Podologia unindo saúde e estética

A Podologia é uma área da saúde e estética muito importante, que procura deixar os pés saudáveis e, como bônus, muito mais bonitos.

Pés bem cuidados

A Podologia é uma área da medicina que vem ganhando cada vez mais espaço e profissionais no Brasil, sendo responsável por estudar a anatomia dos pés humanos e as doenças ocorrentes nesse local.

A especialidade chegou ao conhecimento da população há pouco tempo, mas já teve grande repercussão. Em algum momento da vida, quase todos nós possuímos algum tipo de complicação patológica ou estética nos pés. A solução, nessas horas, é procurar um bom podólogo.

Benefícios da Podologia para a saúde e estética

Os pés, por serem a base de sustentação do corpo humano e estarem diretamente ligados ao cérebro e ao coração, podem sofrer diversos problemas. Apesar de serem poucos notados, estes problemas podem fazer muito mal à saúde, e muitas vezes algo que parece apenas um defeito estético pode tornar-se uma doença grave.

Consulta com podólogo

É o caso das unhas encravadas, por exemplo, que são muito frequentes mas, se não tratadas com a devida atenção, podem levar à amputação do dedo. Uma simples ferida em algum dos dedos também pode acabar tornando-se uma grande infecção. Por isso, é essencial recorrer à Podologia. Além disso, pés saudáveis e bem cuidados são muito mais bonitos, e todos merecem poder usar um calçado aberto sem qualquer constrangimento.

Profissional de Podologia, saúde e estética

O trabalho do Podólogo, profissional residente desta área, é tratar da saúde dos pés de forma completa, sejam as unhas, a pele ou até mesmo os ossos. A partir do tratamento usado para a Podologia, pode atuar em várias outras áreas, como a Ortopedia, a Dermatologia, a Cirurgia e a Fisioterapia, pois os cuidados podem necessitar de tais conhecimentos.

Caso você tenha mais dúvidas ou qualquer complicação nos pés, procure um especialista em Podologia, pois manicure e pedicure cuidam apenas das unhas, de forma superficial. E lembre-se: proteção nem sempre é sinônimo de saúde e isso está comprovado em seus pés. O uso constante de calçados fechados não evita o surgimento de problemas e pode até piorar alguns casos.

Confira outras informações  sobre esta especialidade no vídeo:

Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • nathalia portugal

    23/01/14

    Oi,quero pedir uma imfornacao na sola do meu pe deu ua bola igual a um calo mais e interno,tem 2 pontinhos muito pequenos dentroda bola e doi muito e uma dor insuportavel eu fui na farmacia e farmaceutico passou um remedio chamado calicida mais so ta abrindo mais a bola.quero saber se tem alguem que possa me ajudaf com alguma imformacao.desde ja agradeco.
    responder
  • mary

    20/11/13

    Meu pé sua demais o que fazer para acabar com o mau cheiro ( chulé)?
    responder
  • regina dos santos machado

    13/12/10

    Minha filha têm 15 anos, teve recentemente uma doença no rosto que foi dado como ësporotricose¨, como foi feito o seu tratamento no hospital da gamboa. ela teve alta porém, ficou com uma enorme mancha no rosto...agora recentemente fazendo as unhas do seu pé direito, ela mesma notou uma mancha pequena é preta na unha.como ela nunca usa o filtro solar que o próprio médico recomendou. vi numa reportagem na tv que pode ser alerta para cancer de pele unhas com manchas pretas...gostaria de saber o comentário dos senhores...vou com ela na santa casa da misericórdia, procurar o setor de dermatologia.pois tenho dúvidas sobre o estado de saúde de minha filha! obrigada por tudo. atenciosamente regina dos santos machado
    responder
  • catarina santana

    05/07/10

    Gostaria de esclarecimento ( se puder me ajudar) tenho sim unhas encravadas no hálux esquerdo e direito estou indo ao angiologista, ortopedista e neuro pra consulta... mas pergunto vc acha que a falta de sensibilidade que tenho no dedo deve ser tratado pelo podologo?
    responder
  • sara

    15/07/09

    Bom dia;sou estudante de podologia, estou no último módulo(terceiro).e estou na parte prática.tenho ainda varias dúvidas sobre a abrangência da minha profissão! aluguns profissionais utilizam procedimentos mais ivasivos, justificando serem de sua competência.mas alguns são "cautelosos", quanto ao destas técnicas!queria por meio deste e-mail deixar esta questão, pois me preocupo muito com a minha profissão,e pretendo continuar estudando nesta área(saúde).desde já lhes sou grata!!
    responder
  • francisco villares

    13/07/09

    "podologia unindo saúde e estética", já diz tudo. gostei muito do reconhecimento dos médicos ao nosso trabalho. nós podólogos temos nos esforçado muito, principalmente p prevenir diversas patologias e só c um tratamento multidisplinar vamos alcançar nossos objetivos. desejo q esse entrosamento continue se espalhando com todos os profisionais das diversas áreas médicas. muito obrigado.
    responder

Comentar