Cardiologia uma das mais importantes especialidades médicas

Saiba mais sobre o que é a especialidade da Cardiologia e quais são exatamente seu objeto de estudo e sua importância na vida das pessoas.

Cardiologista

A Cardiologia é uma das áreas da medicina mais conhecidas e que conquista cada vez mais pacientes de todas as idades. Ocupa-se do estudo do sistema cardiovascular, formado pelo coração e os vasos sanguíneos.

Importância da Cardiologia

O coração é o segundo órgão mais importante do corpo humano, pois é graças a ele que temos o sangue bombeado para o resto do corpo e assim mantemos todos os outros órgãos funcionando. Isso porque o sangue é responsável por levar nutrientes e oxigênio para as células, além de possuir a defesa do organismo contra agentes estranhos.

Portanto, o médico cardiologista é necessário em qualquer lugar e para qualquer pessoa. Independentemente do seu estilo de vida, seja atlético (com prática regular de exercícios) ou sedentário (passando a maior parte do tempo parado), é sempre bom fazer exames cardiológicos regularmente, porque as doenças que acometem o coração são muitas.

Complicações tratadas pela Cardiologia

Coração

Entre os principais fatores que podem resultar em complicações cardiológicas estão a Hipertensão (ou pressão alta), que faz o coração bombear sangue com força demais, e o Colesterol, que obstrui os vasos sanguíneos e impede a circulação do sangue. Podem causar enfarto ou arritmia, problemas fatais.

Por isso, os conselhos mais comuns de médicos cardiologistas são os mesmos dos médicos angiologistas: boa alimentação aliada à prática regular de exercícios físicos. Os tratamentos cardíacos podem ser clínicos ou cirúrgicos, dependendo do caso. O cuidado com nosso sistema cardiovascular é extremamente necessário para que tenhamos vida, e o desleixo pode custar caro. Cuide de seu coração!

Confira no vídeo a seguir outras informações, cedidas por um médico.

Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • maria caroline clementino de araujo

    11/02/14

    Ameii ... cardioloogiiia <3
    responder
  • rodrigo

    12/12/13

    Vou me formar em medicina,na aréa da cardiologia
    responder
  • karoline

    30/07/12

    Cardiologia é muito importante para a vida humana ;)
    responder
  • thaynnann

    27/02/12

    é o médico(a) cardiológia é muito importante para mim eu necessito dele para fazer meus exames obg. meus parabem pelo seu trabalho !!!
    responder
  • mario antonio de almeida

    03/08/11

    Para sanar uma dúvida: médico cardiologista emite laudo pericial de seu paciente em tratamento a longos anos da qual é portador de hipertensão arterial com hipertrofia ventricular esquerda detectada pelo ecg e ecocardiograma para fins de isenção do imposto de renda, pode o médico perito do inss com esses dados (laudo) achar que se trata de uma cardiopatia hipertensiva de grau i ou ii não compatóel de cardiopatia grave.
    responder
  • laynara

    30/07/11

    Eu adoro a cardiologia ela é muito importante eu pretendo faazer cardiologia
    responder
  • isac

    13/07/11

    Gente, ano que vem irei fazer a prova para entrar na etec, que curso dovo fazer para mais tarde fazer a faculdade de medicina? farmácia, ou enfermagem?? ou existe outro que eu num saiba ?
    responder
  • henrique

    25/04/10

    Cardiogia em uma especialidade linda, ela cuida do nosso bem mas precioso o coração. faço faculdade de medicina e pretendo fazer residencia medica em cardiologia ou clinica geral gosto muito de cirurgias mas a cirururgia cardiaca e a mas interessante amo a medicina.
    responder
  • saane vieira de carvalho

    31/03/10

    Cardiologia é uma das funcos ,que quida das doncas do nósso coracão . eu fis uma pesquiza com pessoas idosas e eles disera que adorão as novas forma de com esta se melhorando a cada dia . a vorma de de tabalha a cardiolgia com os passientes . a cardiologia ,é uma das arias, em que eu quero mim especialzar . quando eu termina mes estudos .
    responder

Comentar