Home » P » Podologia

Podologia unindo saúde e estética

A Podologia é uma área da saúde e estética muito importante, que procura deixar os pés saudáveis e, como bônus, muito mais bonitos.

Pés bem cuidados

A Podologia é uma área da medicina que vem ganhando cada vez mais espaço e profissionais no Brasil, sendo responsável por estudar a anatomia dos pés humanos e as doenças ocorrentes nesse local.

A especialidade chegou ao conhecimento da população há pouco tempo, mas já teve grande repercussão. Em algum momento da vida, quase todos nós possuímos algum tipo de complicação patológica ou estética nos pés. A solução, nessas horas, é procurar um bom podólogo.

Benefícios da Podologia para a saúde e estética

Os pés, por serem a base de sustentação do corpo humano e estarem diretamente ligados ao cérebro e ao coração, podem sofrer diversos problemas. Apesar de serem poucos notados, estes problemas podem fazer muito mal à saúde, e muitas vezes algo que parece apenas um defeito estético pode tornar-se uma doença grave.

Consulta com podólogo

É o caso das unhas encravadas, por exemplo, que são muito frequentes mas, se não tratadas com a devida atenção, podem levar à amputação do dedo. Uma simples ferida em algum dos dedos também pode acabar tornando-se uma grande infecção. Por isso, é essencial recorrer à Podologia. Além disso, pés saudáveis e bem cuidados são muito mais bonitos, e todos merecem poder usar um calçado aberto sem qualquer constrangimento.

Profissional de Podologia, saúde e estética

O trabalho do Podólogo, profissional residente desta área, é tratar da saúde dos pés de forma completa, sejam as unhas, a pele ou até mesmo os ossos. A partir do tratamento usado para a Podologia, pode atuar em várias outras áreas, como a Ortopedia, a Dermatologia, a Cirurgia e a Fisioterapia, pois os cuidados podem necessitar de tais conhecimentos.

Caso você tenha mais dúvidas ou qualquer complicação nos pés, procure um especialista em Podologia, pois manicure e pedicure cuidam apenas das unhas, de forma superficial. E lembre-se: proteção nem sempre é sinônimo de saúde e isso está comprovado em seus pés. O uso constante de calçados fechados não evita o surgimento de problemas e pode até piorar alguns casos.

Confira outras informações  sobre esta especialidade no vídeo:

Tags: , , ,
Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar