Radiologia o grande auxílio da medicina

A radiologia é a especialidade da medicina que aplica a tecnologia imagiológica como o raio X para diagnósticos e tratamentos.

Especialidade em radiologiaA radiologia é o ramo da medicina que trata o estudo da aplicação da tecnologia imagiológica como a radiação e o raio X para diagnosticar e tratar doenças. O médico radiologista é o responsável por realizar os exames, análise e interpretação das imagens obtidas através do raio X e radiação, além de emissão dos laudos e relatórios.

Saiba mais sobre a importância da área da radiologia para a medicina.

                       

Importância da radiologia para a medicina

A radiologia tem sido usada por mais de um século, utilizando a tecnologia do imageamento que é capaz de diagnosticar e tratar condições médicas, sendo o alicerce fundamental no ramo da saúde nos últimos tempos.

A energia eletromagnética da radiologia é capaz de produzir imagens muito visíveis, por isso os médicos utilizam essa tecnologia para tratar e também monitorar ferimentos e doenças como o câncer.

Médico radiologista

Tipos de radiologia

A radiologia é dividida em dois distintos campos que são o Diagnóstico e o Terapêutico. A radiologia de Diagnóstico é usada pela medicina para diagnosticar condições que a pessoa se encontra utilizando vários tipos de diferentes imagens. Isso auxilia e permite que o médico olhe no interior do corpo humano.

Já a radiologia terapêutica auxilia no tratamento do câncer e de outras doenças, ou seja, ela trata e pode até mesmo curar várias formas de câncer. A radiologia terapêutica também é usada para tratar doenças em que o próprio sistema imune ataca o organismo.

Médico radiologista 1

Onde a radiologia é usada

A radiologia é usada em odontologia, veterinária, medicina, metalúrgica (estudos de soldas, peças entre outros), esterilização (para eliminação de fungos e bactérias através de radiação), científica (pesquisas e estudos) e projetos (desenvolvimento de equipamentos médicos).

Radiologia em animais

Saiba que para exercer a especialidade da radiologia é preciso ter a formação de 6 anos em faculdade de Medicina, e depois se especializar durante 3 anos para Residência Médica em Radiologia.

Para saber mais sobre o que faz o profissional em radiologia assista ao vídeo do Youtube:

As profissões de Técnico e Tecnólogo em Radiologia (HD) - Playmagem

Saiba mais sobre outras especialidades médicas

Nenhum voto, seja o primeiro



Haline
05/02/09


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook