Home » P » Proctologia

Proctologia e os cuidados a saúde íntima

É necessário ter muitos cuidados com a saúde íntima. Procure sempre médicos especialistas em proctologia e faça exames periódicos.

Homem em consulta médica

Geralmente, as doenças proctológicas são descobertas após os 50 anos de idade, devido à realização de exames comuns nessa idade. Porém, seria melhor se os homens as detectassem através de um médico especializado em proctologia antes desta idade.

As doenças são detectadas com exames médicos e o mais comum é o de toque, em que o especialista examina o paciente para detectar os possíveis problemas e anormalidades existentes. Para examinar o intestino grosso é realizada uma colonoscopia: é introduzido um tubo de plástico altamente flexível com uma câmera que detectará qualquer material diferente que esteja no intestino e possa provocar problemas de saúde. Os tratamentos para essas doenças podem ser clínicos ou cirúrgicos, então procure um médico especializado em proctologia e tenha cuidados com sua saúde íntima.

O que é proctologia?

Médico com estetoscópio

A proctologia é a área da medicina responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças ocorrentes no intestino grosso, reto e ânus. No Brasil, é uma especialidade pouco divulgada e pouco conhecida pela população, porém nós temos a segunda maior sociedade de proctologistas do mundo: no total, são mais de 1000 médicos formados. A proctologia tem cuidados especiais com a saúde íntima e cuida de doenças como hemorroida, diarreia aguda e câncer de intestino, de próstata e de úlcera.

Cuidados com a saúde íntima

Médico examinando um homem

A proctologia é muito discriminada, principalmente entre os homens, por ser relacionada a cuidados com doenças relacionadas a partes muito íntimas do corpo humano. Porém, é de extrema importância, pois o câncer intestinal é um dos que mais matam no mundo por sua facilidade de surgimento. Por isso, é altamente recomendável fazer visitas ao proctologista e ter uma alimentação saudável, para que assim se possa evitar essas doenças e obter cuidados especiais com o especialista.

Perante aos perigos causados por estas doenças que costumam assombrar os homens, procure ajuda médica e realize exames periódicos. Se detectada alguma destas doenças, esta será tratada e oferecerá menos perigos à saúde masculina.

Nesse vídeo do Youtube, você confere uma entrevista com um médico proctologista:

Tags: , , ,
Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar