. A falha no funcionamento dos rins pode ser refletida em nossa pele, cabelo, na urina, energia e em várias partes do corpo.

A delicadeza deste órgão é um dos motivos da importância da água em nosso organismo, porque quanto mais bebemos água, mais limpamos nossos rins, por isso ao menor sinal de infecção na bexiga é recomendável que se procure um médico de urologia ou nefrologia com especialidade em rins, para não sofrer futuramente. Se você está com dúvidas em qual especialidade médico visitar, confira a diferença dessas duas áreas médicas e o que a nefrologista estuda.

Nefrologia o que é?

A nefrologia, parte da medicina pouco conhecida pela população é responsável pela saúde do sistema urinário humano principalmente o rim, ou seja, o nefrologista, médico dessa área, tem a especialidade de cuidar do tratamento clínico das doenças que atingem os rins, a bexiga e todos os órgãos envolvidos desse sistema.

Para os mais leigos, a medicina que era responsável por essa área era a urologia, porém não é como pensamos, o nefrologista tem a especialidade de fazer o diagnóstico do paciente a tempo para que a cura seja possível apenas com remédios e tratamentos mais leves que não necessitem cirurgia nem hemodiálise para o tratamento do paciente.

Médica

Diferença entre nefrologia e urologia

A especialidade médica do urologista e do nefrologista tem como intuito tratar de doenças renais, mas são especialidades bem diferentes, pois como já foi mencionado no tópico anterior o nefrologista tem a especialidade de tratar de pacientes com doenças renais apenas com medicamentos, já a área da urologia destina-se a especialidade para o tratamento tanto de doenças renais, como também do trato urinário e reprodutivo do homem.

Além de tudo, são médicos cirúrgicos diferenciando-se assim da especialidade da nefrologista. Mas há casos de doenças específicas que requer os cuidados tanto do urologista como da nefrologia, que é caso do paciente apresentar problemas de cálculo renal.

Médico

Então agora que você já sabe a diferença entre urologista e a nefrologia, e o que essa área estuda, não perca tempo, ao menor sinal de infecção ou de alguma doença renal procure um especialista.

Para saber mais sobre a nefrologia assista ao vídeo do Youtube:

O que é a Nefrologia? O que é Médico Nefrologista?

Saiba mais sobre rins e a especialidade da nefrologia

3 votes






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

    lenon - 19/05/2011

    Boa noite.vou relatar o meu problema que ja tem me causado muita dor,há um mês e meio descobri que tenho pedras na vesicula,venho sentindo dores sobre o quarto quadrante do abdomem e aos poucos a dor se irradia para as costas e o que mais me preocupa são as dores na região do esofago,pois a sensação e a de que eu estou entalado,isso tem me causado muita preocupação,queria que os senhores(as)especialistas me respondam se esses sintomas fazem parte do problema relacionado as "pedras" na vesicula,irei aguardar as respostas com muita ansiedade!agradeço desde ja.

    Sabrina - 21/04/2011

    Boa noite. Eu tenho 20 anos e confesso que as minhas refeições não são das mais corretas. Poucas vezes como alguma fruta, realmente. Nos últimos dois meses do ano passado, eu realmente fiquei muito mal. Vomitando e ficando apenas de cama mas houve uma conversa sobre ser ansiedade acontece que alguns dias eu mal poderia falar porque me dava ânsia. Mas após as festas de final de ano, isso acabou. Agora, eu fiquei com uma gripe forte após passar algumas situações de nervoso também e a ânsia voltou. Mal posso falar que ela vem. Fora que eu estou tendo uma sensação estranha no estômago como se ele estivesse cheio e quando eu forço a comida, me dá ânsia mais forte. Eu tomei um remédio pra digestão, tomei daqueles efervescentes, passei óleo na barriga e todos esses remédios caseiros e nada ajudou. Nada pára a ânsia e também essa sensação no estômago. Gostaria de saber se há algo que eu possa fazer pra ajudar ou o que pode ser isso.

    gislaine - 20/04/2011

    Olá, possuo H.Phylori, tenho dores no estomago e as vezes vomitos, fiz tratamento c/ omepramix, mas nao obtive resultado. Qual o melhor tratamento neste caso. E verdade que o suco d couve c/ erva de santa maria ajuda no tratamento Desde já agradeço, e fico aguardando a resposta!

    sirlei - 04/04/2011

    fiz um exame de endoscopia e na biópsiacom resultado: resultado de coloração helicobacter pylori : ausente.E o médico falou que estav com a bactéria,confere com o resultado? fico aguardando.

    Carlos Fernandes - 02/04/2011

    Senhores, Meu filho na idade de 10 anos teve um problema sério no intestino. Ele perdeu aprox. 85% de grande parte do intestino delgado e uma pequena parte do grosso , além da válvula ileo-cecal. Ficou aprox. 4 meses internado , 8 meses sem andar (neste período de 4 meses ele ficou séptico por 3 vezes ). Bem, atualmente ele leva uma vida quase normal , tem 17 anos . Seus exames de sangue estão OK e ele faz acompanhamento anual com o cirurgião que o operou . Seu desenvolvimento parace que está normal , tem atualmente 57 kg e 1,74 m. Na última operação onde foi feita a ligação do intestino delgado com o grosso foi necessário colocar uma tela de teflon para proteção do intestino ( lembrando que ele teve um abscesso no abdome onde foi necessário remover toda área ) . Desde 2004 após alta médica esta tela esta sendo rejeitada pelo seu corpo . Sua barriga fica com dois pontos machucados que não cicatrizam. Minha dúvida : existe na medicina algum medicamento que podemos utilizar para eliminar esta rejeição ? Desde já agradeço , Carlos Fernandes Governador Valadares/MG Rua 12 , 222 Ilha dos Araujos 33 32753622

    mirian - 29/03/2011

    eu tenho pilori no estomago já fiz tratamento mas ainda sinto muita dor, tudo o que eu como me faz mal, e minha barriga fica muito enchada, e eu também tenho o entestino preso, estou desde o dia cinco do trez de dois mil e onze,sintindo muita dor, já tomei de tudo o que a drª receito e a dor não passa, o que eu faço, aguardo resposta, desde já agradeço pela atencão. obrigada

    nanda mota - 10/03/2011

    meu avô acaba de comer e passa muito mal ele tem um soluço que não passa sua barriga incha como se fosse explodir o medico passou para ele um urologista ele não tinha que passar por um medico gastro.

    Liliane - 14/02/2011

    Olá, estou precisando de ajuda, há 2 meses venho sentindo a minha barriga inchada desconfortável, sendo que tive dores de estômago tentei tomar remédios que me fizeram mal, o médico achou que poderia ser refluxo pois eu ja acordava enjoada, precisando ir ao banheiro. Fiquei me sentindo doente o que diminuiu a minha auto-estima e me deu muita tristeza e desânim,o, parei de tomar todos os remédios, inclusive um calmante fitoterápico, parei de comer o que muitas coisas, mas ainda sim acordo com a minha barriga inchada, parece que comi demais e eu nem comi, vou de duas a três vezes por dia ao banheiro, evacuar, as vezes forço fico um tempo grande esperando vir a vontade, por sentir a barriga muito inchada e cólicas bem abaixo do umbigo. Não posso passar um nervosinho ou medo que me dá vontade de ir ao banheiro, e vou mas demoro lá por um bom tempo, o problema é que como os sintomas são muitos e não consigo esquecê-los, a minha vida esta uma confusão, e a minha rotina de trabalho e estudo so me deixam mais frustada. Peço que me mande uma resposta tenho procurado muita ajuda. Obrigada, Liliane

    Elisangela - 04/02/2011

    la Gostaria de saber se existe aderencia intestinal causada por infecção abdominal como surge essa infecção na cavidade direita do abdomem em uma pessoa de 64 anos que nunca fez nenhuma cirurgia abdominal tem pressao arterial 12/8, não tem diabetes, nem colesterol so tava controlando o trigliceres e tinha tiroide tava tomando sintroid 88 Se puder me responder desde ja agradeço Elisangela

    carlos herrera - 31/01/2011

    preciso fazer uma consulta para ver se posso utilizar balão gastrico para emagrecer. aguardo retorno tel. 12-36742678

    LUANA - 21/01/2011

    ULTIMAMENTE MEU INTESTINO ESTA MUITO PRESO ESTOU PASSANDO DIAS SEM DEFECAR, JA TOMEI VARIOS LACHANTES E SUPOSITORIO NADA RESOLVE SO VEM COLICA FORTE, MUITAS DORES ABDOMINAIS,ESTOU TOMANDO MUITO LIQUIDO E COMENDO FRUTAS MAS NÃO ESTA OBTENDO RESULTADO.QUAL ESPECIALIDADE MEDICA RECOMENDAVEL, DEVIDO QUE JA FUI 3 MEDICOS NENHUM MEDICAMENTO OBTEVE RESULTADO. OBRIGADA

    claudete - 04/01/2011

    oi meu nome é claudete tenho uma filha de 7 anos ela sente muita dor abdominal as vezes fica com o abdomidome estendido e ador é esporodica,não tem horario para doer oque sera que pode ser a tem um detalhe éla tem anemia ferropriva isso pode causa éssa dor obrigado

    roberto de jesus - 15/11/2010

    Eu tenho a tendencia de presão alta e tomo o captopril e hidroclorotiazida se tem contra indicação ao tomar o PYLORITRAT ou seja CLARITROMICINA 500mg, LANSOPRAZOL30mg, AMOXICILINA500mg por favor me deu uma orientação

    joselaine - 22/09/2010

    ja vai fazer uma semana estou sentindo mau estar no estomago,como se fosse um inchaço,não apresento vomito,mas tenho muito desconforto ja tomei varios remedios,para enjoo,mal digestão e ate mesmo para intestino presso mas nenhum teve ação benefinico...o q faço ja ñ estou aguentando mais pois isso esta mim prejudicando minha vida pessoal

    helciane - 24/08/2010

    Olá! Tenho um resultado de exame com doença diverticular hipoertonica em colon sigmoide. Não satisfeita com o esclarecimento de meu medico pois achei o nome muito feio para alçgo a vista dele tao simples. Por favor, gostaria de saber por que surge, se realmente não é serio, e o que se faz em tremos de tratamento. Esta doença faz sangramentos oa defecar ou é só devido a hemorroidas? Diestas é aconselhavel?Obrigada!

    LUIZ HENRIQUE LOPES - 12/08/2010

    poderia me indicar alguma clinica especializada em gastro onde eu pudesse ficar internado e tentar solucionar o meu problema. Tenho tentado por varios anos somente com medicamentos, mas gostaria de um acompanhamento mais completo ( exames, dietas, etc... ). BASICACAMENTE O PROBLEMA É COM REFLUXO.

    rose pinotti - 01/08/2010

    olá, gostaria de saber o que quer dizer.. (resultado da biopsia) o resultado é o seguinte... carcinoma de célula escamosas pouco diferenciada invasivo, paciente tem 58 anos, e não conseguimos consulta c medico p logo, vai demorar... e estamos preocupados... desde já agradeço se alguem puder traduzir isso p nós??!!! muito obrigada.. Rose

    Sara - 25/06/2010

    Apresento problemas de gases e apesar de fazer dieta alimentar não apresento melhores , assim desejo saber qual especialista devo procurar para um tratamento médico.Obrigada

    Roberta - 08/04/2010

    Tenho a barriga muito grande, bem desproporcional ao resto do corpo.Já procurei um médico que me disse que poderia ser gases, mas não fez nenhum exame pra saber. O que eu faço? Que especialidade médica eu devo procurar? Me ajudem, pois isso me constrange muito. Obrigado desde já

    noel botelho - 13/02/2010

    prescisamos de ajuda tenho uma filha de 16 anos que nasceu com refluxo fizemos tratamento ate 4 anos não obtendo exido foi feito uma cirurgia passou alguns anos voltou o refluxo com mais intencidade e mais violento ai outra vez teve que passar por outra cirurgia e agora ela sente muitas dores no estomago e ansias de vomito. A 1º cirurgia foi no hospital universitario de maringa. A 2º cirurgia foi no hospital pequeno principe de curitiba. GRATO