Home » G » Ginecologia

Ginecologia tratamento exclusivamente feminino

A ginecologia é uma especialidade da medicina dedicada a saúde da mulher, especificamente do sistema reprodutor feminino.

Mulher em consulta ao ginecologistaA ginecologia é uma especialidade da medicina dedicada especial e exclusivamente às mulheres, nada mais justo, já que o corpo humano feminino possui tantas particularidades.

O médico ginecologista, especialista dessa área, é responsável pela saúde íntima da mulher, desde a infância até a terceira idade. Esse profissional é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema reprodutor feminino, que inclui útero, vagina, tubas uterinas e ovários.

Além de auxiliar também na saúde da mulher como um todo, ajudando na prevenção e diagnósticos de demais doenças como da parte cardiológica, aparelho digestivo, doenças ósseas, entre outras.

Áreas de atuação do ginecologista

Médico ginecologista e paciente

As áreas de atuações da ginecologia, apesar de ser restritamente feminina, são bem extensas, o especialista é responsável por prevenir as doenças mais comuns, diagnosticá-las, tratá-las clinicamente, com remédios e tratamentos ou intervenções cirúrgicas.

O ideal para toda mulher é visitar regularmente um ginecologista, pois o sistema reprodutor é muito frágil e propenso a doenças, que podem causar desde a infertilidade até mesmo riscos de vida a mulher.

Primeira consulta ao ginecologista: idade ideal

Adolescente ao ginecologista com a mãe

Como atualmente as garotas têm menstruado e iniciado a vida sexual mais cedo, o recomendado é que tenham visitado pela primeira vez seu ginecologista antes disso, pois a menina estará preparada, bem informada para evitar uma gravidez precoce e também as conhecidas DSTs, doenças sexualmente transmissíveis.

É fundamental que a adolescente tenha o apoio e o incentivo da mãe para visitar seu ginecologista, já que muitas das vezes isso não costuma acontecer, pois muitas das mães acreditam estar incentivando a filha a iniciar precocemente a vida sexual, o que é um erro, pois antes a menina inicie sua vida sexual bem estrutura e protegida do que com dúvidas e corra uma série de riscos.

Ginecologia e obstetrícia: o que é?

Verificando barriga de gestante

Atualmente quase todos os ginecologistas são também obstetras, sendo ginecologia e obstetrícia a denominação dessa especialidade médica. O médico para se tornar especialista em ginecologia e obstetrícia precisa fazer residência na área por 3 anos.

O ginecologista obstetra vai cuidar da gestação da mulher, desde o desenvolvimento do feto, prestando assistência a futura mamãe durante o período da gravidez, durante o parto em si e pós-parto.

O obstetra é de extrema importância durante o período gestacional, pois é ele quem faz o pré-natal, solicitando todos os exames necessários para avaliação da saúde da mãe e seu bebê. Também dará conselhos e deve calcular a data provável do parto e qual o tipo mais apropriado para a grávida, dependendo de cada caso, se normal ou cesariana.

A ginecologia é uma especialidade da medicina que conta com uma ampla área de estudos e descobertas, a cada ano que passa é constatado um novo tratamento ou uma nova doença, afinal de contas as mulheres requerem atenção e cuidados especiais.

Assista a o quadro Dr. Responde com o Dr. José Bento do Programa Eliana e tire algumas dúvidas:

Publicado por Talita
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • fabiana

    25/06/17

    Fiz laqueadura tubária via vaginal faz 6 anos gostaria de saber se tem como fazer reversão aguardo resposta
    responder
  • alessandra

    23/05/17

    Bom dia dr bom gostaria que me tranquilizasse minha última mentuaçao foi dia 26/04 meu ciclo é entre 26 e 28 dias nao tomo nenhum contraceptivo tenho 40 anos e semana passada comecei com dores fortes lombares dor de cabeça e meus seios quente na verdade me sentia quente e cólicas na barriga e se ando muito sinto dores na barriga e segunda e terça senti enjoo após o café da manhã só que hoje nao sinto mais nada a nao ser cólicas minha mentruaçao era para vir no dia 21/05 e até hoje nada só as cólicas me sentia grávida mas hoje nao me sinto posso estar gravida dr
    responder
  • eunice

    15/05/17

    A minha mestruação veio dia 7 foi dia 9 mas so teve o fluso no dia 8 , desde o dia 9 que tenho dores de bexiga, quero saber o que se passa comigo?
    responder
  • alice de fatima pires diniz castilho

    24/04/17

    Estou no climaterio ...gostaria de saber um pouco mais .....obrigada .
    responder
  • mary

    22/03/17

    Gostaría de saber porque tem vezes que sinto colicas, mais minha menstruação não vem, já aconteceu 2 vezes minha menstruação não vir,mais senti cólica até no mês seguinte quando ela desceu, uma em cada ano, o que significa isso?
    responder
  • katia luiz peçanha

    18/03/17

    Gostaria de saber se o aborto esta legalizado no brasil
    responder
  • sonia

    09/02/17

    Boa noite sou a sonia preciso de uma ajuda à 4semanas atrás deu-me uma pontada no peito esquerdo e passado uns dias passou para a costela atrás inchou o peito e perdi força no braço esquerdo os médicos dizem q é dor intercostal estou a tomar antiinflamatórios alivia mas a dor não sai e o seio continua inchado o q devo fazer?tenho 34anos.
    responder
  • elieny

    27/12/16

    Tenho útero pequeno 20cm3 22 anos , tomei cicloprimogyna 6 meses pra regular a menstruação logo apos tomei clomid e esse mês minha menstruação não veio já fiz dois beta de farmácia e deu negativo , oq pode ta acontecendo ?? e útero alongado é normal ?
    responder
  • neria maria pontes

    20/04/16

    Eu quero saber como engravidar eu não consigo mais engravidar minha filha tem seus anos e fasso oito meses que não tomo injesao quando minha filha nasceu rasgou colo do meu útero por favor me ser resposta
    responder
  • jessica pereira de souza

    07/02/16

    T.p.m atrasa a 5 meses e ja fis enzame de gravides e deu negativo estou cm medo
    responder
  • jessica pereira de souza

    07/02/16

    Minha mestruaçao esta atrasada a 5meses e eu ja fis o izame de gravides mas deu negativo e estou cm medo de ta cm algua coisa
    responder
  • luciana

    27/01/16

    Dotor sinto muita dor no útero que incomoda muito teve um dia que mim deu febre.tive 2 filhos casarios por não ter passagem. e sinto dor tambem as vezes na relação sexual como uma dor aguda.fiz minha prevenção e vou receber com15 dias.e minha barriga ta inchada.
    responder
  • elizabeth

    11/12/15

    Ola eu gostaria de saber pq sou nova e nao entendo muito sobre esses assuntos direito gostaria que mim tirassem uma duvida,e pq tenho um namorado e nos tivemos relacao sem preservativo ,sem nada e ele gozou dentro 04 vezes ai so que nao esto no periodo fertil assim nao sei muito bem pq a minha ultima mestruacao veio no dia 29 de outubro e foi no dia 08 de novembro ai entao estou esperando descer e ai tem alguma possibilidade de eu estar gravida mim ajudem
    responder
  • ana caroline

    04/12/15

    Estou com uma duvida ontem e hoje fez uma bolinha na minha barriga pode ser gravides
    responder
  • paula

    27/11/15

    Peguei minha ecografia aueria saber se tá tudo certo com o meu bebê biometria dpb 45,4 mm fêmur:33, 3 mm. per.cefálico:175, 1 per.abdominal:149, 8 mm frequência cardíaca fetal:150 bpm. peso médio fetal:343 gramas. !
    responder
  • caroline

    25/11/15

    Boa tarde ,estou com corrimento ele é de cor branca ,e com pouco de cheiro tipo de peixe, depois da relação sexual , me da uma coçeira na vagina eu sinto um odor forte ....o que pode ser ...que tratamento deve ser feito.....
    responder
  • maryanne

    22/11/15

    Oi alguem pode me ajudar falando como se toma o ciclo 21 espero a resposta no meu email
    responder
  • maryanne

    22/11/15

    Oiiii como eu posso tomar o ciclo21 por favor me responde preciso falar contigo
    responder
  • val

    05/11/15

    Histerossalpingografia fiz esse exame e esse foi o resultado,alguem pode me esclarecer se está tudo bem? pois conseguir agendar a consulta só para o ano que vem. canal cervical sem alterações. cavidade do corpo uterino de forma e volume normais apresentando falha de enchimento arredondado em região cornual direita. trompas pérveas com pregueamento mucoso íntegro. cotte positivo imediato bilateral. aguardo ansiosamente a resposta. desde já obrigado....
    responder
  • werleylma costa

    15/10/15

    Minha menstruação acabou dia 20 do meis passado hj faiz 4dia q ta atrasada fiz o teste de farmácia ontem deu negativo mais sinto os sintomas estranho posso ta grávida? ?
    responder
  • karen estevam

    06/10/15

    Boa noite! sou estudante de jornalismo e estou realizando uma webdocumentário que fala sobre mulheres com endometriose. gostaria de obter informações sobre a doença como: sintomas, tratamento e infertilidade. me ajuda por favor! qualquer coisa entra em contato
    responder
  • jessica

    30/09/15

    Bom ja tenho corrimento algum tempo e minha mestruaçao e bem desregulada vem um mes sim e outro nao . bom e tenho muita colica algum tempo eu parava no hospital de tanta dor . oque pode ser ? porque aonde eu morro nao estou conseguindo marca um ginecologista
    responder
  • raphaela nascimento

    29/12/14

    Fiz um beta no dia 20 de dezembro deu 235 positivo depois fiz outro no dia 23 de dezembro e deu 785 hj dia 29 de dezembro fiz um novo pra acompanhar a evolução e deu só 1000 ... será que é normal ou o embrião não vingou ??
    responder
  • aninha clemente

    09/04/14

    Ola eu sou a aninha quando a mulher sente que jah nao tem mais a elasticidade da vagina o que ela deve fazer ? responda no meu email por favor .
    responder
  • monica

    06/09/13

    Preciso de ajuda,estou com o hormonio masculino mais alto que o feminio, o ginocologista passou varios remedio selene,gracial... mas eu fico muito inchada, com muita retençao de liguido. eu ja tomei cliclo 21 por 5 anos e me dou muito bem com ele,parei por 2 anos agora estou com pelos no corpo e o rosto machado, e muita espinha .mas nao consigo encontra um anticoncepcional certo. pode me ajudar?por favor.
    responder
  • evelyn

    01/07/13

    Estou com 15 anos e estou com hpv o que eu faço?
    responder
    • marli maria da silva

      10/12/13

      Estou fazendo reposição hormonal fazendo uso do medicamento suprelle desde de fevereiro quero saber quando posso para de tomar este remédio pois sinto muita cólica e dores nos seios não parei ainda pois posso ficar menstruada o que devo fazer
  • vania

    30/05/13

    Quero mudar de injeçao pois a que tomo nao sinto nada mais a minha mesntruaçao esta desregulada como faço pra trocar
    responder
  • cibele

    25/10/12

    Oi preciso de ajuda. fiz sexo com meu namorado no dia 14 fiz sexo sem camisinha e ele gozou dentro, e quando foi dia 16 deseu um muco pra me cremoso escuro e no dia 17 saio um pouco de sangue ficou durante 4 dias isso vinha sangue muifo pouco mesmo, dia 24 nos fez novamente sexo sem camisinha nesse mesmo dia semti enjou, quando foi dia 25' semti uma dor forte de lado nas costa tipo abrindo. sera que posso ta gravida ? responder no e-mail tambem por favor
    responder
  • lene

    05/09/12

    Bomm faço preventivo sempre e sempre dar a mesma coisa uma inflamaçao mas sempre falam que é coisa boba e passam pomada vaginal,mas na minha calcinha sai um corrimento amarelo e com um odor nada agradavel uso sabonete intimo mas nao adianta o que fazer... para eliminar esse mal cheiro..!! obrigada
    responder
  • daiane

    07/07/12

    Gostaria d me informar sobre riscos do sexo anal, se pode aparecer o hpv no ânus? obrigado aguardo resp.
    responder
  • míria

    17/04/12

    Tenho 14 anos,fiz o teste de farmácia duas vezes mais deu negativo,estou com a mestruaçao atrasada a dias, o que posso fazer sem ir ao médico?
    responder
  • rafaella

    14/02/12

    Ascus e schiller positivo. tive sangramento apos relação, ainda não deu para apresentar os exames. muito nervosa.
    responder
  • jordana

    07/02/12

    Olá... eu to cursando o 2º ano do ensino médio e quero fazer medicina mas to com duvidas em algumas áreas como a ginecologia, obstetrícia,e a neurologia qual é a melhor é a melhor opção?? espero uma resposta pelo meu e-mail bjos obrigada
    responder
  • lucia

    19/12/11

    Olá, eu gostaria de tirar uma dúvida. estou com uma mancha vermelha na parte externa da vagina, alem de pequenas bolinhas, raras coceiras e assadura na vagina.o que pode ser???
    responder
  • cristina

    18/10/11

    Um pedido de ajuda! tenho 36 anos, e sou casada a 11,pois nunca consegui engravidar.agora em janeiro quase morri .pois tive gravidez nas trompas.sempre vou ao gineco fazer meus preventivo.porque isso aconteceu comigo?
    responder
  • maria

    14/09/11

    Boa tarde meu nome é maria tenho 49 ano sou separada quero saber se é normal a mulher ficar sem orgasmo? qual o remedio que faz aumentar? por favor me responde pelo o meu msn agradeço de ja..
    responder
  • wanuwa

    07/08/11

    Boa noite eu gostaria muito de tira minhas duvidas eu tenho 25 anos ja sou casada... minha pergunta é se eu pudesse eu fazia sexo toda hora quanto mas eu faço mas vontade da isso é normal e tb as vezes quando eu termino de fazer sexo minha vagina fica com uma conseira muito forte que tipo de remedio eu devo usa obrigado
    responder
  • gislane

    17/05/11

    Boa noite gostaria de saber eu tenho um mioma de3.8cm o g.o me passou cerazeti so que desceu antes terminar os 28 comprimidos acho que ja acabou todo meu sangue de tanto que desce minha menstruaçao por favor gostaria de saber s continuo tomando o cerazeti ou nao .agradeço a atençao muito obrigado
    responder
  • tina

    05/05/11

    Ola tenho uma infecção chamada anecitobacter sp, gostaria de saber se meu namorado pode pegar essa infeccao, quando a gente transar, ele nao poe a camisinha estou muita preocupada. aguardo resposta. obrigada.
    responder
  • silvinha

    15/04/11

    O ideal de uma calcinha é sair toda saca ; mais a minha sai com um liquido amarelo clarinho e akgumas veses tem um um cheirinho desagradavel e eu acho q isso nao é normal, quando saiu a noite tenho q usar um protetor diário, queria saber pq isso ta acontecendo? será alguma infecção?
    responder
  • lainara

    10/03/11

    Ola boa noite meu nome e lainara e tenho 10 anos e tenho serias duvidas o ginicologista pode ser homem ou mulher? ele pode ser confiavel ou nao? mais tambem tou com um pouco de medo porque amanha dia:11/03/2011 vou ao ginicologista e vai ser minha primeira vez pra mim e istranho. beijos lainara
    responder
  • laise

    10/01/11

    Gostaria de faser minha primeira visita ao ginecologista...mais tenho vergonha e um pouco de medo, gostaria que fosse uma mulher a minha médica e não um homem, assim me sentiria mais a vontade...gostaria de saber o que vcs tem a dizer sobre isso aguardo respostas!!!
    responder
  • michele

    20/12/10

    Olá, estou com uma dermatite ao redor da vagina que se estende até o anus, a pele se encontra avermelhada, não dói, porem apresenta prurido, estou usando bepantol, porem não apresentou resultado, o que eu poderia estar utilizando para melhorar o aspecto no local? grata
    responder
  • ilma

    30/11/10

    Ola gostaria de tirar uma duvida. depois q terminei a minha primeira tabela do meu anticoncepcional q é o ciclo21 parei para dar o intervalo q seria de 7 dias .mas nao pude comprar a nova tabela pra começar no oitavo dia e com isso só fui começar no decimo dia de intervalo a nova tabela. gostaria de saber de isso pode interomper na prevenção de uma gravidez quais são os cuidados q devo tomar pra ter relação? obrigada!!!aguardo resposta!!!
    responder
  • fabricio

    08/11/10

    Olá, eu gostaria de tirar uma dúvida. minha namorada está com uma mancha vermelha na parte externa da vagina, alem de pequenas bolinhas, raras coceiras e assadura na vagina. eu queria saber quais os problemas provaveis que por esses sintomas. pesquisei pela internet e achei que poderia ser candidíase, herpes genital ou alergia. por favor envie a sua resposta para o meu e-mail, eu estou ficando preoculpado. abraço
    responder
  • aline

    02/11/10

    Olá, meu nome é aline estou no 8º ano de escolaridade e estou certa de que quero ser ginecologista e obstetra...e vivo pesquisando sobre o assunto para quando chegar na faculdade eu já quero ter uma média do que irei estudar....bjos e parabéns pra todos os médicos especializados em qualquer area...acho a medicina uma bela e linda profissão !!!!!!!!
    responder
  • mr.m.s

    19/08/10

    Oi eu gostaria de saber que tipo de bactérias que pode causar coceiras nas virilias e ao redor da vargina,isso tem me tirado apaz, quase não saio de casa por este motivo. confesso que e tão desagradavel,não sei mais o que fazer,isso pode ser uma bactéria ou um tipo de alergia,ja que sou alergica.eu tenho vergonha de falar para o meu medico,mais tenho que confiar em alguem,ja estou ficando cheia de feridas,porque coça tanto a ponto de sangrar,efica marcas parecendo uma impija com formas arredondadas,porfavor me ajudem,obrigada.
    responder
  • isadora

    06/05/10

    Oi. eu curso o 1° ano do ensino médio e penso fazer medicina na área de ginecologia.tinha como você me explicar um pouco sobre a vida de um ginecologista,o que ele estuda. muito obrigada isadora
    responder
  • cristiane3

    26/04/10

    Eu tenho uma filha de 1 ano e 8 meses e eu amamento me previno usando camisinha e nesse ultimo mes minha m enstruacao veio dia 30 ficou ate o dia 5 depois veiocnovo dia 17 e hoje ja e dia 26 e ainda nao parou o que sera que eu tenho sinto muita fraqueza vomito e formigamento no corpo
    responder
  • silva

    29/03/10

    Boa noite, gostaria muito que pudessem tirar minha duvida. tive relações com meu noivo, nos ultimos dias, mais uma coisa que me deixou preoculpada, foi que mesmo passado alguns dias fiquei sentido algumas dores na vagina isso é normal para pessoas que tem relaçoes iniciais?!?sem contar que ficou com um pouco de coceira, mais ou menos isso, sera devido a camisinha?...porque tivemos relação com uma camisinha sem sabor e nada disso aconteceu.... aguardo resposta. abraço
    responder
  • july

    02/02/10

    Eu tive relacao com meu parceiro e minha sem camizinha,so que nao ouvi fecundasao dentro de mim,mais minha mestruacao nao veio no mes de janeiro,veio um borra marrom,mais eu ja fiz o teste da farmacia e so deu negativo. por que sera q minha mestruacao nao veio ?
    responder
  • cristiane

    11/11/09

    Gostaria de saber quanto custa o dio com progesterona e se da alguma reação ao paciente. obrigada
    responder
  • karine

    13/10/09

    ^^ oliveira isso se chama... candidiase...
    responder
  • oliveira

    25/07/09

    Olá...eu queria saber por que sai um certo líquido da minha vagina? é um liquido amarelo e tem um cheiro muito forte e eu tenho muita vergonha de mim mesmo queria uma resposta!!! obrigado
    responder
  • carlos

    23/07/09

    Olá meu nome é carlos! ainda falto muito para eu cursar em uma universidae mas já estou escolhendo o que pretendo ser para o meu futuro que é fazer medicina. estou em dúvidas em algumas áreas e dentro dessas áreas esta ginecologia.... obrigado e espero respostas pelo meu e-mail...
    responder
  • yasmim

    17/06/09

    O ideal de uma calcinha é sair toda saca ; mais a minha sai com um liquido amarelo clarinho e eu acho q isso nao é normal as vezes eu sinto ate uma dorzinha abaixo da barriga acho que tem a ver com aluma coisa relativa a isso; poderia me falar oq é ?? obrigada ass yasmim
    responder
  • iara dias

    08/05/09

    Olá meu nome é iara! estou cursando o 2ºano do ensino médio,e pretendo fazer faculdade de medicina em quatro areas uma delas é a ginecologia,e sei que é muito dificil passar,por isso gostaria de estudar desde já!! peço-lhe ajuda!! espero uma resposta sua no meu e-mail! obrigada! iara
    responder

Comentar