Home » O » Ortopedia

Ortopedia tratando da saúde dos ossos

Em algum momento da vida, todos nós acabamos recorrendo à Ortopedia para solucionar algum problema com os ossos e recuperar a saúde.

Ortopedista

A Ortopedia é área da medicina responsável pela saúde dos ossos, articulações, ligamentos e músculos. Resumidamente, é a especialidade que cuida da saúde motora do ser humano, prevenindo e corrigindo deformações naturais ou ocorridas por algum tipo de trauma, como fraturas, torções e luxações.

No Brasil, a Ortopedia atua juntamente com a Traumatologia, e juntas formam uma única vertente.

Atuação da Ortopedia

O ortopedista cuida de diversas doenças ósseas, sendo estas traumáticas ou não. As traumáticas são as provocadas por batida, acidente ou algo do tipo. As não traumáticas são doenças que atingem os ossos sem alguma razão física, como o câncer ósseo e a luxação congênita (natural de nascença).

Além de prontos socorros e hospitais, os profissionais de Ortopedia também atuam em meio aos esportes, fazendo acompanhamentos de exercícios físicos para manter a saúde dos atletas.

Tratamentos da Ortopedia

Pessoa segurando esqueleto fictício

Existem dois tipos de tratamentos na área da Ortopedia. O primeiro é o tratamento clínico, que utiliza remédios que aliviam as dores e faz o uso da imobilização através do gesso. Este tipo só é possível quando a fratura é fechada, ou seja, quando o osso quebra mas não rompe nenhuma pele ou ligamento.

O outro tratamento é o cirúrgico, que acontece quando o paciente sofre de grave fratura, a chamada fratura exposta. Esta ocorre quando o osso quebra e, devido à intensidade do deslocamento, acaba rasgando a pele e rompendo vasos sanguíneos e nervos. Então, o profissional ortopedista realiza a cirurgia para colocar o osso no lugar e refazer os ligamentos.

O último avanço da Ortopedia foi a recolocação de membros perdidos, através de próteses. Estas cirurgias ainda não são 100% eficazes, mas aos poucos as melhorias ficam mais perceptíveis. De qualquer forma, fazem uma grande diferença na vida de inúmeras pessoas.

No vídeo a seguir, um médico esclarece mais sobre esta especialidade:

Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • anderson

    15/11/17

    Olá, boa tarde. minha filha de 5 anos sofreu na segunda, um trauma (quebra) no dedo médio da mão direita. eu levei-a no pronto socorro da minha cidade, mas percebi que o dedo dela esta levemente deslocado, mesmo depois de ser atendida. o médico socorrista será que viu o problema? ela não reclama de dor, mas eu estou preocupado com isso. no dia que ocorreu cheguei a reclamar com o funcionário que colocou tala e enfaxou, mas ele disse que era normal. preciso de ajuda!
    responder
  • rebeca

    31/08/16

    Ha 3 anos sofri um acidente de transito e fraturei o ísquio esquerdo,fiz fisioterapia mas permaneci sentindo dores. hj estou grávida e com muitas dores na região afetada,o obstetra me indicou parto natural,mas estou apreensiva,posso ter algum tipo de complicação na hora do parto?
    responder
  • hermínia

    26/11/15

    Eu hermínia sofro de epilepsia á uns meses atrás eu desmaiei na paragem do autocarro quando vim a mim mesmo acordei com dores no cotovelo e até agora essa dor continua vou fazer um exame agora dia 30 para ver qual o motivo de eu ter tanta dor agora á mais ou menos uma semana apareceu-me uma dor no rótulo do pé quero andar e custa-me dobrar o pé e esta dor apareceu-me do nada sem eu ter caído. qual é o conselho que o sr doutor me dá? aguardo a sua resposta obrigado
    responder
  • marlete

    22/11/12

    Tenho oito pinos e seis parafusos nas costas, devido a um acidente q sofri a dois anos atras, nao posso dobrar as costas me abaixo apenas com os movimentos das pernas, posso ter parto normal? e se eu precisar fazer cesariana posso? espero respostas, obrigada.
    responder
  • alan

    16/11/12

    Bom eu tenho um sonho de ser jogador de futebol, tenho 13 anos e um dia vi imagens de jogadores quebrando a perna e fiquei horrorisado pensei em até desistir de jogar mais eu fui em frente e vou continuar tenteando, mais alguem pode me responder se dói muito? e se deus me livre e guarde aconteçe comigo vou conseguir voltar a jogar? eu posso morrer?
    responder
  • aurora gomes rodrigues

    23/10/12

    Qual o nome do remedio forfecido pelo governo,em po pra os ossos?
    responder
    • dr ortopedico

      21/10/13

      Doi que parece que vc vai morrer e as vezes ate morre vai jogar video game
  • camila

    17/10/12

    Meu pai quebrou o braço a uns 3 anos e ficou esperando por cirurgia fez a primeira e o osso rejeitou a platina e não colou depois disso colocou ferro a gaiola no braço a uns seis meses e agora vai ter que colocar platina de novo por que o osso não colou o que esta acontecendo com ele. desde ja agradeço.
    responder
  • silene

    04/09/12

    Meu filho quebrou o punho da mão esquerda osso que chama radio e outro ape tem que operar
    responder
  • jéssica

    25/08/12

    Bom dia! meu pai fraturo o osso do ombro na terça-feira passada, e o levamos para o hospital público ermelino matarazzo e o enfermeiro nós informou que ele iria precisar operar, mas que precisaria ficar internado em observação. quando foi na quinta-feira eles tiraram um raio-x do meu pai e confirmaram a cirurgia dele para a segunda-feira.. chegando na sexta-feira de manhã (24/08/2012)meu pai recebeu alta de manhã, nem enfaixaram nem nada, colocaram uma tipoia nele para segurar o braço e disseram que ele deveria permanecer com o braço assim por 2 meses. gostaria de saber se o precedimento foi correto, devido a uns dizerem que precisa operar e outro dizerem que não. ficarei aliviada e grata!
    responder
  • vanessa

    22/08/12

    Que tipo de técnologias além de raio x , eu posso ver(observar os ossos)
    responder
  • deia

    19/08/12

    Ola a 2 anos quebrei a bacia e hoje tenho pino nela usei um fixador seis semanas e agora estou bem queria saber se posso engravidar normalmente ou tem alguma contra indicaçao obrigada!!!
    responder
  • nivaldo

    30/07/12

    Boa tarde quando eu tinha uns 15 anos eu fraturei o dedinho do pé esquerdo e não fui ao medico. ele calcificou levantado e isto me da dor na sola do pé pois forma calo no local abaixo do dedinho.. gostaria de saber se tem como corrigir esta deformação. tem como quebrar atraves de cirurgia e colocar no lugar ? hoje estou com 50 anos. obrigado..
    responder
  • denize

    18/06/12

    Olá boa tarde; me chamo denise e sofri um acidente de moto e quebrei o fêmur esquerdo onde o mesmo tem 15 pinos, já faz 1 ano e 11 meses sinto fortes dores não consigo andar perfeitamente. ainda poderei usar salta e essa dor tem tratamento. por favor me ajude.
    responder
  • marcondes santana

    15/06/12

    Estou cm fixador na tibula externo,tirei novo rx e o osso ta um pouco fora.vao me operar de novo ou vao regular os parafusos
    responder
  • cleonice

    13/04/12

    Quero saber estou sentindo dores nos mmii ja a uns 80 dias quando fico deitada e sentada quase nao dou conta de levantar de tanto que doi principalmente nas articujlaçao, que devo fazer.
    responder
  • aline fontinely

    13/03/12

    Quebrei minha perna faz 1 ano agora eu fiquei com a coxa mais fina do que a outra o que posso fazer para voltar a normal .agradeço desde de já e aguardo retorno.
    responder
  • cristina aguiar

    10/02/12

    Por favor uma resposta urgente!!!! minha filha de 4 aninhos caiu e machucou o joelho.segundo os médicos não fraturou nada apenas mandaram passar uma faixa só que já se passaram 3 dias e nada dela andar não tem quem faça ela colocar os pés no chão as vezes acho que é psicológico coloco ela em pé ela se recusa trava as pernas há alguma possibilidade de isto ser psicológico não sei mais o que fazer!!!!agradeço desde de já e aguardo retorno.
    responder
  • luciane

    27/01/12

    Olá,escorreguei em uma escada e torci o pé direito a 6 dias. fui a emergência, mas não tem traumato, então fui atendida por um clinico. fiz rx, falou foi um entorse. tomei uma voltarem injetável, colocou uma faixa simples no tornozelo e receitou neosulida por 5 dias. como a dor não passa, estou colocando gelo varias vezes ao dia. é o que tem me ajudado. resido em uma cidade bem pequena, com poucos recursos, e o traumato só atenderá aqui, daqui 2 semanas. depois de já ter passado por um entorse no mesmo pé antes, e de ler muito a respeito, acho que deveria imobilizar realmente o tornozelo. o que o senhor me recomenda, já que médico vai demorar? agredeço a atenção e aguardo retorno
    responder
  • carol

    03/08/11

    Crianca que e gordinha pode fazer que tipos de exercicios?
    responder
  • cilene

    24/07/11

    Sinto uma fortge dores nas pernas e pes queima muito chega a me dar vontade de chorar eu gostaria de saber se eu tenho uma doença grave moro em barbacena mg tenho 38 anos
    responder
  • cilene

    24/07/11

    Sino uma fore dores nas pernas e pes queima muio me dar remor de frio ja em um ano isto gosaria de saber se isto ´pode ser uma doença grava abrigado me ajude
    responder
  • danilo da silva santos'

    06/07/11

    Intao eu caii de motoo e qebreii o femur . ja operei e coloqei um pinooo . blz ate ae o medico me deu 90 dias em casa . depois de um dia qe eu sentei na cadeira de casa eu senti un estralado dentroo bem no local da cirugia . e ae oqe aconteceu ate hoje hoje faz 1 mes e poko de cirugia toda vez qe eu vo senta eu sinto com estivessee estralando dentro meu osso estralandoo tipo con se tivesse deslocado algum la dentro e qeria ajudaa eu ainda nao fui e nem falei pro meu medico mais pesso ajuda e qriaaa saber algum qe devoo fazer pra meu osso colaa rapidaoo nao aguentoo mais fika dentro de casaa . aguardoo resposta to prresiando muitoo de ajudaaa . flws abraços e melhoras a todoos
    responder
  • wellington martins

    07/06/11

    Ola quebrei a perna num acidente de moto em fevereiro e tive fratura exposta estou usando gaiola q vai do tornozelo a um pouco abaixo do joelho eu nao consigo movimentar o pe pra cima e tambem nao sinto muita firmeza no pe gostaria de saber se isso e normal se depois que tirar a gaiola com fisioterapia vou movimentar o pe normalmente e verdade que dizem que a fisioterapia e mais ou menos 70% do tratamento de quem quebrou a perna obrigada aguardo resposta
    responder
  • jéssica

    05/05/11

    Oi tudo bem? tenho duvidas acho que voce pode me ajudar, quando minha mãe estava gravida de mim ela tinha utero bicornio e eu nasci com um perna com uns centimetros diferentes e quando engatinhava a perna esquerda puxava todo meu corpo, e hoje tenho 18 anos e ainda sinto uma diferença entre o lado esquerdo com o direito, há algo qe possa fazer ou isso não tem cura ?
    responder
  • maria luiza

    16/02/11

    Eu gostaria de saber se eu tenho direito de algum beneficio, porque eu sinto muitas dores nos braços nas costas. quando vou fazer alguma faxina não aguento de dor, já perdi até serviço por causa da dor. esta dor começou depois que fui trabalhar num açougue de limpeza. e sinto dores nos joelhos, as vezes da uns trancos que parece que vou cair. obrigada espero resposta.
    responder
  • volmir zeferino

    26/11/10

    Eu fui atropelado por uma moto na calçada e quebrei a perna ja passei por quatro cirugias primeiro colocaram o fiçador esterno por quinze dias e depois colocaram pratina ai eu tive infequição e reigeição e me tiram a pratina e agora me colocaram a gaiola.oque pode colar mais rapido o osso?????
    responder
  • alaides

    09/05/10

    Boa tarde quando era bebe segundo minha mae eu tive paralisia infantil e trago algumas sequelas minha perna esquerda é pouca coisa mais curta e mais fina tenho pouca força com ela sinto muita dor parece que os musculos ficam rigidos faço musculaçao e aerobica duas vezes por semana mas mesmo assim doi muito parece que a bacia esta fora do lugar preciso tomar relaxante muscular para melhorar um pouco. gostaria de saber se continuo fazendo exercicios? e que tipo de medico eu procuro? aguardo sua resposta abraços
    responder
  • carlos alberto

    03/05/10

    Gostaria de saber se quando uma pessoa tem alguma fratura ossea a dor no local e so por conta da musculatura ou tam bem e do osso que esta fraturado, estou perguntando por que tem pessoas que falam que o osso fraturado nao provocador mais a musculatura que foi afetada gostaria de saber a resposta stou aguardando. obrigado.
    responder
  • antonio alves

    18/04/10

    Boa tarde amigos! ajude-me, por favor, aminha esposa sentir uma dor na perna direta a muito tempo.ela procurou um o medico bateu um raio-x e foi constatado, o osso da perna afastado da bacia. ele ficou muito admirado por ela ser tão nova. 34 anos ele passou um antibiótico e duas cartela de comprimidos mais não valeu apena. quando ela deita na cama tem muita dificuldade de mover de um lado para o outro. aguardo uma resposta fico muito grato. atenciosamente são joão dos patos ma 18/04/2010
    responder
  • susi

    24/06/09

    Quem tem escoliose deve fazer musculação, e quais tipos de exercicio pode praticar, por favor responde, estou desesperada!!!!!
    responder

Comentar