O que faz um médico especializado em angiologia

A angiologia é relacionada com a cardiologia e a cirurgia vascular. Conheça a importância e as funções desta área da medicina.

Caneta receita e estetoscopioA angiologia é a parte da medicina que estuda e trata das doenças dos vasos sanguíneos e dos vasos linfáticos. Atua juntamente com a cirurgia vascular, sendo este o modo de tratamento para as doenças detectadas pelo médico especializado. No Brasil, a angiologia não é reconhecida por si só, sendo unificada à Cirurgia Vascular. Em outros países como a França, porém, é conectada à Cardiologia.

Angiologia e Cirurgia Vascular

O médico especializado em angiologia é responsável por tratar de doenças vasculares que não necessitam de tratamento através de cirurgia, enquanto o cirurgião vascular realiza operações para corrigir artérias, veias e vasos linfáticos. As duas profissões estão sempre relacionadas.

                       

Tratamento a laser

O tratamento mais procurado pelos pacientes que pode ser solucionado por um médico especializado em angiologia é o tratamento das varizes.

Angiologia e Cardiologia

O médico cardiologista estuda o coração, fazendo exames do tipo como eletrocardiograma, holter e eletrocardiografia. A angiologia também é relacionada à cardiologia, pois muitas vezes o médico especializado nesta área pode detectar o problema antes da consulta e da necessidade de procedimentos operatórios.

Consulta medica

No entanto, problemas cardíacos não são os únicos estudados pelo médico especializado em angiologia. Também são tratadas:

Arteriosclerose  – depósito excessivo de gordura, cálcio e outros elementos das artérias, fazendo com que a irrigação do sangue no corpo seja menor;

Insuficiência Vascular Cerebral  – obstrução das artérias vertebrais, que em seguida causam o acidente vascular cerebral;

Trombose Venosa Profunda – doença da coagulação do sangue nas veias, quando os vasos sanguíneos levam o sangue de volta ao coração em momento ou local desnecessário ou inadequado;

Trauma Vascular – destruição dos vasos sanguíneos, interrompendo o oxigênio nos tecidos, podendo levar á óbito;

Vasculite – inflamação dos vasos sanguíneos, podendo causar inflamação ou necrose;

Erisipela e linfagite – inflamação do derma e dos vasos linfáticos respectivamente, causando ferimentos na pele;

Aneurisma arterial – a dilatação e o enfraquecimento das artérias.

A angiologia é uma área da medicina muito importante, pois o médico nela especializado cuida dos vasos, artérias e das doenças que podem ser encontradas nessa parte do sistema circulatório, o mais importante para a sobrevivência dos seres vivos.

Para esclarecer mais dúvidas, assista ao vídeo O que faz um médico especializado em angiologia, do canal do Portal ZUN no Youtube.

O QUE FAZ UM MÉDICO ESPECIALIZADO EM ANGIOLOGIA

Saiba mais sobre médicos e suas funções

2 votos



Ana Maria
02/02/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    roselea ramos vanderlinder - 30/11/2010

    Doutor,gostaria de saber se a tratamento para erizipela,meu Pai tem 86 anos sofre do coração recentimente colocou marcapasso,e esta com essa doença nas pernas ,reve agua o dia todo e ele sente muitas dores,nos disseram que ele não pode tomar antibiotico,por causa do coração,e isso me deixou em duvida,não posso acreditar que verei meu Pai sofrendo até a morte por falta de tratamento por favor gostaria de receber uma resposta atraves do meu email,sem mais obrigada pela atenção.

    Aparecida soares - 30/11/2010

    Bom dia Dr estou com um problema na perna esquerda, tem uns dois dias que começou a queima so de um lado, estou preocupada, me diga o que faço, obrigado.

    Jair - 28/11/2010

    Doutor Estou com dormencia na perna esquerda ha 3 semanas. Tenho procurado caminhar mais, sem resultados. Tudo começou apos disturbios estomacais, ainda em fase de diagnostico. Tenho 64anos e sou fumante. No aguardo....Obrigado.

    Mara - 18/11/2010

    Oi,tenho varios vasinhos azuis nas pernas, será que posso fazer aplicação com lazer? não tenho dores, é somente por vaidade, sempre tive vergonha de mostrar minhas pernas. Qual profissional devo procurar? Grata Bjos

    Alana - 16/11/2010

    Oi gostaria de saber se exercicios caseiros abdominais,ex para gluteos e coxas são bom para as varizes? Beijo

    patricia - 10/11/2010

    Boa tarde DR ja faz mais de um ano que eu sinto os meus pes queimando e doendo so que eu engravidei neste ano e o meu pes incharam muito e a queimaçao e a dor continuou eu pensei que fosse da gravidez mas tem 20 dias que eu ganhei nenem e a queimacao aumentou e tbm estou sentido as juntas dos pes dura com durmencia toda noite,por jentileza me indique qual o medico que devo procurar para resolver o meu problema desde ja agradeço.

    Célio Silva. - 25/10/2010

    Boa tarde. Tenho 40 anos e sou Hipertenso,porém, controlo com medicamentos e sempre esta controlada. Porém, estava jogando futebol e derepente fui fazer um movimento e senti como se fosse um choque em minha perna esquerda,como se fosse uma distensão. Agora minha perna fica dolorida e dormente,e quando fico muito tempo em pé a dor fica mais intensa,as vezes queimante e a dormencia não passa. Gostaria de saber se isso foi decorrente da hipertensão,um derrame ou se foi contusão muscular? grato ,

    JULIO - 21/10/2010

    Boa tarde. Exagerei na esteira, na academia, e na caminhada, e há meses sinto minhas panturrilhas com uma fadiga intensa, e não tenho mais disposição nem para andar como antes. Qual especialidade médica devo procurar por ajuda? Tenho 40 anos.

    Binha - 19/10/2010

    Ola tenho 28 anos e desde os 10 anos tenho microvarizes na mão direita, depois da retirada do gesso. agora tenho varizes nas pernas e ja tive febre reumatica quando criança logo após aparecerem as primeiras manchas na mão parece picada de mosquito. que pode ser obrigada

    Marina - 17/10/2010

    Olá....tenho 19 anos e já tenho muitas varises em minhas pernas...ao que tudo indica seria de família...mas tbm usava muito salto alto quando mais nova ...isso tem alguma coisa a ver? mas tbm nunca senti nada...nunca tive nenhum problema nas pernas...o que me incomoda é olhar para elas e nao querer usar uma saia ou um short por causa dessas varises e no meu pé tbm tem d+++ ...teria alguma forma de recuperar a blz das minhas pernas e nao me preocupar mais ?

    francinete siqueira - 12/10/2010

    Oi, trabalho em pe, o dia todo, tenho algum fios de varises nas pernas, e sinto muitas dores nas penas, no corpo, e nas cadeiras( bumbum),sinto-me com muitas dores no corpo, e gostaria de saber se tem ligação entre dores nas pernas, e no corpo, e que medico especialista devo procurar.

    Rosemary - 08/10/2010

    Boa tarde ! Dr. ja à algum tempo tenho alguns nodulos de gordura nas pernas, ja retirei um na coxa do lado esquerdo, dizem que é hereditário, meu pai tem vários nas costas, acontece que de uns tempos pra ca sinto muito dor, tenho a impressão que estão imflamados. à mais ou menos 1 mes fiquei travada, não conseguia mexer minha perna esquerda, fui ate o médico e o mesmo disse que estava com o nervo ciático inflamado, me receitou uma caixa de antiflamatorio e disse que eu procurasse um médico vascular. Gostaria de uma orientação. Agradeço à atenção.

    Gisele - 02/10/2010

    Bom dia, gostatia de saber se o angiolista trata a vasculite ou é outro especialista?

    giovana - 01/10/2010

    Ola boa noite Dr td bem?Estou com uma duvida Tinha varizes e tenho linfedema e recentemente faz 7 dias fiz uma cirurgia das varizes e retirei as 2 veias safenas mais eu nao sinto uma parte de minha perna e nem os calcanhares isso é normal Dr? Por favor me ajude pois estou ficando preocupada

    marcia - 01/09/2010

    quando a pessoa sente o corpo queimando,as vezes a cabeça da a sensaçao de que esta fervendo,pode estar relacionado com veias e arterias?

    JACKSON VIANA - 31/08/2010

    Minhas pernas inccham constantamente, principa/e a panturrilha. Basta que eu esteja de pé para que a perna esquerda inche, pese e fique dura. Já passei em vários médicos vasculares e os mesmos disseram ser crônico devido a erisipela que tive a alguns anos atrás. O que fazer e a quem procurar? Obrigado

    Carlos Roberto Zanetti - 14/08/2010

    Quando faço caminhada minha panturrilha da perna direita após m/m 45' vai ficando dura como se fosse dar distensão, esquenta, e aí começa a pesar a perna até a mesma ficar dormente, chego não sentir a mesma, uma vez até tive uma queda, pois a mesma falhou total. Eu paro de caminhar, descanço alguns minutos faço alongamentos e volto a caminhar por mais ums 30', as vezes o problema se repete, as vezes não. Já procurei ajuda médica e não consigo resolver o problema. Obrigado

    severino avelino da silva - 22/06/2010

    Já faz alguns anos que sofro deste problema" Muitas dores nas pernas, fadiga, ardência e peso. A musculatura das panturrilhas parece ficar inflamado, dói muito. Sempre me tratei com cirurgião vascular, que disse ser varizes internas porque não tenho varizes salientes. A olho nun as pernas parece normais, mas sinto que as veias safenas também parece inflamadas. Às vezes dá uma melhorada, mas já percebir que a mudança de tempo também influi. Ultimamente me trato coma fórmula de Benzopirona e rotina, também tomo via oral Vecasten comprimido. Também massageio as pernas com Venalot creme. Mas, nunca melhoro por completo, estou sempre sofrendo. obg.

    Tiago - 27/04/2009

    minas maos e pés ficam coçando e falaram q é as veias me ajudar por favor

    julio - 18/04/2009

    sinto minhas pernas fica dormente só a noite quando estou deitado e parece que meu batimento cardíaco aumenta e começa Mêda um,as pontada na cabeça vcs pode me ajudar.