Otite externa sintomas

A otite externa nada mais é que uma infecção na pele do canal do ouvido que pode ser causada por fungos e bactérias.

Homem com dor de ouvido

Com o verão chegando à incidência de otites externas aumenta. A Otite Externa acontece na orelha, localizada antes do tímpano e pode acontecer após exposição prolongada à água em praias ou piscinas e traumas ocasionados por manipulação de cotonetes, palitos, tampa de caneta, entre outros. A umidade facilita a descamação da pele do conduto auditivo e a proliferação de germes levando a inflamação e infecção por bactérias ou fungos, por isso a otite é muito comum em nadadores.

Saiba mais sobre a otite externa, quais os sintomas e a melhor forma de tratamento.

Mais sobre Otite externa sintomas

Sintomas e tratamento

Dor de ouvido que piora se tocá-lo ou apertá-lo, sensação de ouvido tampado e prurido, em alguns casos pode ocorrer febre. O tratamento é baseado em antibióticos (geralmente gotas tópicas), analgésicos e anti-inflamatórios. Mas lembre-se que somente um médico poderá diagnosticar e receitar os remédios.

Médico e paciente

Como diagnosticar a otite

Somente um médico pode diagnosticar a otite, pois o mesmo se baseia em análises dos sinais e sintomas, além de realizar um exame no canal do ouvido com um aparelho específico como o otoscópio e o microscópio.

Exame de ouvido

Alguns cuidados simples como a proteção do ouvido durante o banho (para evitar entrada de água) e evitar novos traumatismos ocasionados por manipulação, podem ser adotados como método preventivo.

Dra. Renata Lopes Mori
otorrinolaringologista
Av. Nove de Julho, 4428. Jardim Paulista.
CEP 01406-100. São Paulo. SP
tel: 011 3815.2406 / 011 3815.4136
www.otorrinoweb.com.br

Quer saber mais sobre a otite externa? Então confira o vídeo do Youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre sintomas de doenças

15/12/11 por Dra Renata Lopes

   



Mais informações por email

Comentar