O que é Alergologia?

Saiba mais sobre essa atual especialidade da medicina, o que trata e os profissionais específicos dessa área da alergologia.

mulher espirrando Alergologia é um ramo da medicina pouco conhecido e sem tradução no dicionário, pode simplesmente significar estudo, diagnóstico e cura de alergias. O médico que atua nesta nova área médica é extremamente competente e possui perfeito conhecimento sobre esse assunto, seja na descoberta da doença ou no tratamento.

Até há pouco tempo quem sofria de problemas alérgicos levava algum tempo para diagnosticar o tipo de alergia e sendo assim seu tratamento eficaz, já que podia contar somente com o conhecimento superficial de médicos de outras áreas como a dermatologia, otorrinolaringologia, pediatria e pneumologia, que em geral diagnosticavam o problema, mas não tinham tratamentos que garantissem eficiência na cura.

No entanto com essa nova especialidade na medicina os problemas com alergia tornaram-se mais fáceis de serem diagnosticados e tratados com eficiência. Confira nos tópicos abaixo mais sobre a especialidade de Alergologia.

Alergologia pediátrica o que é?

médico examinando bebê

A alergologia pediátrica trata de crianças e adolescentes com doenças alérgicas com o mais adequado padrão de investigações de doenças alérgicas.

Para evitar desconforto aos pequenos no tratamento, a alergologia pediátrica é própria e específica em avaliar e tratar pacientes infantis, com profissionais especializados essa é uma nova tendência que com a ajuda da tecnologia só vem a melhorar.

Alergologia tratamento

mulher com lenço no nariz

Com o aumento da poluição, aumentou também o número de incidentes alérgicos, e como os estudos nessa área estavam avançados, agora as pessoas que sofrem de determinadas alergias e não conseguem descobrir sua causa já podem ter o conhecimento, com uma nova especialidade da medicina, ou seja, uma área específica e exclusivamente dedicada a quem sofre com os diversos tipos de alergia é possível detectar e tratar as mais diversas doenças alérgicas e infecciosas.

Os tratamentos para alergia são inúmeros dependerá de cada caso. São a base de anti-histamínicos e descongestionantes, corticosteróides sistêmicos, spray nasal, tópicos cutâneos, entre outros tipos de medicamentos, o ideal é procurar um Alergologista para que possa consultá-lo e diagnosticar qual tipo de alergia e o tratamento mais adequado ao seu caso.

Confira o vídeo abaixo o programa Melhor Vida com a presença da Alergologista Dra. Maria Angela Vigorito, tirando todas suas dúvidas sobre alergias.

Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • daniel cruz

    18/08/17

    Olá bom dia, estou com uma alergia de contato crônica (biopsia feita) causada em uma tatuagem de tamanho importante na perna, foi diagnosticado que a alergia é ao cobalto presente na coloração azul porém minha tatuagem é preta mas pode ter o pigmento em sua composição, realizei o tratamento com diprogenta (corticóide) e agora estou tomando dapsona 100mg para diminuição do processo granulamatoso, estou ha 4 meses em tratamento sem resultados e preciso de uma indicação de qual o melhor caminho a seguir, se continuo com dermatologista ou se existe algum especialista nesses casos. obrigado
    responder
  • edgar filho

    27/06/17

    Sempre gostei de andar perfumado e sempre comprei o conexo da buticário atualmente sempre que uso transpiro muito ,é possivel eu ter alegia a este produto ? como posso saber que qualquer perfume me faz transpirar?
    responder
  • thamires calvacante de freitas

    20/04/17

    Oi .eu tenho umas coceiras .quando eu como chocolate .sera que tenho alguma restriçao a o chocolate . eu gosto e muito de um modelo que participou de um reality show que e o big brother brasil que e o renan de oliveira . eu te amo e muito re !.
    responder
  • francisco de sousa

    30/03/17

    Uma certa vez comi 15 balas com sabor de iogurte não lembro o sabor, quando cheguei em casa uma coceira infernal nas mãos com vermelhidão. no outro dia fiquei bom sem remédio. gente por favor alguém pode me dizer o que realmente aconteceu?
    responder
  • edmilson anselmo da silva

    23/01/17

    Prezados boa tarde , gostaria de saber se já existe tratamento para doença celíaca , já sofro a há seis anos ,não posso comer nada de trigo que passo muito mal.com um agravante de comer um pão queijo. se teve contato com o trigo ferrou. fico no aguardo de um parecer de v.s, muito obrigado.o podemos fazer para amenizar.
    responder
  • etiene lúcia

    28/04/16

    Eu sofro muito com isso eu quero ficar boa?
    responder
  • etiene lúcia

    28/04/16

    Pq a minha medica disse q não precisa de cirurgia pq pode voltar de novo alergia? mas eu conheço gente q tinha esse problema q eu tenho fez a cirurgia e ta bem e não voltou problema e pq a minha medica disse q não precisa de cirurgia em mim?
    responder
  • etiene lúcia

    28/04/16

    Olá boa tarde gostaria de saber se tem cirurgia pra esse problema de alergia
    responder
  • jaime

    04/10/15

    Sofro de uma alergia que as vezes incha um dedo, hora incha os lábios , hora incha o pé, hora incha a língua. já fui parar no pronto socorro com a língua muito inchada, que não cabia mais dentro da boca. fiz o teste de alergia e o resultado foi que não tenho alergia a nada. mas o problema é que a alergia continua, e quando incha tomo remédio pra alergia e logo desincha, isso já faz oito anos. o que fazer?
    responder
  • bia abreu

    24/07/15

    Minha filha tem rinite alergica e adiquiriu uma cinusite ela tem 5 anos e da sinusite e da rinite estou tranquila pois ela fez o tratamento com medicamentos e graças a deus reagiu bem mas ha dois meses estou muito preocupada adquiriu uma alergia na pele fica muito vermelha e grossa a pele onde fica as lesoes e aparecem com frequencia durante todo o dia e a noite parece com usticaria a dermatologista emcaminhou ela pra um alegologista pois de disse que so eles podem passa exames e saber a causa da alergia pra passa o tratamento certo ela ja tomou koide d astro e outros antiagergico mas nao serviu de nada pra pele ela esta fazendo um tratamento com hidratante fisio gel pomada pra lesoes advantam e saboneite granado neutro mas nao teve resultado pra rinite ela toma notus e prelone e bondinha pro naris e graças a deus deus certo espero ter ajudado alguem
    responder
  • luciana muller

    25/06/15

    Boa tarde a todos! sou alérgica a medicamentos. minha primeira crise cheguei a parada cardíaca por não saber! após algumas reações tipo, coceira cutânea, formigamento dos membros, garganta e língua fiz alguns exames e o resultado foi; alergia medicamentosa mutante, isto é, alérgica a medicamentos que podem desencadear a qualquer momento ou não! já tive dois choques anafiláticos e um deles sem explicação, pois tive alergia cutânea pelo uso de uma pomada e no ps me aplicaram fenergam e entrei em choque! por incrível que pareça, hoje fui no cardiologista pois estou apresentando hipiertensão e ele me disse que vou morrer sozinha!!! se não posso usar remédios não tem o que fazer...quando relato minha alergia parece que existe, que não acreditam em mim..estou indiginada! e ainda por cima o sus sistema único de saúde, não tem alergo!
    responder
  • aparecido donizeti de oliveira

    17/06/13

    Estou com coçeiras,as vezes na mão,as vezes na sola do pé que chegam a ficar inchados,já tomei vários remédios e não tive nenhum resultado,gostaria de saber se é esta a especialidade de devo tratar.
    responder
  • valnir nogueira

    26/11/12

    Minha filha de 1 ano e 2 meses sofre desde muito próximo de seu nascimento de uma coceira em volta do pescoço, onde a pele está ressecada. assim como em outras partes do corpo, gostaria de saber se é algum tipo de alergia. já levei ao pediatra e dermatologista. estou preocupado, poderiam me ajudar?
    responder
  • ana nery de souza lopes

    04/10/12

    Meu neto gabriel de 1 ano e 10 meses tem repetidas crises de congestão nasal, fica muito obstruido, sempre usa antialergicos e quando tem febre antibiotico. agora de uns dois meses pra cá, nenhuma medicação parece estar fazendo efeito, continua muito constipado e com tosse à noite.que devo fazer? pois os corticoides e anti alergicos não foram bons. ( desalex, koide d, predsim, hixizine, e agora astro à 02 dias.)
    responder
  • karina saminez

    23/08/12

    Oi tenho 23 anos e sofro de um problema sério no pé,tenho vários cortes no meu pé,já fui no derma e ele disse que é um tipo de micose,quando tenho contato com areia meus cortes se abrem mas e ficam muito fundos ai não consigo nem andar direito queria saber se alergologista poderia me ajudar.
    responder
  • deisy

    14/06/12

    Minha filha apresenta manchas em alvo na sola do pé ja tem meses, fui no dermato e o mesmo falou que é eritema. porém estas manchas começaram a subir e ja estão na canela. um alergologista pode me ajudar?
    responder
  • anatália

    25/05/12

    Descubri que tenho neurite arpética,um ortopedista me disse que o nervo que entrelaça a costela estava inflamado, estou em tratamento mais muito chocada,poderiam me dizer alguma coisa porque acontece isso o que é isso desde já agradeço.
    responder
  • aline

    16/05/12

    Estou com um sério problema de muco... sinto que desce do meu nariz. assou meu nariz mais não sai nada, apenas desce e sai pela boca. ja fui ao médico, tirei raio x do pulmão, do nariz e não consta nada no pulmão e nem no nariz, não tenho rinite e nem sinusite. meu médico falou que pode ser alergia ao clima, perguntei se havia alguma medicação que poderia estar me medicando ele disse q naum, que é uma alergia. como pode isso? quando o tempo muda fico pior... meu médico é um otorrino, acham que devo procurar outro?qual seria? alguém me ajude a resolver esse problema por favor, ja esta ficando constrangedor de mais... obrigada
    responder
  • elisabete

    21/03/12

    Tenho sinosite e rinite e ja tomei muito remedio para controla de antibiotico,antialergicos,corticoides,soros. cada crise que tenho vem pior que outra,sinto muita dor furando via do naris e cabeça pesada,e vou procura,pela primeira um alergologia.pois estou casanda de ter crises e alguns medicos pensarem que é gripe.ate tilatil aplicaram dessa ultima vez.
    responder
  • felipe

    14/01/12

    Olá, sou estudante de medicina e pretendo ser alergologista. percebi que muitos têm dúvidas sobre qual é a verdadeira função desse profissional. pois bem, o alergologista é um médico plenamente capacitado e bem treinado para diagnosticar e tratar doenças de caráter alérgico ou imunológico, tais como: rinite alérgica, sinusite alérgica, otite alérgica, conjuntivite alérgica, asma, dermatite atópica, urticária, alergia alimentar, alergia a medicamentos, alergia ao látex, anafilaxia e imunodeficiências. espero ter ajudado.
    responder
  • rosaria

    09/12/11

    Mha filha nao tem secreção no pulmao,entao a medica bateu um raio x e disse q é sinusite,ja marquei consulta com alergologista,to certa,ou é outro médico????????
    responder
  • antonio rocha

    24/11/11

    Mayra - sim alergologista, esse é o nome da profissao medica que estuda, e trata de alergia. antonio de paula - sim, alergologista e a area de sua procura. alergologista toma conta de alergia. alergista faz gesso.
    responder
  • magnólia soares

    01/11/11

    Minha filha é muito alergica. sua alergia é severa e quando é acometida dessas reaçoes, tenho q chegar rapidamente a um hospital mais próximo, pq ela incha rapidamente. toma vacinas (imunoterapia) há 1 ano e 2 meses e ha poucos dias teve outra crise, fico desesperada. este ano, para o meu desespero, presta vestibular em outra cidade. me indique por favor, se existe um kit de primeiros socorros para um caso de urgencia, ou um tratamento mais específico. nos ajudem, por favor!
    responder
  • mayra

    06/10/11

    Minha filha teve reação esteve jonshon, gostaria de fazer um teste alergico para saber a qual medicamento pois no período ela tomou vários. qual profissional procuro? alergologista é o mesmo alergista? obrigada!
    responder
  • antonio de paula

    30/05/11

    Desde minha infância sempre senti irritação nas regiões, do corpo, que atingiam a região traseira, bolsa escrotal e o penis. de uns tempos para cá tenho percebido que se consumir produtos temperados como por exemplo o sazon, ou seja produtos químicos utilizados na cozinha, ou determinados tipos de bebidas alcoolicas, tipo as destiladas. gostaria de saber se o alergologista é o ramo da medicina de devo procurar para a realização de exames. grato
    responder
  • marcia carvalho

    29/04/11

    Qual diferença medico alergogista para medico alergista??????
    responder
  • marcelo

    19/04/11

    Sinto dificuldade para respirar pode ser algum tipo de alergia?
    responder
  • ribamar bento

    16/10/10

    O portal é muito bom, mas vocês demonstram um descuido enorme na correção gramatical de todas as informações aqui oferecidas ao público. no mais... um forte abraço a todos vocês. ribamar bento
    responder
  • lucia

    14/09/10

    Qual a diferenca de estudo ou funcao da alergologia e pneumologia
    responder
  • marcia souza

    29/08/10

    Tenho um filho altamente alérgico, já fiz tratamento na santa casa-rj. sendo que parei. ele tem alergia respiratória e dermatológica. é com o especialista alergologia que devo procurar para um tratamento mais eficaz para meu filho? tenho que tratar separadamente a alergia respiratória da alergia dermatológica?
    responder
  • marcia souza

    29/08/10

    Tenho um filho altamente alérgico, já fiz tratamento na santa casa-rj. sendo que parei. ele tem alergia respiratória e dermatológica. é com o especialista alergologia que devo procurar para um tratamento mais eficaz para meu filho?
    responder
  • vera maria

    24/03/10

    ótimo saber que podemos contar com mais esta especialidade, porém, gostaria de saber mais sobre as diferenças entre o alergologista e o dermatologista. já me consultei com um alergologista que não acrescentou em nada a respeito do tratamento e a possível cura (caso houvesse) sobre meu problema. talves então não fosse ele um bom profissional, que pena!
    responder

Comentar