Pigarro na garganta o que pode ser?

Descubra as causas e consequências do pigarro na garganta e quais as formas de trata-lo ou prevenir seu incômodo aparecimento.

Homem tossindoO pigarro trata-se de uma irritação na garganta, muitas vezes acompanhada de muco, que a deixa seca e causa grande incômodo. Além de desagradável e às vezes doloroso, ficar com pigarro na garganta pode dificultar a passagem do ar, ou seja, a respiração, e prejudicar as cordas vocais, causando rouquidão ou mesmo perda temporária da voz.

Confira as orientações a seguir para detectar a causa do pigarro em sua garganta e trata-la corretamente, vendo-se livre do famoso ruído “hum-hum” e todo o desconforto.

                       

Pigarro constante na garganta o que pode ser?

É comum que as pessoas tenham pigarro na garganta durante o outono e inverno, devido à baixa umidade do ar e às infecções típicas dessa época do ano, como gripes e resfriados, que geram maior concentração de células da defesa na via respiratória. Quadros de rinite ou sinusite também podem desencadeá-lo.

Em outros casos, porém, o pigarro na garganta pode significar algo mais sério, pois este é um dos primeiros sintomas de refluxo gastro-esofágico ou faringo-laríngeo (quando reflui-se o suco gástrico para o esôfago ou para a laringe), distúrbios digestivos e até mesmo doenças respiratórias. O pigarro também está associado ao tabagismo, que causa danos irreversíveis à garganta e aos demais órgãos (pulmões, pele e coração, principalmente).

Mulher com mão no pescoço

Pigarro constante na garganta tratamento

Depois de descobrir a causa do pigarro, inicie o tratamento adequado à sua situação consultando um médico de confiança. Não utilize pastilhas, pois estas apenas “mascaram” o incômodo por pouco tempo e não resolvem o problema verdadeiramente, e não tome qualquer medicamento sem orientação profissional.

Além disso, beba bastante água, com frequência, para hidratar a garganta. Repouse as cordas vocais o máximo que puder, evitando falar muito, e faça a limpeza constante da região, comendo uma maçã ou fazendo inalações de vapor e assoando o nariz logo em seguida.

Mulher bebendo água

Para ter uma boa saúde, evitar a irritação na garganta e não ser incomodado pelo pigarro, não deixe tomar medidas preventivas, como evitar o consumo excessivo de alimentos ácidos e gelados, agasalhar-se bem para se proteger do vento e manter a vacinação em dia.

Veja mais informações no vídeo:

Pigarro

Saiba mais sobre garganta e pigarro

7 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    deborah - 22/10/2013

    Fumo desde os 11 anos, hoje estou com 56, tenho DCPO. Sei ki não tem cura, mas gostaria de pelos menos descobrir um remedio paliativo a esse pigarro que me incomada ja ha tanto tempo, me sinto muito constrangida em certas situaçoes. Poderia me dar uma dica Drª?

    Luiz Serafim - 15/10/2013

    boa noite doutor,fui fumante por mais ou menos 40 anos e tenho pigarro que me encomoda muito quando vou falar para o publico.fico com a vóz sem brilho=sem esterio=mono e preciso ficar com aquele nescesidade ficar limpando a gaganta a todo minuto.peço a sua ajuda.

    adriana - 03/10/2013

    há dois meses tenho um pigarro insuportável na garganta, o que eu faço, quando vou dormir ele melhora.

    kaio - 24/09/2013

    olá queria fazer uma pergunta, é que minha mãe fumava ela parou de fumar e tem pigarro mais só que o pigarro dela nunca para ela sempre parece ta engasgada e com soluso..sera que tem cura??

    wesley de j. dias - 14/09/2013

    Gostaria de saber sua opiniao a respeito do que vou descrever. A poucos dias mais ou menos 4 dias passei a sentir irritaçao na garganta e algo preso a mesma como se fosse muco isto no primeiro dia, no segundo dia comecei a sofrer de uma leve rouquidao e agoara tem se aqravado e tem vezes que a rouquidao piora fazendo com que ha momentos que minha fala fica cortada mas ate o momento nao tenho sentido dificuldade de respirar usando as vias nasais. Trabalho em um Aeroporto onde ha muita fumaça de carros, veiculos movido a disel e fumaça expelida pelos avioes, pó e outras particulas. Atualmente so estou usando as pastilhas benalete que comecei a usar 14/09/13 para pelomenos ter um alivio na irritaçao e ver se melhora a rouquidao. Aquardo sua posisao ao mensionado acima.

    Yan - 13/09/2013

    Boa noite,Dr Renata Lopes,deixa eu dizer o que esta acontecendo tenho pigarro constante com um pouco de rouquidao que fica boa depois,fica ruim ae fui na medica ela me disse para tomar omeprazol 40mg durante 3 meses e me passou um exame para fazer a laringoscopia,ae fiz deu requicios de refluxo mais to tomando o remedio e nao vejo melhoras. pode me explicar melhor DEsde ja agradeço

    saulo - 07/09/2013

    boa tarde!tenho um pigarro constante a 10 anos, estava ate melhor, mas apos uma forte gripe ela ficou kais intensa...o que fazer?

    nascimeto - 04/09/2013

    bom dia, sinto uma censação muito forte,na garganta,de catarro preso. fico escarando a quase todo momento mas o alivio é por poucos instantes. ja mi consultei.uma vez o medico receitou um ante alergico e por alguns meses fiquei livre do mesmo voltei a mi consulta mas o medico pediu que evitasse alguns tipo de comida,mas não sinto nenho tipo se melhora.minha situação piora apos as refeições. quando criança tive muitas crise de GARGANTA E AS VESES AINDA SINTO. POR FAVOR MI AJUDE.

    natan - 18/06/2013

    poxa.... vou tentar mudar meus hábitos pós preciso muito de minha voz

    Luciene Pereira Santos - 14/01/2013

    tenho algo na minha garganta como uma pele quando respiro sinto como ventila ela

    edicleuma - 15/12/2012

    pigarro tem cura?faz dez anos que sofro com isso.

    sebastiao - 13/12/2012

    tenho um pigarro constante começou aos uns 15 dias tomei xarope pra tosse nao resolveu,como o pigarro e constante começei a perceber,que aumenta sempre quando me alimento.e a noite qundo vou dormia tomei motilium e pantoprazol tambem nao resolveu e agora o que sean que e?

    Aldineide Maria Da Silva - 20/10/2012

    Tenho um pigarro na minha garganta q não a gueto mais quando começa não que para aí começa mim falta o ar mim da logo dor de cabeça meu ouvido começa a doer mim ajude por favor q eu estou sofrendo muito com isso .

    ed barbosa - 17/10/2012

    Dra. por favor estou ha muitos meses sofrendo com uma tosse descontrolada,parece que estou com catarros na minha garganta e fico tossindo com muita força para ver se sai alguma coisa.tenho passado muita vergonha,pois sou ministrante falo bastante para o publico e isso tem sido mal para mim indique oq fazer,moro em salvador bahia..

    ELISEU - 13/10/2012

    BOA NOITE DRA.RENATA GOSTARIA MUITO DE OUVIR A SUA OPINIÃO. DE UNS DOIS MESES PARA K ESTOU ME SENTINDO MUITO MAL COM UM PIGARRO NA GARGANTA, É TÃO RUIM QUE QUANDO VEM NÃO CONSIGO ENGOLIR DA UMA SENSAÇÃO QUE VOU MORRER TAPA TUDO E NÃO CONSIGO ENGOLIR E NEM RESPIRAR POR FAVOR ME AJUDA.

    wiclif - 03/10/2012

    sou marceneiro e tem alguns dias q adquirir um pigarro q nao me largar ja fui no medico e dizem q nao e nada mais o pode ser?

    tamiris leone - 01/10/2012

    Boa tarde Dra Renata não sei mais o que fazer estou passando muito mal. vou tentar te descrever o que eu sinto, sinto uma coisa agarrada na garganta e muito mal estar no estomago, uma vontade de vomitar o tempo todo e refluxo diariamente e uma sensação de inchaço no estomago. por favor me ajude.Deus lhe abençoe.

    ledagis grimalde de amorim - 26/09/2012

    UM PIGARRO QUE NAO QUER SOLTAR DA GARGANTA DE JEITO NENHUM, JÁ PROCUREI MÉDICO DA ESPECIALIDADE MAIS ATÉ AGORA NÃO TIVE NENHUM SUCESSO POR FAVOR ME AJUDE NÃO TENHO MAIS PRAZER DE SAIR DE CASA, MINHA BOCA RESSECA MUITO PRINCIPALMENTE A NOITE FICO COM A LÍNGUA MUITO GROSSA , ASPERA E SEM NENHUMA SALIVA FAÇA ALGUMA COISA POR MIM, QUE DEUS LHE RECOMPENSARÁ MUITO OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA

    fernanda - 11/08/2012

    eu to com algo preso na garganta e sinto como se tivesse uma secreçao na garganta que nao sai assim como esse negocio na minha garganta eu ja tomei xaropes mas nada faz esse negocio sair da minha garganta gostaria de saber o que devo fazer

    luiz carlos gueler - 27/01/2012

    boa noite Dra. Renata Lopes estou com uma duvida vou te explicar meu problema ja faz uns 2 messes que me sinto assim como se tivesse uma bola na garganta uma sensasao de prisao na garganta tenho que ficar limpando a gargata toda ora sabe i um mal estar na garganta gostaria de saber o que pode ser e o que fazer ok se puder me responder agradeço muito pois estou ficando doido com essa coisa penso ate de ter uma coisa pior na garganta por favor vc pode me ajudar muito obrigado desde ja