Home » N » Nefrologia

Nefrologia a especialidade dos rins

A área da medicina chamada nefrologia tem como especialidade o estudo dos rins, contrastando assim com a especialidade do urologista.

Cuidado com os rins

Os rins são os responsáveis por filtrar o sangue do corpo humano, ou seja, tudo que é necessário os rins absorvem e transmitem para o resto do corpo através do sangue. Se os rins não funcionam e não filtra o sangue, certas substâncias que fazem mal ao nosso organismo podem entupir veias e artérias ou então podem ir parar em locais vitais.

Além de deixar de absorver outras substâncias vitais como as proteínas, a glicose e o bicarbonato, esses órgãos tem especialidades fundamentais para a sobrevivência do homem. Por isso é extremamente importante o cuidado com os rins, só no Brasil são mais de 1 milhão de pessoas com insuficiências renal. A falha no funcionamento dos rins pode ser refletida em nossa pele, cabelo, na urina, energia e em várias partes do corpo.

A delicadeza deste órgão é um dos motivos da importância da água em nosso organismo, porque quanto mais bebemos água, mais limpamos nossos rins, por isso ao menor sinal de infecção na bexiga é recomendável que se procure um médico de urologia ou nefrologia com especialidade em rins, para não sofrer futuramente. Se você está com dúvidas em qual especialidade médico visitar, confira a diferença dessas duas áreas médicas e o que a nefrologista estuda.

Nefrologia o que é?

A nefrologia, parte da medicina pouco conhecida pela população é responsável pela saúde do sistema urinário humano principalmente o rim, ou seja, o nefrologista, médico dessa área, tem a especialidade de cuidar do tratamento clínico das doenças que atingem os rins, a bexiga e todos os órgãos envolvidos desse sistema.

Para os mais leigos, a medicina que era responsável por essa área era a urologia, porém não é como pensamos, o nefrologista tem a especialidade de fazer o diagnóstico do paciente a tempo para que a cura seja possível apenas com remédios e tratamentos mais leves que não necessitem cirurgia nem hemodiálise para o tratamento do paciente.

Médica

Diferença entre nefrologia e urologia

A especialidade médica do urologista e do nefrologista tem como intuito tratar de doenças renais, mas são especialidades bem diferentes, pois como já foi mencionado no tópico anterior o nefrologista tem a especialidade de tratar de pacientes com doenças renais apenas com medicamentos, já a área da urologia destina-se a especialidade para o tratamento tanto de doenças renais, como também do trato urinário e reprodutivo do homem.

Além de tudo, são médicos cirúrgicos diferenciando-se assim da especialidade da nefrologista. Mas há casos de doenças específicas que requer os cuidados tanto do urologista como da nefrologia, que é caso do paciente apresentar problemas de cálculo renal.

Médico

Então agora que você já sabe a diferença entre urologista e a nefrologia, e o que essa área estuda, não perca tempo, ao menor sinal de infecção ou de alguma doença renal procure um especialista.

Para saber mais sobre a nefrologia assista ao vídeo do Youtube:

Tags: , ,
Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar