O que faz um médico especializado em angiologia

A angiologia é relacionada com a cardiologia e a cirurgia vascular. Conheça a importância e as funções desta área da medicina.

Caneta receita e estetoscopioA angiologia é a parte da medicina que estuda e trata das doenças dos vasos sanguíneos e dos vasos linfáticos. Atua juntamente com a cirurgia vascular, sendo este o modo de tratamento para as doenças detectadas pelo médico especializado. No Brasil, a angiologia não é reconhecida por si só, sendo unificada à Cirurgia Vascular. Em outros países como a França, porém, é conectada à Cardiologia.

Angiologia e Cirurgia Vascular

O médico especializado em angiologia é responsável por tratar de doenças vasculares que não necessitam de tratamento através de cirurgia, enquanto o cirurgião vascular realiza operações para corrigir artérias, veias e vasos linfáticos. As duas profissões estão sempre relacionadas.

         

Tratamento a laser

O tratamento mais procurado pelos pacientes que pode ser solucionado por um médico especializado em angiologia é o tratamento das varizes.

Angiologia e Cardiologia

O médico cardiologista estuda o coração, fazendo exames do tipo como eletrocardiograma, holter e eletrocardiografia. A angiologia também é relacionada à cardiologia, pois muitas vezes o médico especializado nesta área pode detectar o problema antes da consulta e da necessidade de procedimentos operatórios.

Consulta medica

No entanto, problemas cardíacos não são os únicos estudados pelo médico especializado em angiologia. Também são tratadas:

Arteriosclerose  – depósito excessivo de gordura, cálcio e outros elementos das artérias, fazendo com que a irrigação do sangue no corpo seja menor;

Insuficiência Vascular Cerebral  – obstrução das artérias vertebrais, que em seguida causam o acidente vascular cerebral;

Trombose Venosa Profunda – doença da coagulação do sangue nas veias, quando os vasos sanguíneos levam o sangue de volta ao coração em momento ou local desnecessário ou inadequado;

Trauma Vascular - destruição dos vasos sanguíneos, interrompendo o oxigênio nos tecidos, podendo levar á óbito;

Vasculite – inflamação dos vasos sanguíneos, podendo causar inflamação ou necrose;

Erisipela e linfagite - inflamação do derma e dos vasos linfáticos respectivamente, causando ferimentos na pele;

Aneurisma arterial - a dilatação e o enfraquecimento das artérias.

A angiologia é uma área da medicina muito importante, pois o médico nela especializado cuida dos vasos, artérias e das doenças que podem ser encontradas nessa parte do sistema circulatório, o mais importante para a sobrevivência dos seres vivos.

Para esclarecer mais dúvidas, assista ao vídeo O que faz um médico especializado em angiologia, do canal do Portal ZUN no Youtube.

O QUE FAZ UM MÉDICO ESPECIALIZADO EM ANGIOLOGIA

Saiba mais sobre médicos e suas funções

0 voto



Ana Maria
02/02/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. o medico angiologista trara de caibras

    samir sayour
    27/09/13 às 5:34 pm
  2. Meus braços estao enchados,e na lateral do meu seio e nas minhas axilas.Qual proficional medico devo consultar.

    marcia
    03/10/13 às 8:55 am
  3. Meu irmão está com uma ferida no pé causada por diabete tipo 1 ,foi encaminhado para um angiologista.Nesse caso, como angiologista irá avaliá-lo?

    eliana
    17/10/13 às 9:58 pm
  4. Bom dia,gostaria de um informaçao,si eu etou levando meu pai para o especialista certo,o problema e o seguinte meu pai tem 85 anos e vespecialista nessa aerea,por favor me der uma orientaçaoive si queixando com dores nas pernas,ele fala que tem horas que as pernas dele vai travar sentindo um peso enorme,sei que isso nao e normal,si for o caso vou traze-lo para aqui natal-rn,tenho a certeza que em petrolina-pe existe tambem por favor me der uma orientaçao como fazer-lo.obrigada.bernadeth viana

    Bernadeth viana
    28/11/13 às 11:32 am
  5. Boa tarde

    Tenho 45 anos, sou hipertensa, tomo Atenolol 50mg, 1 vezes por dia, é o único problema que tenho. Acordo todos os inchada e vou dormir inchada, não sei mais o que fazer para resolver isso. Faço atividade fisica 3 à 4 dias por semana, tenho uma alimentação controlada (indicado por uma nutricionista). A cada dois meses vou ao endocrino, devido ao sobrepeso. Gostaria de saber qual especialidade devo procura para tentar resolver meu problema.

    Obrigada

    Lia do Carmo

    Lia do Carmo
    04/12/13 às 4:44 pm
  6. Eu quebrei a perna e foi colocado uma protese de metal. Só que, quando fico sentado muito tempo a perna fica bastante inchada. Por que?

    Gerson Acioly de Lima
    07/01/14 às 10:36 am

X
Curta a página