Oncologia a medicina do câncer

Oncologia médica tem como objeto de estudo o câncer em humanos, como é uma área vasta, ele se subdivide em especializações.

OncologiaA oncologia é a medicina totalmente responsável pelo câncer, o qual é um tipo de tecido humano formado por células que tem crescimento anormal, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, essas células são maléficas ao corpo humano devido ao problema de que elas não param de crescer podendo se espalhar pelo corpo todo causando mau funcionamento nos órgãos humanos e até mesmo levar uma pessoa à morte.

Estudo da oncologia

E essa responsabilidade enorme que envolve uma área bem extensa, ou seja, o oncologista estuda, faz o diagnóstico e indica o melhor tratamento para essa doença conhecida como câncer, porém o oncologista não trabalha sozinho, a oncologia ou cancerologia, nome que também essa especialização é conhecida pelos brasileiros, estuda apenas o câncer o que faz com que sua área de trabalho seja o corpo todo, e para o tratamento e cura dessa doença é necessário que o médico interaja junto a outros especialistas para resolver o problema, tendo contado direto como cirurgiões, enfermeiros, radioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outras areais.

                       

Câncer

Por ser um processo longo e grave, o câncer envolve todo o corpo humano, porque a doença deixa o paciente fragilizado fisicamente, emocionalmente e psicologicamente. As maneiras de tratamentos do câncer são radioterapia, quimioterapia hormonioterapia, cirurgia e nos casos mais graves a combinação de vários desses tratamentos.

Especialidades da oncologia médica

A oncologia também tem suas especialidades que são a oncologia clínica que é só o tratamento convencional sem cirurgia, oncologia cirúrgica que é o tratamento mais a cirurgia para retirada das células que causam a doença, e a oncologia pediátrica que estuda e trata o câncer infantil. Nos últimos anos a oncologia evolui muito para o tratamento dessa doença tão horrível, mas ainda é necessário mais.

Médica oncologista

Todo ano milhares de pessoas morrem por causa da doença no mundo todo, e para alguns tipos de câncer já existe a cura, mas para outras existem apenas tratamento que somente amenizam o sofrimento do paciente. Até onde pode chegar à capacidade dessa doença ainda é desconhecida para a oncologia, ma s a ciência junto à medicina avança cada dia mais para salvar vidas e erradicar a doença.

Para saber mais sobre a oncologia assista ao vídeo abaixo:

Médico oncologista - Dráuzio Varella

Leia mais sobre câncer

3 votes





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    monica - 20/04/2012

    gostaria sobre emagrecimento

    Nídia - 02/07/2009

    Que Salutar que a medicina convencional está abrindo-se para as terapias milenares , dentre elas a acupuntura, hj dita como medicina e terapia complementar mas que podem tb atuar na medicina preventiva.Parabéns pelo artigo

    Sra Daniela - 19/05/2009

    As causas do Terapeuta em Mesoterapia não introduzir mais profundamente sua agulha até o possível ponto hipodérmico, de acupuntura, mais profundo; e a causa de o Terapeuta em Acupuntura, ao retirar sua agulha, não se deter na derme para criar um ponto de mesoterapia.... http://www.mesopuncture.com/gimages/12.jpg