Home » A » Angiologia

O que faz um médico especializado em angiologia

A angiologia é relacionada com a cardiologia e a cirurgia vascular. Conheça a importância e as funções desta área da medicina.

Caneta receita e estetoscopioA angiologia é a parte da medicina que estuda e trata das doenças dos vasos sanguíneos e dos vasos linfáticos. Atua juntamente com a cirurgia vascular, sendo este o modo de tratamento para as doenças detectadas pelo médico especializado. No Brasil, a angiologia não é reconhecida por si só, sendo unificada à Cirurgia Vascular. Em outros países como a França, porém, é conectada à Cardiologia.

Angiologia e Cirurgia Vascular

O médico especializado em angiologia é responsável por tratar de doenças vasculares que não necessitam de tratamento através de cirurgia, enquanto o cirurgião vascular realiza operações para corrigir artérias, veias e vasos linfáticos. As duas profissões estão sempre relacionadas.

Tratamento a laser

O tratamento mais procurado pelos pacientes que pode ser solucionado por um médico especializado em angiologia é o tratamento das varizes.

Angiologia e Cardiologia

O médico cardiologista estuda o coração, fazendo exames do tipo como eletrocardiograma, holter e eletrocardiografia. A angiologia também é relacionada à cardiologia, pois muitas vezes o médico especializado nesta área pode detectar o problema antes da consulta e da necessidade de procedimentos operatórios.

Consulta medica

No entanto, problemas cardíacos não são os únicos estudados pelo médico especializado em angiologia. Também são tratadas:

Arteriosclerose  - depósito excessivo de gordura, cálcio e outros elementos das artérias, fazendo com que a irrigação do sangue no corpo seja menor;

Insuficiência Vascular Cerebral  - obstrução das artérias vertebrais, que em seguida causam o acidente vascular cerebral;

Trombose Venosa Profunda - doença da coagulação do sangue nas veias, quando os vasos sanguíneos levam o sangue de volta ao coração em momento ou local desnecessário ou inadequado;

Trauma Vascular - destruição dos vasos sanguíneos, interrompendo o oxigênio nos tecidos, podendo levar á óbito;

Vasculite - inflamação dos vasos sanguíneos, podendo causar inflamação ou necrose;

Erisipela e linfagite - inflamação do derma e dos vasos linfáticos respectivamente, causando ferimentos na pele;

Aneurisma arterial - a dilatação e o enfraquecimento das artérias.

A angiologia é uma área da medicina muito importante, pois o médico nela especializado cuida dos vasos, artérias e das doenças que podem ser encontradas nessa parte do sistema circulatório, o mais importante para a sobrevivência dos seres vivos.

Para esclarecer mais dúvidas, assista ao vídeo O que faz um médico especializado em angiologia, do canal do Portal ZUN no Youtube.

Tags: ,
Publicado por Ana Maria
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar