Home » O » Ortopedia

Ortopedia tratando da saúde dos ossos

Em algum momento da vida, todos nós acabamos recorrendo à Ortopedia para solucionar algum problema com os ossos e recuperar a saúde.

Ortopedista

A Ortopedia é área da medicina responsável pela saúde dos ossos, articulações, ligamentos e músculos. Resumidamente, é a especialidade que cuida da saúde motora do ser humano, prevenindo e corrigindo deformações naturais ou ocorridas por algum tipo de trauma, como fraturas, torções e luxações.

No Brasil, a Ortopedia atua juntamente com a Traumatologia, e juntas formam uma única vertente.

Atuação da Ortopedia

O ortopedista cuida de diversas doenças ósseas, sendo estas traumáticas ou não. As traumáticas são as provocadas por batida, acidente ou algo do tipo. As não traumáticas são doenças que atingem os ossos sem alguma razão física, como o câncer ósseo e a luxação congênita (natural de nascença).

Além de prontos socorros e hospitais, os profissionais de Ortopedia também atuam em meio aos esportes, fazendo acompanhamentos de exercícios físicos para manter a saúde dos atletas.

Tratamentos da Ortopedia

Pessoa segurando esqueleto fictício

Existem dois tipos de tratamentos na área da Ortopedia. O primeiro é o tratamento clínico, que utiliza remédios que aliviam as dores e faz o uso da imobilização através do gesso. Este tipo só é possível quando a fratura é fechada, ou seja, quando o osso quebra mas não rompe nenhuma pele ou ligamento.

O outro tratamento é o cirúrgico, que acontece quando o paciente sofre de grave fratura, a chamada fratura exposta. Esta ocorre quando o osso quebra e, devido à intensidade do deslocamento, acaba rasgando a pele e rompendo vasos sanguíneos e nervos. Então, o profissional ortopedista realiza a cirurgia para colocar o osso no lugar e refazer os ligamentos.

O último avanço da Ortopedia foi a recolocação de membros perdidos, através de próteses. Estas cirurgias ainda não são 100% eficazes, mas aos poucos as melhorias ficam mais perceptíveis. De qualquer forma, fazem uma grande diferença na vida de inúmeras pessoas.

No vídeo a seguir, um médico esclarece mais sobre esta especialidade:

Tags: , , ,
Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar