Home » E » Epidemiologia

Epidemiologia e seus avanços

Sendo uma área pouco reconhecida por muitas pessoas, mas que possui um papel muito importante na humanidade, conheça a epidemiologia:

Vigilância Epidemiológica

Muitas áreas da medicina e da ciência são pouco conhecidas pela população em geral. Porém, mesmo a área da epidemiologia ser ainda desconhecida para muitos, ela tem um papel muito importante mediante a saúde do ser humano e o controle de epidemias.

Compreenda melhor o que é a epidemiologia, e a sua importância para a sociedade:

O que é a epidemiologia?

A epidemiologia é a parte da medicina que estuda as doenças epidêmicas, ou seja, aquelas que são provenientes de epidemias. Como muitos outros da medicina, este é pouco conhecido pela população, porque na verdade é uma área que atua mais na ciência do que na medicina propriamente dita.

A falta de reconhecimento da epidemiologia perante a população se deve ao fato de não haver contato direto com os pacientes como em outras áreas da medicina, ou seja, os profissionais dessa área não tem contato direto com os pacientes envolvidos.

Analisando gráfico

Os profissionais dessa área trabalham pesquisando doenças, possíveis novas epidemias, como a doença ataca o paciente, quais os sintomas, a cura e ainda a prevenção da mesma.

Qual a sua importância para a sociedade

Hoje a qualidade de vida da sociedade que vivemos, é proveniente do trabalho desenvolvido e bem sucedido pelos profissionais de epidemiologia. Pois o ramo de atuação desses profissionais é em pesquisas e estudos sobre todas as doenças existentes, ou seja, é através desses estudos que as possíveis epidemias são descobertas, suas possíveis causas, como se manifesta e qual a melhor maneira de prevenção.

Analisando amostras

Os métodos epidemiológicos acontecem da seguinte forma: primeiro os pesquisadores vão as ruas pesquisar o número de doentes, com um número em mãos, eles relacionam com o ambiente em que vivem, a partir daí começa o trabalho para descobrir a doença e consequentemente descobrir a sua causa, os métodos que as pessoas são contaminadas, assim também descobrindo como ela age no organismo e buscando uma cura, além dos métodos de prevenção da mesma. Também é através do trabalho de epidemiologistas que as formas de manifestações das doenças e os sintomas são descobertos, colaborando para que o paciente tenha uma base de seu problema e possa procurar ajuda médica.

O trabalho desenvolvido por esses profissionais trás grande redução da mortalidade infantil, desenvolvido pesquisas de como combater doenças como a febre amarela, a doença de chagas, a hanseníase, a malária, entre tantas outras espalhadas e muitas que ainda nem foram descobertas.

A humanidade deve muitas curas e métodos preventivos ao grande avanço da epidemiologia, que tornou possível a redução de certas doenças e em outras a sua erradicação. Mas é claro que um pouco da credibilidade pelo bom serviço realizado atualmente se deve também ao serviço de profissionais competentes da área da vigilância sanitária, que agem auxiliando os profissionais de epidemiologia.

Graças os profissionais da área de epidemiologia, hoje podemos buscar ajuda médica logo no início que os sintomas de uma doença começam a aparecer, aproximando a cura está mais perto de nós, e também é claro, colaboram na prevenção das doenças e em sua erradicação.

A tecnologia dos celulares também podem trazer alguns riscos, nesse vídeo do youtube você confere dicas de uma epidemiologista:

Publicado por Ananda
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar