A psicologia na saúde humana

A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, ou seja, aquilo que motivo determinado comportamento.

Psicologia

A psicologia é a especialidade que realiza estudos científicos do pensamento, da percepção, da intuição, da emoção, da aprendizagem, do comportamento humano e de suas maneiras de se relacionar e interagir com a sociedade a sua volta. A psicologia é uma parte da medicina que estuda a mente humana sem deixar de levar em consideração o estado físico, ou seja, é a saúde mental aliado à saúde física.

Saiba mais sobre a importância da psicologia para a saúde humana.

Psicologia na medicina

Com a introdução da psicologia na saúde humana, várias formas de enfrentar certos tipos de doenças e de tratamentos, foram encaradas com outros olhos pela medicina. A área de atuação de um psicólogo é o cérebro, mas sem dissociá-lo em momento algum do corpo, diferentemente da psiquiatria que estuda apenas o cérebro e suas doenças, os psicólogos estudam o cérebro e as causas de doenças que se refletem no corpo.

As doenças que atingem o ser humano no cérebro e que são refletidas no corpo são inúmeras, citando algumas delas você logo perceberá que não são tão incomuns assim, anorexia, amnésia, ansiedade, desvio de caráter, ciúmes, fobias em geral, complexos em geral, depressão, estresse, mentira, neurose, sonhos, são quase todas, atividades e atitudes normais do ser humano, mas que se ocorrida com exageros são sinais de que a mente não está tão bem quanto parece. E essas atitudes podem levar a formas diferentes de comportamento, agressividade e até a morte.

Psicologia na medicina 1

Como trabalha um psicólogo

As formas de tratamento do psicólogo são as psicanálises, consultas periódicas para o reconhecimento da doença por parte do paciente e o tratamento mental, essas consultas em geral surtem efeitos positivos e eficazes, em alguns casos é necessário também o auxílio de remédios para que a recuperação seja mais rápida.

Psicologa

Ao todo a psicologia coloca em prática o verdadeiro significado de saúde, que é o equilíbrio entre o corpo e a mente e o seu objetivo maior é estabelecer a união bio-psico-social em todo ser humano, para tornar o mundo e a sociedade atual em um povo mentalmente saudável e fazer valer o lema do psicólogo que é, mente sã, corpo são.

Veja no vídeo do Youtube sobre o curso de psicologia:

Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • jurema rocha

    06/05/09

    Me sinto doente estou muito confusa nao sei o que se passa comigo.
    responder

Comentar