Cancerologia uma área muito abrangente

A cancerologia é o estudo dos estudos relativos ao câncer. O especialista na área precisa se dedicar muito para cuidar dos pacientes.

Cancerologia uma área muito abrangenteMuitos quando ouvem falar de cancerologia já sabem do que se trata por associar uma palavra à outra, porém desconhecem que o nome mais comum para este área da medicina é oncologia que significa estudo dos tumores.

A cancerologia é absolutamente a mesma coisa, o significado completo na verdade é o estudo dos tumores malignos, a forma como a doença se desenvolve no organismo humano e o tratamento para esta doença, ou seja, de acordo com o que a maioria pensa cancerologia é a prevenção, estudo e tratamento do câncer.

Cancerologia o que é

O oncologista, que é como é chamado o médico dessa área, tem a função de diagnosticar as células cancerígenas, identificar o tipo de câncer e a fase em que se encontra o tumor e indicar o melhor tipo de tratamento para que estas células sejam retiradas ou erradicadas do corpo o quanto antes.

medicos de branco

Assim como cada tipo de doença tem seu tratamento com o câncer ocorre o mesmo, para cada fase do tumor há um tratamento diferente estes tratamentos são divididos em quatro etapas, hormonioterapia, radioterapia, quimioterapia e cirurgia, em alguns casos chegam a ser necessário a combinação de dois ou mais tratamentos.

Características da cancerologia

A cancerologia é uma área muito abrangente porque envolve todas as partes do corpo humano seja a pele, o coração, os ossos, o cérebro, e não apenas partes específicas como em qualquer outro ramo da medicina.

A oncologia envolve tanta coisa que essa única especialidade é subdividida em três outras especialidades sendo elas: Cancerologia Clínica que recebe também o nome de oncologia clínica que cuida da origem, dos sintomas e das modificações ocorrentes dos tumores em geral. Cancerologia cirúrgica que atua na área intervenções cirúrgicas dos tumores.

Médicos

E por fim a Cancerologia pediátrica que cuida especificamente de câncer infantil. Cancerologia é uma das ramificações mais complicadas e sérias que existem na medicina até hoje, pois trata de uma das piores doenças que assolam o ser humano o câncer.

Para mais informações veja o depoimento do Dr. Dráuzio Varella, médico oncologista.

Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • roberto

    30/04/16

    O cancerologista cirurgião pode realizar cirurgia de retirada total de tireoide, não sendo diagnosticado cancer?
    responder
  • ivaneide

    22/06/11

    Boa tarde, tenho 24 anos ,fiz uma cirurgia ha um ano atras pra retirar um nódulo na virilha, hoje sinto umas dores na perna e um caroço diferente do anterior,tenho caso de cancer na familia gostaria de saber o que pode ser isso?
    responder

Comentar