Cólica menstrual o que fazer

Home » G » Ginecologia

Cólica menstrual o que fazer

A maioria das mulheres já sofreu com a cólica ao menos uma vez. Algumas com dores mais leves, outras com dores muito mais intensas.




Um terror para a maioria das mulheres, a cólica pode ser leve ou até quase insuportável. O incômodo pode ser passageiro, ou pode durar por alguns dias.

Menina com cólica em cima da cama

Para muitas mulheres todo mês é a mesma coisa, dias de cama com dores e irritação. Mas a cólica pode ser amenizada! Conheça algumas maneiras de aliviar as cólicas menstruais:

Quais os sintomas da cólica

O sintoma mais comum da cólica são as dores fortes na região do útero. Mas além das dores, a cólica pode ter outros sintomas como enjoos e vômitos, dores de cabeça, vertigem e até mesmo desmaios.

Mulher com cólica

A cólica ainda pode apresentar várias modificações no humor das mulheres, como a TPM. Essas alterações envolvem nervosismo, ansiedade e até mesmo estresse.

Como aliviar as cólicas

É normal durante esse período sofrer contrações no útero, o que causa as dores. Porém, se o problema não apresentar melhora e as dores tornarem-se crônicas e intensas, é preciso buscar ajuda de um ginecologista. Mas algumas dicas podem ajudar a aliviar as dores!

Cólica 1

Os exercícios físicos podem ajudar a liberar endorfina e amenizar a dor. Faça alongamentos, ioga ou até mesmo passeios de bicicleta. O pilates também é uma forma de melhorar as cólicas menstruais.

O descanso e o auxilio de uma bolsa de água quente na região pode ser muito útil. O calor é estimulante, fazendo com que a musculatura relaxe, diminuindo as contrações.

Em último caso, faça uso de medicamentos, porém somente se for recomendado pelo seu médico ginecologista.

Como evitar a cólica

A cólica também é conhecida como dismenorreia e, pode ser de nível primário e de nível secundário.

Em casos primários, a cólica é apenas uma etapa do período, fazendo parte da contração do útero. O que pode variar é a intensidade, já que as mulheres com fluxo mais intenso tem maior probabilidade de cólicas mais intensas. Nesses casos, médicos podem receitar medicamentos para aliviar a dor e o incômodo.

Cólica 2

Já em casos secundários, a cólica pode ser oriunda de problemas mais graves como a endometriose. Quando o problema se encaixa nesse quadro, é preciso que o ginecologista receite medicamentos que combatam a doença, assim é possível aliviar as cólicas e curar um problema que pode se tornar mais sério ainda.

Uma maneira de ajudar a combater e evitar as cólicas é ter uma vida saudável, praticando atividades regulares, tendo uma alimentação balanceada que inclua uma boa quantidade de fibras e de água. Durante o período menstrual, quando a cólica aparece, tente evitar o consumo de alimentos que contenham cafeínas, pois pode influenciar o surgimento da cólica.

Veja como aliviar cólicas nesse vídeo do Youtube:

Publicado por Ananda
Revisado em 28/09/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar