Home » I » Infectologia

Infectologia em favor da saúde humana

Você sabe qual é a importância que da infectologia na sociedade? Atente em algumas informações importantes e fique por dentro!

Infectologia a favor do homem

Infectologia, como o próprio nome já diz, é a área da medicina que estuda e trata de doenças contagiosas, cientificamente falando são doenças causadas por micro-organismos, ou seja, aquelas em que as causas são vírus, bactérias, fungos, entre outros. A infecciologia, como também é chamada, estuda os famosos DIP (doenças infecto-parasitárias) e MIP (moléstias infecciosas e parasitárias).

A infectologia é uma especialidade que já é reconhecia pelo Conselho Federal de Medicina, mas a sua área de atuação é o laboratório, o infectologista trabalha estudando este tipo doença e descobrindo a cura e seus respectivos remédios para os pacientes infectados, por isso ela é considerada como uma forte aliada em favor da saúde humana. Atente em algumas informações abaixo e fique por dentro desse assunto!

Atuação da infectologia na medicina

Atualmente, existem muitas doenças contagiosas que conhecemos bem e outras já nem tanto e, sem dúvidas, a mais conhecida delas é a Gripe que, com certeza, todo mundo já pegou uma gripe na vida e teve que tomar algum remédio ou vitamina C para amenizar os efeitos da doença - já que a gripe não tem cura, mas que os próprios anticorpos de defesa do nosso corpo adquirem resistência - e é este o serviço dos infectologistas.

Os remédios que você tomou enquanto estava gripado ou resfriado foi uma infectologista que o desenvolveu da maneira adequada para ajudar os anticorpos de defesa a ganharem a imunidade contra um determinado vírus que atinge o organismo.

Estudo da infecções

Um termo denominado como medicina tropical é outro campo de atuação da infectologia, em destaque para as regiões de clima tropical, em que algumas doenças em especiais são quase que constantes, o Brasil é um ótimo exemplo disso, com doenças como a Malária, Dengue, Febre Amarela e as demais doenças prevalecentes em países com climas quentes.

Curiosidades sobre a infectologia         

Diversas das doenças que conhecemos são estudadas e tratadas por infectologistas, tais doenças como: AIDS, DST, febre amarela, Hepatites, Malária, Raiva, Tuberculose, entre muitas outras. Os infectologistas, além de descobrir a causa das doenças e diagnosticá-las, também elaboram as famosas vacinas.

Curiosidades sobre a infectologia

Outra grande importância dos infectologistas é na elaboração dos conhecidos coquetéis de remédios para portadores de AIDS e diagnosticar aqueles que não surtem mais efeitos e que acabem não revertendo às infecções.

Com a medicação certa, os infectologistas garantem algum tempo a mais de vida para os pacientes com doenças terminais como a AIDS, alguns tipos de câncer, entre outras doenças. Graças ao trabalho das pessoas que atuam na infectologia, os seres humanos que sofrem de enfermidades têm tido mais chances de tratamentos eficazes e esperança de vida.

Quer saber mais sobre a infectologia? Então, assista ao vídeo que segue logo abaixo.

Tags: , , ,
Publicado por Luis Carlos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar