Oncologia a medicina do câncer

Oncologia médica tem como objeto de estudo o câncer em humanos, como é uma área vasta, ele se subdivide em especializações.

OncologiaA oncologia é a medicina totalmente responsável pelo câncer, o qual é um tipo de tecido humano formado por células que tem crescimento anormal, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, essas células são maléficas ao corpo humano devido ao problema de que elas não param de crescer podendo se espalhar pelo corpo todo causando mau funcionamento nos órgãos humanos e até mesmo levar uma pessoa à morte.

Estudo da oncologia

E essa responsabilidade enorme que envolve uma área bem extensa, ou seja, o oncologista estuda, faz o diagnóstico e indica o melhor tratamento para essa doença conhecida como câncer, porém o oncologista não trabalha sozinho, a oncologia ou cancerologia, nome que também essa especialização é conhecida pelos brasileiros, estuda apenas o câncer o que faz com que sua área de trabalho seja o corpo todo, e para o tratamento e cura dessa doença é necessário que o médico interaja junto a outros especialistas para resolver o problema, tendo contado direto como cirurgiões, enfermeiros, radioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outras areais.

                       

Câncer

Por ser um processo longo e grave, o câncer envolve todo o corpo humano, porque a doença deixa o paciente fragilizado fisicamente, emocionalmente e psicologicamente. As maneiras de tratamentos do câncer são radioterapia, quimioterapia hormonioterapia, cirurgia e nos casos mais graves a combinação de vários desses tratamentos.

Especialidades da oncologia médica

A oncologia também tem suas especialidades que são a oncologia clínica que é só o tratamento convencional sem cirurgia, oncologia cirúrgica que é o tratamento mais a cirurgia para retirada das células que causam a doença, e a oncologia pediátrica que estuda e trata o câncer infantil. Nos últimos anos a oncologia evolui muito para o tratamento dessa doença tão horrível, mas ainda é necessário mais.

Médica oncologista

Todo ano milhares de pessoas morrem por causa da doença no mundo todo, e para alguns tipos de câncer já existe a cura, mas para outras existem apenas tratamento que somente amenizam o sofrimento do paciente. Até onde pode chegar à capacidade dessa doença ainda é desconhecida para a oncologia, ma s a ciência junto à medicina avança cada dia mais para salvar vidas e erradicar a doença.

Para saber mais sobre a oncologia assista ao vídeo abaixo:

Médico oncologista - Dráuzio Varella

Leia mais sobre câncer

1 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Para se formar em oncologia precisa primeiro fazer bacharel em Medicina é?

    Dalyla
    06/02/14 às 5:57 pm
  2. Ola,
    Eu sou Nathalya e tenho 12 anos. Sempre quiz formar para a medicina para cardiologista, mas quando meu tio ficou com cancer no figado fiquei coriosa entao comecei a estudar.
    Entao quando ficar maior vou para oncologista pediatra!!
    Quero ajudar o mundo!!

    Nathaya Nascimento de Lima
    22/11/13 às 9:37 pm
  3. Nossa me ajudou muito, mas ainda tenho a minha duvida entre Oncologia Pediátrica e Oncologia Cirúrgica… Mais ainda tenho 3 anos para decidir, que Deus me ajude,

    Raphaela Sampaio
    13/11/13 às 10:51 pm
  4. Eu gostaria também de estudar oncologia para tratar as pessoas também mulheres grávidas que tem um alto risco na gravidez com cancêr e tratar outras pessoas também com essa mesma patologia .

    Patricia Rodrigues
    20/07/12 às 3:14 pm
  5. muito interessante e serve pra pessoas como eu ter acesso a informações sobre essa área da medicina que eu acho fascinante vou me especializar nessa área e pretendo ser uma ótima profissional !!! agradecida!

    Joicy Soares Fernandes
    02/07/12 às 3:23 pm
  6. Estou em dúvida do que fazer.Medicina Cancerologia Pediátrica,até agora foi o que me chamou mas atenção.Pretendo conhecer bem, estudar. Espero que eu siga nessa área garanto que a medicina vai ter uma grande médica, Se Deus Quiser.Muita coisa acontece comigo, como se fosse pra mim seguir essa carreira. Se Deus Quiser vai dar tudo certo.

    Maynara Maciel
    19/02/12 às 2:14 pm
  7. Adorei a materia sou muito nova ainda mas desde quando vi na novela a mulher cuidar do cancer da outra eu ja sei o que vou fazer medicina oncologica,só tenho 11 anos vou fazer 12 no dia 15/08/2011 mas ja penso em meu futuro…Então vou ser uma boa aluna e quando crescer fazer um vestibular para ser medica oncologista.

    thanisia
    04/08/11 às 10:11 am
  8. EU ADOREI, GOSTEI MUITO ,EU VOU FAZER MEDICINA E VOU SER ONCOLOGISTA CIRUGICA,GOSTEI MUITO DA MATERIA,OBRIGADA.

    EDNA TEIXEIRA LOPES
    19/03/10 às 2:48 pm