Pulmões saudáveis são responsabilidades da Pneumologia

A Pneumologia é uma área da medicina que busca prevenir e tratar doenças e outras complicações que acometem os pulmões.

Pulmões

Os pulmões são considerados órgãos vitais, não apenas ao sistema respiratório, mas para todo o organismo. A Pneumologia, por sua vez, é a principal responsável pela solução dos problemas e a manutenção da saúde desta região do corpo.

O que é Pneumologia?

Como o nome já indica, Pneumologia é a especialidade da medicina que se ocupa da saúde do pulmão. Apesar de ser pouco conhecida, é uma área médica que obtém muitos avanços e proporciona aos pacientes grandes chances de amenizar e curar doenças provenientes do sistema respiratório.

O médico pneumologista é muito importante, pois seu cuidado especial com os pulmões permite que sejam diagnosticadas quaisquer complicações, a fim de realizar um tratamento correto e o menos invasivo possível.

Pneumologistas

Doenças dos pulmões tratadas pela Pneumologia

As doenças pulmonares tratadas pelo pneumatologista são inúmeras, porém algumas são bem conhecidas da população, como asma, enfisema pulmonar, apneia do sono, bronquite e pneumonia.

Em alguns casos, o problema é crônico e não possui cura, apenas tratamento para amenizar os sofrimentos do paciente. Já em outros, de doenças provenientes de bactérias e vírus, há possibilidade de cura através de tratamento clínico ou cirúrgico, como no caso do câncer no pulmão.

Grande parte das doenças que não crônicas é causada pelo uso ativo ou passivo do cigarro. Isso significa que, mesmo que não fume, se você estiver perto de alguém que está tragando irá respirar o ar contaminado e sofrer os danos da mesma forma. Portanto, visite um especialista em Pneumologia com uma certa regularidade e respire sempre o ar mais puro que puder.

No vídeo a seguir, um médico dá mais informações sobre esta especialidade:

Saiba mais sobre o sistema respiratório

05/02/09 por Portal Medicos

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Meu pai fez uma tomo,e a conclusão foi: sinais da dpoc, opacidades pulmonares na lingula de aspecto atelectásico associado a algumas areas de atenuação de "vidro fosco", com pequenas bronquiectásias a favor de alteração pós inflamatória/infecciosa.recomenda-se controle evolutivo.linfonodos mediastinal e hilar, pouco aumentados(reacionáis?)

    jussara maria casagrande

    07/02/17

  2. Recebi um raio x de pulmao pa e perfil dizendo o seguinte ;reforço vaso-brônquico para as regioes peri-hiliares.hipertrofia ventricular esquerda, acompanhando alongamento aórtico e estase pulmonar.o que eu tenho? vou mostrar ao clínico só semana que vem, não vou aguentar de ansiedade. já tô tomando antibiótico.

    telma lira

    25/07/14

  3. Boa tarde gostaria de saber o que são: lifonodos evidencias nas cadeias mediastinais a maior delas na regiao subcarinal com cerca de 14mm desde ja agradeço

    vinicius vasconcelos

    06/01/14

  4. Gostaria de saber. o que é pulmões pouco expandidos. obrigada..

    claudia

    09/10/13

  5. Olá! meu pai é cardíaco a 12 anos, foi fumante durante 10 anos, sendo que agora ele ganhou pneumonia, e aos poucos sente muita falta de ar e esta lentamente perdendo a voz, juntamente se sente extremamente cansado com respiração em movimento rápido. nos exames feitos do pulmão diz-se o seguinte: distúrbio ventilatório misto (combinado) grave, sem variação significativa após broncodilatador. teria algum diagnóstico? algum especialista para indicar? aguardamos ansiosamente uma resposta! att. andressa

    andressa

    18/08/12

  6. Gostaria de saber o que é linfonodo calcificado hilar à esquerda med.cerca de 8mm. pois meu esposo fez uma tomogragia computadorizada, e tambem presença linfonodos mediastinais , menores que 10mm de diametro,e nodulos calcificado medindo cerca de 9mm de diamentro.estou preoculpada,pois não sei o que é . ja estamos com consulta marcada . espero resposta o mais rapido possivel. obrigada.

    luciana

    29/10/11

  7. Bom dia.fiz raio x. -pulmões expandidos -área cardíaca normal -seios costo frênicos livres -calcificaçôes bihilares -aumento da trama vascular também fiz um eletrocardiograma deu normal. tenho 43 anos.o que eu tenho.obrigada.

    ana angelica ribas

    27/07/11

  8. Olá ...sou estudante de enfermagem ,e gostaria muito de saber sobre congestão pulmonar,como ocorre,causa,tratamentos e profilaxia .preciso apresentar um seminario sobre o assunto com figuras de congestão pulmonar ,mas tudo que encontro sobre o assunto é muito vago .aguardo contato,desde já obrigada

    gisele

    19/11/10

  9. Oi... gostaria que me respondessem á uma pergunta só pra eu ficar mais tranquila o que é linfonodo calcificado em regiao hilar esquerda já tenho marcado um pneumologista obrigado...

    denilda gabriela

    31/08/10

Comentar