Conjuntivite e Terçol: saiba qual é a diferença

Home » O » Oftalmologia

Conjuntivite e Terçol: saiba qual é a diferença

A conjuntivite e o terçol causam alguns problemas na visão, além de coceiras e ardências. Entenda melhor o que são essas doenças.




Alguns problemas nos olhos são comuns, porém precisam de atenção e cuidados! A conjuntivite e o terçol são dois exemplos. Esses problemas podem ter maior frequência em épocas de dias mais frios e secos.

Coçando os olhos

A poluição do ar também é um fator que influencia na causa de doenças nos olhos. Apesar da conjuntivite e do terçol serem problemas parecidos, existem diferenças, principalmente na hora do tratamento. Entenda melhor cada um deles:

O que é a conjuntivite

Essa inflamação acontece na parte interna das pálpebras e por ser uma infecção viral, ela é contagiosa. A conjuntivite pode ser adquirida de forma viral, porém ela também pode ser causada por bactérias, poluição, fumaça ou até alergias.

Conjuntivite

Essa doença é caracterizada pelo inchaço e a coceira na região dos olhos, bem como a secreção acompanhada de uma sensação de ter areia nos olhos. Um sintoma bem característico da conjuntivite é acordar com a sensação de ter os olhos grudados devido a secreção causada, além de sentir incômodos quando exposto a luz e visão borrada.

Em alguns casos, pacientes com conjuntivite relataram dores nas articulações e na garganta, além de febre, porém esses sintomas são raros.

O tratamento para a conjuntivite consiste em aplicação de colírio antialérgico ou anti-inflamatório. Em alguns casos o colírio antibiótico é indicado, porém o melhor tratamento é procurar um oftalmologista, pois a conjuntivite pode acarretar em complicações perigosas para a visão.

Pingando colírio 2

É importante limpar os olhos com algodão ou gaze umedecidos em água limpa. Compressas de água fria ou até mesmo com soro fisiológico pode ajudar a melhorar a sensação de coceira e incômodo. É importante também lubrificar os olhos.

A conjuntivite pode durar entre 7 dias até 3 semanas, dependendo da origem do problema.

Entenda mais sobre a conjuntivite nesse vídeo do Youtube:

O que é o terçol

A famosa “viuvinha” acontece quando a glândulas da pálpebra se inflamam, devido ao seu entupimento. Normalmente essa inflamação acontece próximo aos cílios. O terçol ocorre devido ao excesso da produção de óleo das glândulas, ocorrendo o entupimento nas glândulas, resultando na inflamação.

Terçol

Esse entupimento pode acontecer devido ao excesso de produtos cosméticos como maquiagens e protetor solar, poluição do ar como fumaça e até mesmo na gordura. Esse último item resulta em um acumulo de bactérias, que resulta em inchaço e pus.

Os sintomas mais comuns do terçol envolvem dor, coceira e inchaço, além de deixar a região vermelha com ardência. É importante ressaltar que essa doença não é contagiosa e pode durar de 3 a 7 dias. Em alguns casos, o terçol surge como um caroço e sem dor. Persistindo o caroço por muito tempo e atrapalhando a visão, é preciso fazer a remoção através de cirurgia.

O tratamento consiste na limpeza do local com água ou soro fisiológico, além também de compressas de agua morna ou do próprio soro. Utilize gaze ou algodão, assim você estimula as glândulas a serem limpas e desentupidas.

Limpando os olhos

Colírios podem ajudar a diminuir a inflamação, mas é importante consultar um oftalmologista para que ele indique o colírio antibiótico correto. A alimentação também é importante, já que uma boa imunidade ajuda a combater o terçol.

Entenda melhor o que é o terçol nesse vídeo do Youtube:

Apesar de parecidos, a conjuntivite e o terçol possuem diferenças, principalmente em relação a sua contaminação. Fique atento aos sintomas e consulte um médico especialista ao constatar qualquer anormalidade.

Publicado por Ananda
Revisado em 17/09/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • sara

    25/02/17

    ótima explicação!!
    responder
  • neyva andreia viana

    09/01/16

    Hoje amanhecie com um caroço no canto do meu olho esquerdo de pois inchou nao sei se e terçol ou conjutivite
    responder

Comentar