Otite média aguda como tratar

Home » O » Otorrinolaringologia

Otite média aguda como tratar

A otite média aguda é uma inflamação e um acúmulo de líquido no ouvido, causada por infecções virais no trato respiratório.




Dor de ouvidoOtites são inflamações nos ouvidos, normalmente causadas por agentes infecciosos como os vírus e bactérias. O tipo mais conhecido de otite é a média aguda, muito comuns no inverno. Tem início recente e em geral representa uma complicação de uma infecção das vias aéreas como gripes, resfriados e sinusites. Os vírus ou bactérias presentes na via aérea ascendem pelo canal que comunica o ouvido com o nariz (tuba auditiva) até a orelha média causando sua inflamação e infecção.

É mais frequente em crianças, pois a tuba auditiva das crianças é menos inclinada facilitando a ascensão de germes. Crianças que tomam mamadeiras deitadas também têm maior chance de ter otite.

Otite média aguda sintomas

Os principais sintomas da otite média aguda são dor que normalmente costuma ser severa, febre e inapetência. Os bebês levam frequentemente a mão na orelha e apresentam dificuldade para dormir ou agitação, há secreção drenando pela orelha. Pouca resposta aos sons mais baixos e choro prolongado sem outra causa aparente.

Criança com dor de ouvido

Otite média aguda tratamento

O tratamento consiste no uso adequado de antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, sendo indispensável à avaliação médica.

Prevenção da otite média aguda

Algumas medidas podem evitar a otite como as vacinas contra vírus e bactérias que causam infecções respiratórias, porém devem ser prescritos e orientados somente pelo médico. Também evitar ambientes com fumaça de cigarro, evitar contato com outras pessoas doentes, o aleitamento materno é de suma importância, não dar mamadeira com a criança deitada e tratar rinites e obstruções nasais.

A otite pode causar redução da audição, por isso mesmo após a resolução do quadro infeccioso a audição pode demorar a retornar ao normal, pois leva tempo para reabsorver toda secreção presente no ouvido médio. Quando diagnosticadas e tratadas corretamente, a audição geralmente volta aos limiares de normalidade.

Médica e paciente

Uma perda auditiva mesmo que leve, em uma criança pode acarretar sérios prejuízos na aquisição de linguagem, desenvolvimento cognitivo e aprendizado.

Para maiores informações consulte-nos:

Dra. Renata Lopes Mori
otorrinolaringologista
Av. Nove de Julho, 4428. Jardim Paulista.
CEP 01406-100. São Paulo. SP
tel: 011 3815.2406 / 011 3815.4136
www.otorrinoweb.com.br

Quer saber mais sobre a otite? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que separamos para você:

Publicado por Dra Renata Lopes
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar