Reumatologia ciência responsável pelo movimento

A reumatologia é a área da medicina que cuida das doenças reumáticas, ou seja, dos problemas nas articulações. Saiba mais:

Corpo Humano articulações

Algumas pessoas sentem muitas dores nas articulações do corpo, logo é necessário buscar o um médico profissional dessa área da medicina, conhecido como reumatologista.

As causas para essas dores são diversas, e as dores podem ser classificadas de diferentes maneiras dentro da reumatologia. Assim como o tratamento e suas consequências podem variar muito. Entenda mais:

O que é a reumatologia

Dores na mão

A reumatologia é a área médica responsável pelo estudo, descoberta e tratamento de doenças reumáticas. Essas doenças se dão nas articulações, no colágeno, nos ossos e tecidos conjuntivos que pode ser chamado de juntas.

As doenças reumáticas não são graves, nenhuma delas levam à morte, porém todas elas são dolorosas, não há cura para o reumatismo apenas tratamentos que aliviem o sofrimento do paciente.

As doenças são muitas, porém as mais conhecidas são: gota, artrite, artrose, osteoporose, fibromialgia, febre reumática, tendinite, bursite, e doenças que atacam a coluna vertebral, algumas dessas doenças são degenerativas, ou seja, causa desgaste, no pior dos casos o paciente pode perder certos movimentos e funções motoras devida à gravidade da doença.

Quais são os tratamentos

Fisioterapia

A função do reumatologista, médico especialista dessa área é diagnosticar essas doenças e indicar o melhor tratamento. Geralmente os tratamentos são feitos com remédios, anti-inflamatórios e analgésicos, tanto para aliviar a dor quanto para melhorar o problema, outras formas de tratamento também são a fisioterapia, a prática exercícios físicos além da redução de peso. Em alguns casos o problema pode ser crônico prolongando os métodos de tratamento, lembrando que existem vários tipos de reumatismos diferentes, sendo assim, os tratamentos variados para cada paciente. Os tratamentos tem como função melhorar as dores e fazer as articulações voltarem aos poucos a ter suas funcionalidades normalizadas.

O reumatismo apesar da falta de atenção é uma doença grave que pode ter sérias consequências como deformidades físicas, só no Brasil são mais de 15 milhões de portadores de doenças reumáticas e essas doenças podem ocorrer em qualquer idade, portanto fique atento a dores muito fortes no corpo, nos músculos e articulações e a qualquer sinal de preocupação é aconselhável que se faça uma visita ao reumatologista.

Nesse vídeo do youtube você confere mais detalhes sobre a artrite, uma doença reumática:

Saiba mais sobre doenças reumáticas:

06/02/09 por Portal Medicos

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Tenho umas dores na perna direita,do tipo fisgadas fortes do lado direito,exatamente na coxa,estou muito preoculpada !o que eu devo fazerobrigado.

    terezinha

    26/02/12

  2. Estou com dores no braço, mas so quando estou andando, as vezes doi o peito tb. ja fui no cardio nao e, fui no ortopedista me disse que e muscular, mas o remedio nao esta fazendo efeito. e os exercicios nao estao dando resultado. estou preocupado.....

    edmar

    11/02/12

  3. Gostaria de saber sobre reomatismo no sangue,quais os sintomas em crianças,e se há perigo caso não seja sintomático.tenho uma criança de 5 anos com o problema

    crisley

    22/07/11

  4. Gostaria de receber email sobre artrite e esporao calcaneo e qual especialidade medica devo procurar

    madorcilha

    25/12/09

Comentar

Veja Também

Neurologia a responsável pela saúde do sistema nervoso