O que é a psiquiatria

Com certeza você já ouviu falar em psiquiatria, mas sabe exatamente o que é, e o que trato nesse aréa? Entenda sobre a psiquiatria:

Cérebro coloridoA Psiquiatria é a parte da medicina responsável pela saúde mental do ser humano, uma das medicinas mais complexas, a psiquiatria estuda, realiza prevenções, diagnostica trata as doenças que atacam nosso sistema central que é o cérebro e também realiza a reabilitação de pacientes que sofreram de doenças mentais.

Este é um campo de atuação muito amplo porque o cérebro é o responsável por todas as nossas ações não apenas motoras como também as psicológicas. Segundo a história, os primeiros registros de doenças psíquicas aconteceram antes mesmo do nascimento de Cristo, o que indica que este não é um problema apenas atual, desde aquela época, cientistas e médicos estuda os distúrbios mentais em busca da cura para estes problemas.

                       

Quais são os problemas tratados

As doenças são muito mais comuns do que imaginamos como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia, além de autismo, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer e dependências químicas. Os tratamentos só começam a ser realizados após um grande número de exames que comprovem mesmo que o paciente sofra de alguma doença, pois um diagnóstico errado pode levar o paciente a sérias complicações.

Pessoa com medo

Na hora de avaliar o doente mental o médico psiquiatra leva em consideração todos os fatores que compõem a existência humana como as perspectivas de vida, as atitudes psicológicas e a forma de se relacionar sociavelmente, além dos exames físicos como testes neurológicos, psicológicos, eletros, encefalograma e tudo que possa constatar de fato a doença, os psiquiatras são os únicos responsáveis pela saúde mental que podem utilizar deste tipo de exame para diagnósticos clínicos.

Crianças precisam de psiquiatria

A psiquiatria atua em todas as fases da vida humana, mesmo quando na infância a criança pode apresentar problemas psíquicos até a terceira idade. Se uma criança apresenta sinais de alguns do problemas citados acima, sim, elas precisam da psiquiatria. Porém, os tratamentos necessários para qualquer idade depende do problema.

Rosto de menino

Os tratamentos são feitos conforme o grau da doença do paciente e suas necessidades podem ser apenas consultas regulares ao psiquiatra para que exista o equilíbrio mental do paciente, pode ser através de remédios que geralmente contém as substâncias necessárias para que o paciente se normalize e também em casos mais graves há a internação em hospitais psiquiátricos, o período da internação depende exclusivamente da doença.

O psiquiatra não é responsável por doenças físicas como lesões e câncer, esta é a área da neurologia, não existe tratamento cirúrgico para doenças mentais e em muitos casos não existe nem cura, apenas o tratamento clínico para amenizar os sofrimentos sofridos por parte dos pacientes.

A psiquiatria é de extrema importância para a humanidade porque cuida de pessoas que sem o tratamento adequado representariam muito perigo para si mesmo e também para a sociedade.

Nesse vídeo do YouTube você entende melhor a diferença entre a psiquiatria, psicólogo e a psicanalista:

Jorge Forbes - diferenças entre psiquiatria, psicoterapia e psicanálise

Saiba mais sobre a psiquiatria e alguns transtornos:

Nenhum voto, seja o primeiro





Artigos relacionados


Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    amanda carla chatinha - 16/10/2013

    eu adorei este texto explica muito bem oq a psiquiatria trata e é melhor duke o pisicologo na minha opinião!!! quem faz ou ta fazndo a faculdade de psiquiatria qual aduração p uma pessoa se formar depois de quantos anos?

    cidelia - 17/11/2012

    Gostaria de saber se neurologista pode tratar de depressão? No rio de janeiro e difícil ter psiquiatra que aceita com plano de saúde.

    CINTIA - 15/08/2012

    é verdade mim não faz açao. O correto é para eu estudar!

    rodolpho maciel - 10/10/2011

    Olá Galera! Quero Fazer faculdade de medicina, e depois mim especializar em pisquiatria, estudo o primeirto ano, os dois, horario, tenho 18 anos, e pretendo se deus quiser futuramente mim especializar em pisquiatria. eu acho legal, bacana, e ao mesmo tempo interessante, e além de ser o meu trabalho eu vou tá fazendo conseguentemente uma boa ação ajudfadndo as pessoas amenizando problemas, sofrimentos, eu adoro ajuyda as pessoas, e mais feliz fico quando consigo ajudar mesmo.! Psiquiatria é cem duvida minha paixÃO. irei mim esforça e foca nós estudos para se torna um verdadeiro profissional."Obrigado pela atenção".!fuiii.!

    Ana - 05/10/2010

    Apesar de alguns erros grosseiros de portugues o texto está bem esclarecedor.

    Rui Garutti - 23/07/2009

    Boa Tarde! Tenho duvida se devo me consultar com psiquiatra ou com psicoloco. Uma unica vez que fui ao psicologo ele disse que não prescrevia remedios, imaginando que meu tratamento deva ser também medicamentoso, entendo então que devo ir ao psiquiatra. Estou correto? Obrigado por me ajudar, Rui