Perguntas mais frequentes sobre rinite alérgica

Rinite alérgica nada mais é que um conjunto de sintomas que ocorre quando entramos em contato com substâncias que causam alergia.

Rinite

- Quais os tipos de rinite e quais são as suas diferenças?
Toda rinite é uma inflamação da mucosa nasal, a diferença é a causa, o fator desencadeante.

- Como é feito o diagnóstico da rinite alérgica?
O diagnóstico é feito por um médico otorrinolaringologista através do quadro clínico e exame físico do paciente, algumas vezes são necessários exames mais específicos como nasofibroscopia e teste alérgico.

Mais sobre Perguntas mais frequentes sobre rinite alérgica

- A rinite alérgica não tem cura, o que o paciente pode fazer para evitar as crises?
Como não existe cura, o tratamento é baseado em: higiene ambiental, medicamentos orais e sprays nasais para evitar as crises.

- Qual o papel de medicamentos (spray, comprimido, vacinas) para o tratamento da rinite?
O objetivo é minimizar as crises para que elas sejam de curta duração e intensidade e pouco frequentes.

- O que as pessoas que têm rinite mais se queixam é dos espirros. Quais as principais causas dos espirros consecutivos?
Os espirros são uma defesa do organismo contra substâncias indesejáveis no nariz. O nariz tenta expulsar os alérgenos que estão causando a alergia.

- Os remédios não ajudam mesmo durante a crise?
Os medicamentos ajudam e muito, o que acontece é que algumas vezes temos que lançar mão de medicamentos diferentes ou em doses mais altas durante a crise. Pacientes que não melhoram durante a crise com a medicação provavelmente não estão com a medicação correta ou estão subtratados o que acontece frequentemente com a auto-prescrição, mas é claro que a melhora não é imediata e o melhor tratamento é a prevenção.

- A rinite pode levar a outras doenças respiratórias?
A rinite quando não tratada, pode ter algumas consequências e aumentar a incidência de outras doenças, uma delas é a sinusite. A asma também costuma piorar. A otite média secretora pode estar associada á rinite alérgica.

- A rinite pode causar queda no rendimento no trabalho ou escola?
Com certeza, pois pode causar dores de cabeça dificulta a concentração, atrapalha a respiração e o sono.

- A rinite piora no inverno?
São comuns os sintomas de rinite piorar no inverno quando o ar está mais frio, seco e poluído.

Dicas de higiene ambiental

Tirando pó

Cuidados com a casa

Retire tudo o que pode acumular poeira em sua casa; Se possível remova tapetes, carpetes, cortinas, pois acumulam ácaros e poeira; utilize tapetes finos e cortinas leves que possam ser lavadas. Prefira pisos frios e lisos, pois são mais fáceis de limpar; Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e o chão, se possível, diariamente; Permita boa ventilação e entrada de luz e sol em sua casa.

Quarto

Dê preferência a colchão de espuma com capa protetora, assim como o travesseiro. Os melhores travesseiros para alérgicos são os de poliéster; Use edredons, desde que não sejam de penas, ao invés de cobertores de lã e se possível, lave-os com regularidade. Lave roupas de cama semanalmente, se possível com água quente; Não permita animais de estimação ou fumaça de cigarro neste ambiente; Coloque as roupas no armário; e as de lã, em sacos plásticos fechados.

Local de trabalho

Tome bastante água durante o serviço. O ar condicionado seca o ambiente. Evite a fumaça de cigarros. Use máscara, quando indicado. Evite respirar gases. Incensos e produtos para odorização de ambientes devem ser evitados.

Animais de estimação

Podem causar alergia através da saliva, urina ou caspa dos pelos. Além disso, pelos ou penas podem acumular ácaros. Em consequência, especialmente os alérgicos devem evitar animais. Se possuir algum animal de estimação, banhe-o frequentemente (uma vez a cada 7-10 dias) ou prefira animais que não tenham pelos ou penas, como peixes e tartarugas. Mantenha-os longe do quarto.

Evitar os agentes irritantes

Evite ambientes com pessoas fumando ou lugares enfumaçados. Se possível, ninguém na casa deve fumar. Evite contato com substâncias que tenham cheiro forte (tintas, querosene etc.). Evite contato com as substâncias que fazem mal para você. Produtos de limpeza: use aqueles que não fazem mal. Use perfumes que não causam alergia ou não use perfume. Os produtos para higiene pessoal devem ser aqueles que não têm odores fortes e não contêm corantes e outras substâncias artificiais desnecessárias.

Dra. Renata Lopes Mori
otorrinolaringologista
Av. Nove de Julho, 4428. Jardim Paulista.
CEP 01406-100. São Paulo. SP
tel: 011 3815.2406 / 011 3815.4136
www.otorrinoweb.com.br

Quer saber mais sobre a rinite alérgica? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre gripes, resfriados e alergias

25/05/11 por Dra Renata Lopes

   



Mais informações por email

Comentar