Home » D » Dermatologia

Dermatologia a ciência responsável pela pele

O dermatologista é o profissional responsável pelos cuidados da pele. Conheça alguns dos tratamentos mais procurados em consultórios.

dermatologista Dermatologia nada mais é do que o estudo sobre a derme, ou seja, a pele. Apesar de ser desconhecida para muita gente a pele é o maior órgão do corpo humano, podendo ultrapassar os dois metros quadrados.

E por ser algo tão grandioso era necessário ter uma especialidade médica para cuidar exclusivamente disso e foi daí que surgiu a dermatologia. O médico especializado nessa área se chama dermatologista e é responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças, porém esta área não cuida apenas e exclusivamente da pele, a dermatologia engloba também dos cabelos, unhas, bocas e órgãos genitais.

Funções de uma dermatologista

Por ser uma especialidade muito abrangente, a dermatologia tem suas ramificações também sendo elas: dermatovenerologia que atua relacionada às doenças sexualmente transmissíveis; a hansenologia; cosmiatria; e cirurgia dermatológica. O dermatologista age na prevenção e tratamento de todo tipo de doença que envolva a pele, desde simples infecções até tumores, receitando remédios ou até mesmo com intervenções cirúrgicas.

criança com sarda

Mas não é só no controle das doenças que a dermatologia atua, são também no tratamento de espinhas, tratamentos capilares e muitos outros.

Principais atendimentos

Essa especialidade existe há muitos anos, porém o seu reconhecimento levou um processo longo, atualmente a dermatologia é mais procurada pelas mulheres, porque além de cuidar das doenças os dermatologistas oferecem também os milagres da ciência que fazem o sonho de todas as mulheres virarem realidade, ou seja, rejuvenescer e a cada dia que passa a medicina vem ganhando mais espaço entre os homens, as mulheres e também no público infanto-juvenil porque trata da saúde sem esquecer a estética.

rosto de mulher

Normalmente as pessoas procuram a médica dermatologista quando desejam averiguar uma queda de cabelo, manchas na pele, tratamento da acne ou mesmo para rejuvenescimento. Há várias opções de tratamentos dermatológicos, por isso, se você pretende fazer alguma modificação ou tratamento procure um especialista ew siga as orientações.

Para saber mais sobre dermatologia, especialmente cuidados com a acne, assista ao vídeo do Youtube:

Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • joany martins santos

    24/09/13

    Usei uma mascara de pepino no rosto agora meu rosto ta cosando asperro e vermelho o que devo fazer
    responder
  • rita

    23/10/12

    Ola pessoal bom dia, a dias que estou com muita dor nas pernas, que não da nem para levantar e andar, estou usando um medicamento para a pele chamado isotretínoína, vcs poderia me ajudar sera que este medicamento esta fazendo mal para minha saúde. me responda por favor.
    responder
  • terezinha

    26/02/12

    Bom dia ,eu estou muito preoculpada com o meu couro cabeludo dolorido ,principalmento no meio da cabeça,o que pode ser? obrigado.
    responder
  • ivonio jose dos santos

    14/07/10

    Ola pessoal estou umas manchas brancas na pele e não é micose pelos menos foram os medicos dermatologistas que disserão. a minha mae tem as mesma manchas. e que pode ser? como cuidar delas? obrigado.
    responder

Comentar