Home » N » Neurologia

Neurologia a responsável pela saúde do sistema nervoso

Em resumo a neurologia é uma ciência que estuda distúrbios, patologias e tratamentos do sistema nervoso central e periférico.

Neuronios

A neurologia é a parte da medicina que estuda o sistema nervoso e suas doenças, tida como uma das áreas mais complexas da medicina, se não a mais complexa, pois o sistema nervoso ocupa o corpo todo, mas se concentra em um lugar só, no cérebro. Por mais que a medicina tenha avançado muito nos últimos milênios, não estamos nem perto de entender tudo o que acontece com o nosso sistema nervoso muito menos de descobrir a cura para todos os problemas que atingem o mesmo.

Médico neurologista

O médico neurologista tem uma grande área de atuação, pois o cérebro está ligado a toda e qualquer parte do corpo humano. Apesar de termos muitos órgãos vitais, o mais vital de todos é o cérebro, pois é ele quem emite ordem para que os outros órgãos funcionem, seja um braço, perna ou até mesmo o coração.

É muito comum ouvir falar de transplante de coração, rim, pulmão entre outros, porém nunca se ouviu falar de transplante de cérebro, este é o órgão mais individual que existe. O neurologista trabalha com tratamentos cerebrais clínicos com uso de remédios e medicinas alternativas, quando é necessária intervenção cirúrgica a especialização é em neurocirurgia, que também é a atividade mais complexa das cirurgias.

Cerébro humano

Doenças do sistema nervoso

As doenças que acometem o sistema nervoso são diversas, e entre elas estão as mais graves, Esclerose Múltipla, Doença de Parkinson, Alzheimer e Tumores cerebrais. Todas essas doenças têm tratamento para amenizar o problema, porém ainda não existe cura. Essas doenças são provenientes do sistema nervoso, e quando se manifestam não afetam somente o cérebro, mas também as partes do corpo que estejam perto do local da lesão, em geral os problemas se refletem nas funções físicas e motoras usuais em alguns casos estão relacionadas à perda de memória e outras perdas significativas como a falar, andar, escutar entre muitas outras.

Nesses casos além de acompanhamento neurológico são necessárias a presença de vários profissionais de outras áreas. Pelo fato de não existir cura para as doenças do sistema nervoso, a neurologia descobriu que o melhor a se fazer é preveni-las com boa alimentação, exercícios físicos e visitas médicas regulares, o cuidado com o cérebro é o mais importante, portanto se cuide, vá a um médico e respeite os limites do seu corpo para que as consequências de seus atos não o leve ao arrependimento.

Cabeça humana

Nos últimos anos a neurologia ganhou mais importância, sendo considerada a área principal no tratamento e diagnósticos de muitas doenças.

Tags: , , , ,
Publicado por Haline
Revisado em 19/09/2017

Compartilhar