Home » H » Hematologia

A Hematologia estuda o sangue

Ainda que não saiba muito a respeito da Hematologia, em algum momento da vida você recorreu ou irá recorrer a ela. Conheça esta área.

Frascos de sangue

A Hematologia é, tecnicamente, uma mistura de Medicina, Biologia e Farmácia. Trata-se de uma especialidade médica que estuda as propriedades sanguíneas, analisando causas e tratamentos de doenças que afetam o sangue.

Origem do termo Hematologia

O sangue humano é divido em três tipos de células, e cada uma delas desempenha uma função: os glóbulos brancos ou leucócitos, que realizam a defesa do organismo contra agentes invasores, as plaquetas, que fazem a coagulação no caso de feridas, e os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, que carregam proteína para nutrir o corpo e deixam o sangue com a coloração avermelhada.

A área foi batizada como Hematologia para significar “estudo do sangue”, remetendo a estes três componentes. Cada um deles possui uma quantidade mínima e máxima considerada saudável no organismo. Qualquer falta ou sobra significa que algo está errado, e o objetivo da especialidade é justamente, entre outras coisas, descobrir o que.

Atuação da Hematologia

Hemácias do sangue

O hematologista é um cientista responsável pelos exames e estudos sobre o sangue. Não examina pessoas, apenas realiza pesquisas. O serviço na área da Hematologia concentra-se basicamente em laboratórios, pois o trabalho é iniciado apenas quando o médico percebe algo de diferente em algum paciente e o encaminha para exames de sangue.

Então, o profissional hematologista analisa a amostra de corrente sanguínea e encaminha os resultados para o médico, que finalmente indicará o melhor tratamento para o problema.  São diversos os tipos de doenças provenientes do sangue, e entre as mais comuns estão a anemia e a leucemia.

Os tratamentos são realizados a partir de remédios ou transfusão de sangue e medula óssea, por isso a doação de sangue é tão importante. Milhões de pessoas sofrem com doenças hematológicas por ano, e a Hematologia sozinha não pode solucionar a questão. É necessária também a consciência do ser humano para ajudar o próximo. Por isso, doe sangue e salve vidas!

Confira no vídeo algumas curiosidades da Hematologia:

Tags: , ,
Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar