Home » P » Pneumologia

Pulmões saudáveis são responsabilidades da Pneumologia

A Pneumologia é uma área da medicina que busca prevenir e tratar doenças e outras complicações que acometem os pulmões.

Pulmões

Os pulmões são considerados órgãos vitais, não apenas ao sistema respiratório, mas para todo o organismo. A Pneumologia, por sua vez, é a principal responsável pela solução dos problemas e a manutenção da saúde desta região do corpo.

O que é Pneumologia?

Como o nome já indica, Pneumologia é a especialidade da medicina que se ocupa da saúde do pulmão. Apesar de ser pouco conhecida, é uma área médica que obtém muitos avanços e proporciona aos pacientes grandes chances de amenizar e curar doenças provenientes do sistema respiratório.

O médico pneumologista é muito importante, pois seu cuidado especial com os pulmões permite que sejam diagnosticadas quaisquer complicações, a fim de realizar um tratamento correto e o menos invasivo possível.

Pneumologistas

Doenças dos pulmões tratadas pela Pneumologia

As doenças pulmonares tratadas pelo pneumatologista são inúmeras, porém algumas são bem conhecidas da população, como asma, enfisema pulmonar, apneia do sono, bronquite e pneumonia.

Em alguns casos, o problema é crônico e não possui cura, apenas tratamento para amenizar os sofrimentos do paciente. Já em outros, de doenças provenientes de bactérias e vírus, há possibilidade de cura através de tratamento clínico ou cirúrgico, como no caso do câncer no pulmão.

Grande parte das doenças que não crônicas é causada pelo uso ativo ou passivo do cigarro. Isso significa que, mesmo que não fume, se você estiver perto de alguém que está tragando irá respirar o ar contaminado e sofrer os danos da mesma forma. Portanto, visite um especialista em Pneumologia com uma certa regularidade e respire sempre o ar mais puro que puder.

No vídeo a seguir, um médico dá mais informações sobre esta especialidade:

Tags: , , ,
Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar