Home » G » Ginecologia

Ginecologia tratamento exclusivamente feminino

A ginecologia é uma especialidade da medicina dedicada a saúde da mulher, especificamente do sistema reprodutor feminino.

Mulher em consulta ao ginecologistaA ginecologia é uma especialidade da medicina dedicada especial e exclusivamente às mulheres, nada mais justo, já que o corpo humano feminino possui tantas particularidades.

O médico ginecologista, especialista dessa área, é responsável pela saúde íntima da mulher, desde a infância até a terceira idade. Esse profissional é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema reprodutor feminino, que inclui útero, vagina, tubas uterinas e ovários.

Além de auxiliar também na saúde da mulher como um todo, ajudando na prevenção e diagnósticos de demais doenças como da parte cardiológica, aparelho digestivo, doenças ósseas, entre outras.

Áreas de atuação do ginecologista

Médico ginecologista e paciente

As áreas de atuações da ginecologia, apesar de ser restritamente feminina, são bem extensas, o especialista é responsável por prevenir as doenças mais comuns, diagnosticá-las, tratá-las clinicamente, com remédios e tratamentos ou intervenções cirúrgicas.

O ideal para toda mulher é visitar regularmente um ginecologista, pois o sistema reprodutor é muito frágil e propenso a doenças, que podem causar desde a infertilidade até mesmo riscos de vida a mulher.

Primeira consulta ao ginecologista: idade ideal

Adolescente ao ginecologista com a mãe

Como atualmente as garotas têm menstruado e iniciado a vida sexual mais cedo, o recomendado é que tenham visitado pela primeira vez seu ginecologista antes disso, pois a menina estará preparada, bem informada para evitar uma gravidez precoce e também as conhecidas DSTs, doenças sexualmente transmissíveis.

É fundamental que a adolescente tenha o apoio e o incentivo da mãe para visitar seu ginecologista, já que muitas das vezes isso não costuma acontecer, pois muitas das mães acreditam estar incentivando a filha a iniciar precocemente a vida sexual, o que é um erro, pois antes a menina inicie sua vida sexual bem estrutura e protegida do que com dúvidas e corra uma série de riscos.

Ginecologia e obstetrícia: o que é?

Verificando barriga de gestante

Atualmente quase todos os ginecologistas são também obstetras, sendo ginecologia e obstetrícia a denominação dessa especialidade médica. O médico para se tornar especialista em ginecologia e obstetrícia precisa fazer residência na área por 3 anos.

O ginecologista obstetra vai cuidar da gestação da mulher, desde o desenvolvimento do feto, prestando assistência a futura mamãe durante o período da gravidez, durante o parto em si e pós-parto.

O obstetra é de extrema importância durante o período gestacional, pois é ele quem faz o pré-natal, solicitando todos os exames necessários para avaliação da saúde da mãe e seu bebê. Também dará conselhos e deve calcular a data provável do parto e qual o tipo mais apropriado para a grávida, dependendo de cada caso, se normal ou cesariana.

A ginecologia é uma especialidade da medicina que conta com uma ampla área de estudos e descobertas, a cada ano que passa é constatado um novo tratamento ou uma nova doença, afinal de contas as mulheres requerem atenção e cuidados especiais.

Assista a o quadro Dr. Responde com o Dr. José Bento do Programa Eliana e tire algumas dúvidas:

Tags: , , ,
Publicado por Talita
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar