Traumatologia medicina relacionada a acidentes ósseos

O médico traumatologista deve ser procurado quando algum osso no corpo humano sofre algum dano em acidentes. Saiba mais:

Médica examinando raio-x

Muitas pessoas sofrem acidentes, causando ferimentos graves que precisam de urgentemente de atendimento médico. Quando há uma batida de cabeça forte, logo encaminham o paciente para saber se houve traumatismo craniano. Esse paciente é encaminhando para o traumatologista.

A traumatologia cuida das lesões causadas por força física ou contusões. Entenda mais sobre essa área da medicina:

Traumatologia, o que é

Raio x de do crânio

A traumatologia é a medicina especializada em traumas e traumatismos, a especialidade de um traumatologista, o médico responsável por essa área, é cuidar de lesões ocasionadas por qualquer tipo de força física, contusões e o próprio traumatismo que é um estado de doença em determinada região produzido por ferimentos ou contusões graves.

Um dos problemas mais conhecidos que são tratados pelo traumatologista é o traumatismo craniano, da face e de outras partes do corpo.

No Brasil é impossível falar da traumatologia sem citar a ortopedia, porque perante a medicina brasileira as duas são uma única especialidade, portanto, assim como na ortopedia a traumatologia diagnostica e prescreve tratamento para fraturas, lesões ocorridas nos ossos e nos tendões a área de trabalho de um dermatologista é o aparelho músculo-esquelético locomotor que são compostos por algumas partes do corpo como braços, mãos, pernas, pés, crânio, coluna, bacia, clavícula, ligamentos, tendões e o próprio músculo.

Onde o traumatologista atua

Ortopedista

O traumatologista pode prestar atendimento em vários lugares relacionados à saúde, como em prontos-socorros, clínicas, hospitais públicos e privados atendendo ocorrências que tenham sido provocadas por algum tipo de acidente.

O traumatologista também atua na área da medicina legal realizando perícias geralmente em processos trabalhistas, além de trabalhar em áreas diretamente relacionadas ao esporte.

É sempre bom lembrar que o traumatologista cuida de lesões e fraturas provocadas apenas por acidente, quando as lesões são causadas por doenças congênitas quem realiza o tratamento são os ortopedistas.

Publicado por Portal Medicos
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • denilson martins

    06/11/14

    Cinto muita dor na coluna fui ao hospital,o medico me receito dipirona e diazepan o outro medico me receito voltarem
    responder
  • marcio

    16/01/14

    Oi meu nome é marcio e estou apavorado meu bebe de 6 meses esta com dor no ombrinho direito e gostaria de saber se pode ter destroncado ou esta quebrado favor responder por favor eu não sei mais o que fazer para ele oarar de chorar me ajude por favor
    responder

Comentar