Neurologia a responsável pela saúde do sistema nervoso

Em resumo a neurologia é uma ciência que estuda distúrbios, patologias e tratamentos do sistema nervoso central e periférico.

Neuronios

A neurologia é a parte da medicina que estuda o sistema nervoso e suas doenças, tida como uma das áreas mais complexas da medicina, se não a mais complexa, pois o sistema nervoso ocupa o corpo todo, mas se concentra em um lugar só, no cérebro. Por mais que a medicina tenha avançado muito nos últimos milênios, não estamos nem perto de entender tudo o que acontece com o nosso sistema nervoso muito menos de descobrir a cura para todos os problemas que atingem o mesmo.

                       

Médico neurologista

O médico neurologista tem uma grande área de atuação, pois o cérebro está ligado a toda e qualquer parte do corpo humano. Apesar de termos muitos órgãos vitais, o mais vital de todos é o cérebro, pois é ele quem emite ordem para que os outros órgãos funcionem, seja um braço, perna ou até mesmo o coração.

É muito comum ouvir falar de transplante de coração, rim, pulmão entre outros, porém nunca se ouviu falar de transplante de cérebro, este é o órgão mais individual que existe. O neurologista trabalha com tratamentos cerebrais clínicos com uso de remédios e medicinas alternativas, quando é necessária intervenção cirúrgica a especialização é em neurocirurgia, que também é a atividade mais complexa das cirurgias.

Cerébro humano

Doenças do sistema nervoso

As doenças que acometem o sistema nervoso são diversas, e entre elas estão as mais graves, Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson, Alzheimer e Tumores cerebrais. Todas essas doenças têm tratamento para amenizar o problema, porém ainda não existe cura. Essas doenças são provenientes do sistema nervoso, e quando se manifestam não afetam somente o cérebro, mas também as partes do corpo que estejam perto do local da lesão, em geral os problemas se refletem nas funções físicas e motoras usuais em alguns casos estão relacionadas à perda de memória e outras perdas significativas como a falar, andar, escutar entre muitas outras.

Nesses casos além de acompanhamento neurológico são necessárias a presença de vários profissionais de outras áreas. Pelo fato de não existir cura para as doenças do sistema nervoso, a neurologia descobriu que o melhor a se fazer é preveni-las com boa alimentação, exercícios físicos e visitas médicas regulares, o cuidado com o cérebro é o mais importante, portanto se cuide, vá a um médico e respeite os limites do seu corpo para que as consequências de seus atos não o leve ao arrependimento.

Cabeça humana

Nos últimos anos a neurologia ganhou mais importância, sendo considerada a área principal no tratamento e diagnósticos de muitas doenças.

Veja mais sobre neurologista

1 voto



Haline
04/02/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. gostei e muito interessante gostei muito

    joseilma
    13/02/14 às 9:05 am
  2. eu gostei fala muitas coisas importantes

    maria eduarda
    13/02/14 às 9:02 am
  3. bom dia por favor preciso de uma informação se possível, por acaso uma pessoa que tem epilepsia pode engravidar e quais os maléficos que podem ocorrer tanto com a mae como com a criança e se a pessoa engravida e necessário que ela pare de tomar os remédios preciso muito dessa informação pois minha noiva sofre de epilepsia e tem medo de quando casarmos ela engravidar e ter c complicações tanto p ela como p o bebe

    robson pastorelli
    02/01/14 às 9:18 pm
  4. oi, eu queria uma ajuda de vcs, minha mãe ela tem 43 anos ultimamente não esta conseguindo falar direito, ela quer falar uma coisa acaba falando outra.se enrola nas palavras. nos ja fomos a 3 neurologistas, e nada ate agora resolveu. não sei mais o que faço.espero uma resposta, por favor.

    Priscila
    31/05/13 às 6:43 pm
  5. eu queria que voçeis da medicina indicase um neuro para trata da minha esposa ela tem um plobema muito serio na cabeça a cabeça dela fica queimando o sistema nevoso fica muito abalado moro em jundiai sp no momento que estou fasendo este comentario estou em pernambuco mias ja estou indo para jundiai pofavor min ajude estou disposto apagar estou muito abalado com a situaçao dela mande um email hugente

    edivaldo
    09/12/12 às 7:29 am
  6. ola minha mae esta com a cabeça inchada o qe pode ser?
    aguardo resposta

    waldenia
    21/10/12 às 10:32 pm
  7. Boa noite, a 7meses sofri um acidente de moto,bati forte a cabeca forte,mas estava com capacete…mas agora venho sentindo dores de cabeca constante,e so na parte da noite..ja fiz 2 exames de tomagrafia e nao deu em nada,gostaria de saber o que poderia ser essas dores na cabeca? Obg Debora

    debora
    08/08/12 às 12:09 am
  8. Tenho 44 anos e de uns dois anos para cá tenho esquecido das coisas recentes com muita facilidade.As vezes quero falar uma coisa e acabo falando outra que nao tem nada haver.Já fui a dois neuros , fiz tomografia e ressonancia do cranio e não deram diagnostico nenhum.Tomei nootropil, mas de nada adiantou.O que devo fazer agora?Devo procurar outro profissional?
    Aguardo resposta.
    Obrigada!

    telma
    22/07/12 às 11:40 am
  9. MINHA MAE TEVE ALZALMER TENHO 44 ANOS SOFRO DE DISTIMIA TENHO PANICO DE APANHAR ESSA MALDITA DOENÇA SEI QUE NÃO TEM CURA MAS VIVO COM MEDO PREFIRO MORRER POIS ASSISTI A DOENÇA DA MINHA QUERIDA MAE QUE TANTO AMAVA COMO POSSO SABER SE TEREI ESSA DOENÇA ESTOU TÃO ESQUEÇIDA

    MARIA MANUELA
    17/07/12 às 1:44 pm
  10. Ola Boa tarde, sofri uma queda ha uns 4 meses onde bati fortemente com a cabeca no chao, levei 9 pontos e fiquei em observacao por 48 horas no hospital onde fizeram apenas raio x e me liberaram, o caso eh que desde o ocorrido venho sentindo tonturas, que eram mais fortes nos primeiros dias mas hoje apos 4 meses ainda as sinto sempre que me deito e levanto ou mudo minha cabeca de posicao, parece ter afetado meu labirinto pois as vezes sinto meu ouvido tampando, minha duvida eh, pode ser algo mais grave´?

    Ana Paula Gil
    15/06/12 às 1:09 pm
  11. sofrir uma AVC, como o atendimento foi demorado fiquei com sequelas tomando todo lado esquerdo do corpo. Há possibilidade de recuperar os movimentos. Como?

    José Mareia Ribeiro
    15/05/12 às 8:07 pm
  12. Tive há seis meses atráz um infarto cerebral, graças a Deus não fiquei com nenmhuma sequela.
    Gostaria de saber se posso usar sandálias de salto (finos) ou outro tipo e também relaxar o cabelo, com produtos quimicos.
    Aguardo resposta
    Abraçosd

    Ivanilde Silva
    30/04/12 às 5:40 pm
  13. ola gostei muito desta página. gostaria de saber porque meu filho tem tanta caspa dês de criança ele já tem 16 anos e usou vários remédios passado pelo dermatologista e nem um deu resultado edna gostaria da resposta no meu email obg

    edna maria rodrigues de carvalho
    26/04/12 às 1:21 pm
  14. OI meu nome é Guilherme e eu tomo ocadil 2mg para ansiedade e biconcor 2,5mg, queria saber porque tem momentos que parece que tudo em mim ou melhor meu coração e etc parou cinto uma reação estranha que chego a pensar coisas ruins e da medo da reação, espero uma resposta no meu Email se possível obrigado fica com DEUS.

    Guilherme Lopes
    17/04/12 às 3:16 am
  15. Olá tenho um problema q está me incomodando muito, no meu dia/dia,sinto que quando falo com as pessoas salivo muito,por favor que especialista devo procurar p tratar esse problema,pq nao sei qem procurar, fico grato pela ajuda,

    roberto
    25/03/12 às 1:18 pm
  16. eu tenho um amigo que ele tem um problema
    o problema é que agente explica as coisas
    pra ele, ele não consegui entender nada
    eu gostaria de saber qual é esse problema
    que meu amigo tem.

    francisco de assis
    13/03/12 às 5:09 pm
  17. Olá,vou para o segundo ano do e.m.b. des de os 10anos de idade me entereso pela medicina,espero com fé em DEUS CONSEGUIR ser uma futura neurocirurgiã!

    Cristyelle
    20/12/11 às 2:13 pm
  18. Minha filha tem 21 anos e teve a 2 meses uma trombose cerebral, foi internada no HC por 15 dias e teve alta, mas os medicamentos que continua tomando nao estao dando o resultado esperado, pois o sangue continua grosso ( 1,62 ) e as dores de cabeça tb, os medicos nao deram o afastamento da empresa e ela nao tem recursos proprios, eu moro a mais de 500 km de distancia dela, no momento elka precisa descubrir a causa da trombose e a medicaçao correta para o tratamento, onde ela pode conseguir ajuda em SP ? Por favor se algum medico que seja hematologista puder se dispor a ajudar ficarei grata pelo resto de minha vida.

    Cassia
    05/12/11 às 7:32 am
  19. Olá, ontem eu sofri um acidente de carro, bati com a cabeça no pára-brisa, não tive nenhum corte, mas na noite que aconteceu passei a noite toda com dor de cabeça muito forte, hoje voltei a sentir dor novamente, é normal???

    Jaqueline
    04/09/11 às 9:17 pm
  20. Meu filho te 2 anos e meio e a mais ou menos um ano ele apresenta os seguintes sintomas :Fica sonolento e a voz fica fraca como se tivesse ficando sem voz, isso acontece antes de tudo, ai já sei q ele vai fica com crise, quando começa ele grita e se estica todo como se tivesse sentindo dor, pois estica os braços e as pernas, isso demora uns 5 segundos, ai depois ele fica só observando as pessoas ao seu redor e juntando saliva na boca por um bom tempo sem falar nem mexer, só com os olhos bem sonolento, depois de um bom tempo ele repete o grito bem longo de 5 segundo mais ou menos, ele se espreme dobrando os pés e mãos novamente, depois volta a ficar no mesmo estado com muita saliva na boca. Isso tudo ocorre durante 40 minutos ou 1 hora, mas sempre gritando e se esticando em vez em quando ,umas 5 vezes no período da crise. Quando volta ao normal é como se nada tivesse acontecido ou na maioria das vezes dorme em segunda.
    O neurologista que já fui disseram que é crise de ausência, por favor, me ajude a descobrir se realmente é isso,pois os exames,tanto resonancia e eletroecefalograma estão normais,só o primeiro eletro deu uma pequena alteração.e a resonancia acusou um cisto pineal que os neuros disseram que não tem nada a ver com as crises que ele tem,e que não afeta ele em nada.

    deborah taciana
    03/08/11 às 10:11 pm
  21. Ola queria saber porque tenho tanta dor de cabeça ,mas as vezes a dor fica so de um lado e é muito forte ,ja fui em medicos que me diseram que e sistema nervoso; agora fui em caminhada para um neuro .Sou muito nervosa me da vontade de estrangular um quando estou assim,nao estou me sentindo bem com esse problema preciso de ajudar .

    Rita de Cassia França Malikouski
    17/07/11 às 10:05 am
  22. ola ! bom tenho um filho de 6 anos, que é hinperativo.
    a médica neorologista dele passou o medicamento zargus[risperidona] deu o medicamento como me foi indicado ! mais na segunda dose ele ficou palido, com sensaçao de desmaio, dor no estomago, sem conseguir ficar em pé[só queria ficar deitado] queria saber se é comum esse tipo de reaçao. obrigado. lorena

    lorena de moraes
    08/07/11 às 1:42 pm
  23. Bom dia!!!
    Nunca li tantos problemas e pedidos de ajuda em um unico tema. O Dr nao vai responder a vcs. Imagine se ele respondesse a todos, ele nao trabalharia, ficaria aqui dando consultas gratis a distancia. Essa materia é so uma simples explicaçao das funçoes do cerebro.Procurem um medico e façam um exame detalhado antes que seja tarde. Deus pode tbm lhes dar a cura espiritual e porque nao a fisica? depende da fe de cada um. Um abraço a todos e que Deus possa confortar os coraçoes aflitos de cada um que postou aqui o seu pedido. Claudia.

    Claudia
    07/07/11 às 3:17 pm
  24. Tenho 44 anos e venho percebendo que a minha mémoria já não é a mesma. Às vezes percebo que estou muito aérea como se minha pressão estivesse muito baixa e meio raciocínio está muito lento. Esta semana tive um mal estar e comentei com minha colega que não me lembrava qual o caminho que tinha feito de volta para casa. Associei ao mal estar, mas será? Hoje passei uma vergonha absurda qudo afirmei que tinha perdido minha sombrinha no trabalho, e p/ minha decepção nas filmagens das câmeras fui eu mesma que havia pego a sombrinha. Estou arrasada e preocupada. O que devo fazer ou quem procurar?

    Mª Gorete
    21/06/11 às 5:33 pm
  25. oi minha mae teve fortes dores de cabeça a 11 dias atras levei ela para emergencia ela fez uma tomografia e discubrimos que ela teve um avc emorragico ela foi transferida para um outro hospital e eata aguardando uma angeografia cerebral so que a dois dias atras ela ta sem falar e sem andar pode ser sequelas desse problema? pode ser uma depressao? pois ela entende oque agente fala por favor min ajude to desesperada gente minha mae e tudo que eu tenho na minha vida infelismente dependemos do sus e voces sabem como e por favor min respondam o mais rapido possivel muito obrigado conto com a ajuda de vcs.

    ana cassia
    03/04/11 às 10:42 pm
  26. Até hj ñ recebi resposta, tive Avc H a 6 anos e 7 meses tive tálamo e lobo frontal afetado,ainda tenho sequelas mas o q mais me incomoda sãO as dores de cabeça, na ultima tomografia acusou gliose.Tenho muito medo de um outro Avc.
    no aguardo
    Bete.

    Elisabete
    01/04/11 às 8:54 pm
  27. GOSTO DO TRABALHO DE VCS ADOREI A MATERIA !!!!!!!

    nanda
    30/03/11 às 8:46 pm
  28. desculpem eu escrevi errado!mas só gostaria de agradecer por que vcs tiraram minhas dúvidas e dizer: continuem assim!!!

    nanda
    30/03/11 às 8:43 pm
  29. minha mae tem 53 anos e faz um mês e 13 dias que operou para colocar uma valvula na cabeça, por cistercicose, o bicho ainda se encontra em sua cabeça, mas ela gostaria de saber se é normal sentir dores de cabeça, tonturas leves e dores na pernas. Um pouco disso tudo pode ser depressao?, pois ela tem tido alguns sintomas. Obrigada.

    maria angela
    25/03/11 às 6:07 pm
  30. queria saber se é normal nao sentir o cerebro?..parece que tenho a cabeça oca–

    Alexandra
    14/03/11 às 6:39 pm
  31. Olá, estou cursando o 1 ano do ensino médio, e tenho mais que certeza de que quero fazer medicina, mais ligada a área de neurologia e neurocirurgia. Muita gente fala pra eu estudar muito e tal , mas não sei muito bem o que estudar, gostaria de receber dicas no meu email sobre o que estudar, opiniões , enfim dicas em geral que possam me ajudar ! obrigada !

    Laís
    28/02/11 às 3:29 pm
  32. Oi , meu nome é Mical moro atualmente em Tubarão (SC) pretendo fazer faculdade de Medicina , em especial neurologia e como na Unisul não tem … então vou tentar na UFSC ou UDESC em Floripa (SC) , ou até mesmo em São Carlos , mas de preferência aqui em SC mesmo …
    Tenho 16 anos e vou fazer o terceirão esse ano .
    Eu sei que é difíci passar nos testes para entrar em tais universidades citadas acima porém … sinceramente se fosse fácil não teria “graça” , né ?
    Quero fazer neurologia porque acho o cérebro o órgão mais interessante e importante do corpo humano *-* adoroo estudar tudo que é do cérebro então .. neurologia é uma boa .
    Uma ajudinha de como passar nos testes já está mais do que ótimo para mim .
    Se não fosse demais .. queria uma ajudinha de como falar com um neurologista profissional , só pra saber o quanto é fantástico ser neurologista e tal’

    Mical
    04/01/11 às 6:08 pm
  33. doutor a dez anos fiz um isame de eeg e constou que eu tinha lentificação e desorganização nos ritimos difusos o que a pessoa sente com esse poblema abadonei o tratamento vivo uma vida normal porem sinto meu celebro como estivese em camaralenta me esplique doutor por favor. obrigado

    wilian vagner
    26/12/10 às 7:39 pm
  34. Meu filho tem 4 anos e costuma fica molinho e cair ele revira os olhos querendo dismahar os médico fala q é pressão baixa mas discordo pois eles nem chega a verificar a pressão dele o q faço to desisperado não sei mais o q fazer mim ajuda por favor.

    leodecio
    15/10/10 às 10:03 pm
  35. tenho um amigo que bateu a cabeça em acidente de carro ficou em coma indizido agora esta em casa mas ele fala todo enrrolado olha pra voce te reconhece mas nao demostra nunhum a expressao e fica de cabeça baixa o poque isso acontece qual a possivel parte do cerebro podira ser afetada

    janaina bonani
    15/10/10 às 10:36 am
  36. oi meu nome e melani
    e quero saber sobre a saude do sistema nervoso.

    melani
    07/10/10 às 1:22 pm
  37. POR FAVOR LEIA-EU TENHO 37 ANOS E NOS ULTIMOS 8 ANOS EU TIVE 3 VEZES UMA FORTE DOR DE CABEÇA ACOMPANHADA DE FEBRE-VOMITO-E MUITO EMJOO.E TODA VES QUE ISSO OCOORE ME VEM L UM NOME QUE EU NÃO LEMBRO QUEM É.MAS QUANTO MAIS DEMORO A LEMBRAR MAIS TENHO VOMITO E A DOR DE CABEÇA É INSUPORTAVEL.QUANDO LEMBRO QUEM É A PESSOA E A QUE SE REFERE ,PEGO NO SONO E NO OUTRO DIA NÃO SINTO NADA ESTA TUDO NORMAL.POR FAVOR ME AJUDE ESTOU ASSUSTADO.48-99430188-MARCOS-

    MARCOSROSA_3@HOTMAIL.COM
    06/10/10 às 1:47 pm
  38. Olá.. Queria que enviasse pelo meu e-mail informações a respeito de um “prognostico” que possam me dar. Quando eu tinha 13 anos cai de bicleta, bati a cabeça e fiquei desmaiada mais ou menos meia hora. Desde daí tenho percebido que tenho esquecimentos frequentes de acontecimentos importantes ate e que não consigo/tenho dificuldade de recordar. Além de “achar” que tenham afetado meu processo de aprendizado, concentração. Nunca fiz exames pra saber se tenho alguma parte cerebral afetado. O que pode ser? Pode ter alguma relação?

    Priscila
    30/09/10 às 1:14 pm
  39. oi doto eu tenho 26 anos fico muito iritado com facilidade fui facer enzame de cabeça deu cefaleia e enfarmidade de origem vascular o que serara eu fico muito precupado

    dalmo
    28/09/10 às 11:20 am
  40. vou me engressar na are de neorologia porisso venho pedir ao opinao de vcs que ja esturao me ajende porfavor me passen oque posso para seguir na area de neorologia

    damocles
    21/09/10 às 1:03 pm
  41. ele fala balbuciando ñ consegue falar e isso é triste nos ajude por favor estamos mesmo desesperados.Obrigada

    renice de jesus ribeirocavalcante
    04/09/10 às 1:00 pm
  42. hoje 04/09/2010 meu võ teve um avc, ele perdeu a fala e seu corpo treme todo estamos desesperados ñ sabemoso q fazer estamos em um municipio e aqui ñ tem neuro. Obrigada

    renice de jesus ribeirocavalcante
    04/09/10 às 12:56 pm
  43. queridos senhores ,
    me chamo ,leonidas, e sou um vestibulando tentando ingressar na vida academica da biomedicina.
    pois bem semana passada estava tendo aula com meu professor formado em farmacia e biomedicina
    quando ele começou a falar sobre sistema cardiaco
    e tambem fez a seguinte pergunta “como age o caracao de uma pessoa quando a mesma esta em coma?”
    ninguem soube responder desta forma ele fez a explicaçao
    ,porem a explicaçao dada por ele me pareceu meio vaga
    foi este o motivo que venho a lhes mandar este e-mail.para q se voces podesem me ajudar
    explicando detalhadamente como funciona o sistema cardiaco e o sistema nervoso quando pacientes estao em coma…
    sem mais ,obrigado
    ass:leonidas.g.angelin

    leonidas gomes angelin
    18/08/10 às 1:58 pm
  44. ola gostaria de saber qual a corrante eletrica dos nervos do corpo humano, estou fazendo uma pesquisa escolar,
    pesso que respondam no seguinte email endryck2010@hotmail.com se pocivel preciso saber tbm se existe uma maneira de capitala com eletrodos de eletroencefalograma
    por favor me respoda o mais rapido possivel, desde ja agraço!

    endryck
    07/08/10 às 12:00 am
  45. Sou motorista de onibus rodoviario depois de uma queda que levei no alojamento bati com a cabeça no chao passei a ter crises convulsivas hoje tomo remedio controlado é possivel isso?

    Paulo Henrique
    12/07/10 às 7:16 pm
  46. estou no 1°ano do ensino médio e tenho plena certeza que quero fazer medicina e quero,ser neurocirurgiã mais preseso estudar muito queria um coselho de o que posso estudar.

    JÉSSICA CAROLINE
    17/04/10 às 9:16 am
  47. tive avc a 5 anos, e a area afetada foi o tálamo(nucleo geniculado medial)fiquei com surdez lado esquerdo e perda de visao parcial,paladar comprometido e membro superior direito hj ainda sem movimento e força,mais o que mais incomoda e a sensibilidade gelo,e gostaria de ajuda,qual especialista procurar p/ ter uma melhor qualidade de vida,ja fiz varios tratamentos e faço neuro,cardio,otorrino,e ate agora nada,me ajudem mme enviem um e-mail?

    elisabete domingues
    03/10/09 às 11:19 am
  48. olá meu nome é iara!
    estou cursando o 2ºano do ensino médio,e pretendo fazer faculdade de medicina em quatro areas uma delas é a neurologia,e sei que é muito dificil passar,por isso gostaria de estudar desde já!!
    peço-lhe ajuda!!
    espero uma resposta sua no meu e-mail!
    obrigada!
    iara

    iara dias
    08/05/09 às 3:24 pm