Oftalmologia sinônimo de saúde visual

É possível enxergarmos o mundo através dos nossos olhos, e eles também precisam de cuidados especiais. Saiba mais sobre a oftalmologia:

Vendo letras através dos óculos

É através dos olhos do corpo humano que é possível o homem enxergar o mundo, visualizar tudo que está a sua frente. Mas e quando os nossos olhos apresentam problemas? Eles também precisam de cuidado especial, e consultar um oftalmologista regularmente pode evitar sérios problemas futuros e até mesmo a perda da visão. Confira mais detalhes sobre essa área da medicina:

O que é oftalmologia?

Exame oftalmológico

Oftalmologia a área responsável pela saúde dos olhos, cuida do tratamento de doenças oftalmológicas. Atualmente os números de doenças que acometem os olhos são enormes, alguns são apenas falhas estéticas, outros são problemas de visão e alguns podem chegar até ao câncer, para as duas primeiras existem tratamentos seguros e eficazes.

O profissional da área de oftalmologia, conhecido como oftalmologista, ou apenas oftalmo, trabalho no diagnóstico de doenças e as trata, seja caso clínico ou cirúrgico. O tratamento mais comum existente é o uso de óculos que corrigem possíveis distúrbios de visão como astigmatismo e miopia.

Estes distúrbios são responsáveis pela má qualidade de visualização por parte do portador, já outras doenças necessitam de cirurgias para serem curadas como a catarata, o glaucoma e os tumores oculares, essas doenças se não forem diagnosticadas precocemente e devidamente tratadas podem levar a perca total ou parcial da visão.

A importância do oftalmologista

Exame oftalmológico para óculos

É importante também visitar um profissional da oftalmologista com determinada frequência, para garantir a saúde de seus olhos e descobrir possíveis sérios problemas e trata-los logo do início, da melhor maneira.

Muitas pessoas não possuem nenhum problema de visão, porém passar horas diante a uma tela de computador, ou forçar os olhos para a leitura por horas, pode causar sérios danos. A cegueira pode ser um problema genético, porém pode ser causado também por algum dano ao longo da vida. Algumas pessoas conseguem viver naturalmente sem a visão, mas isso não exclui o fato de ser uma característica no mínimo muito triste, pois o indivíduo perde a visão e a possibilidade de enxergar as maravilhas do mundo.

Por isso ao menos sinal de falha nos olhos ou coceira ocular vá até um consultório e consulte-se com um oftalmologista e garanta sua saúde visual.

Conheça os problemas mais comuns da visão nesse vídeo do youtube:

Publicado por Ananda
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar