Home » P » Pediatria

A pediatria é fundamental para um mundo mais saudável

Saiba mais sobre o que é a Pediatria e de que forma esta área da Medicina contribui para que as crianças tenham uma vida mais saudável.

Consulta com pediatra (1)

Uma das especialidades médicas mais conhecidas do mundo, a Pediatria é a área que cuida saúde das crianças. O trabalho de um pediatra, médico dessa área, começa logo nas primeiras horas de vida de um ser humano, quando um bebê acaba de nascer e precisa passar pelos primeiros exames.

Depois, a função do especialista em Pediatria consiste-se em prevenir e tratar doenças, acompanhando o crescimento dos pacientes.

Evolução da Pediatria ao redor do mundo

A Pediatria surgiu com a preocupação que os antepassados tinham com as mortes neonatais, que possuíam taxas elevadas. Veio daí a necessidade de descobrir os motivos das mortes e também o tratamento de prevenção para essas fatalidades.

Com o avanço significativo da medicina nessa área, aos poucos o mundo foi se tornando mais saudável e aumentou sua expectativa de vida, diminuindo também o índice de mortalidade infantil. Também existem algumas ramificações pediátricas, como a Odontopediatria, a Oncologia Pediátrica e a Nutrição Infantil.

Consulta com pediatra (2)

Atualmente, o pediatra é de extrema importância para que o ser humano se torne um adulto saudável e tenha possibilidade de chegar à terceira idade, por causa da realização de tratamentos preventivos que irão garantir uma boa saúde durante a vida.

Importância da Pediatria para o mundo

Os benefícios da área são inúmeros, pois os cuidados adequados logo na infância podem prevenir inúmeras doenças que futuramente podem causar graves problemas de saúde (como a obesidade, por exemplo).

A Pediatria não visa apenas à saúde da criança para seu bem estar individual, mas também a saúde familiar como um todo. Por isso, os médicos aconselham e fazem um acompanhamento junto à família, para que a criança seja amparada dentro e fora do consultório.

Pediatras estão presentes na infância do mundo todo, mas isso anda não é o suficiente para o mundo que todos esperam. O ideal seria que todas as crianças, independentemente de cor, classe social e país recebessem atendimento médico; isso com certeza faria a diferença. Portanto, mamães e papais, lembrem-se de que a Pediatria é de extrema importância para que seus filhos cresçam fortes e saudáveis e façam parte do mundo mais saudável que tanto desejamos.

No vídeo, confira o depoimento de um pediatra sobre sua profissão.

Tags: , , ,
Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar