Urologia medicina responsável pela saúde urinária

Muitos médicos se especializam em uma área específica do corpo humano. O urologista é o profissional que cuida do sistema urinário:

MédicoDentro do nosso corpo, para que o organismo funcione adequadamente, temos os nossos órgãos internos, os músculos, o esqueleto e a pele, cada parte do nosso corpo é específica para realizar uma função e manter sempre o ser humano saudável.

Como as funções dos nossos órgãos são muito específicas e os problemas que podem vir a acontecer também são muitos, é necessário um estudo aprofundado da medicina para poder atender esses pacientes e procurar o melhor tratamento disponível. Conheça o profissional da urologia:

O que é a urologia

A urologia é a parte da medicina que cuida da saúde urinária, ou seja, de todo aparelho urinário e suas doenças. O profissional, conhecido como urologista, é responsável por estudar esta área, diagnosticar e tratar das doenças provenientes desse aparelho tanto de pacientes masculinos quanto de pacientes femininos.

Essa especialidade pode ser responsável por tratamentos clínicos e cirúrgicos, podendo tratar de crianças e adultos, o urologista trata de doenças congênitas, ou que foram adquiridas de alguma forma seja por infecções, acidentais, cancerígenas ou degenerativas do sistema urinário de ambos os sexos.

Homem com dor nos rins

Em nosso sistema urinário também encontramos outros órgãos, como os rins, a bexiga urinária e a uretra. Esses órgãos também podem apresentar problemas, o que afeta na saúde do paciente, como a continência urinária, um problema que não é possível controlar a saída da urina, além de infecções que podem causar dores e incômodos. Os rins também podem apresentar problemas sérios, que são casos de cirurgia como pedras nos rins, que além de dores muito fortes conhecidas como cólicas de rins o paciente sente muito incômodo no local.

A urologia atua junto à várias outras medicinas, porém o contato maior é com a nefrologia que é responsável pelo tratamento clínico específico dos rins, mas quando a nefrologia não pode conceder atendimento condizente com a necessidade do paciente o nefrologista o encaminha para o urologista que age com intervenção cirúrgica como nos casos de câncer.

A urologia e os homens

A urologia atende pacientes de ambos os sexos, porém o médico urologista é mais procurado para tratamentos, afinal, o sistema urinário masculino é composto por mais órgãos do que das mulheres, entre esses órgãos tratados estão à próstata, pênis, uretra, vesícula e os testículos, que podem ocasionar doenças como impotência sexual, ejaculação precoce, infertilidade masculina e até mesmo o câncer.

Praticamente todos os homens sentem receio de ter que consultar-se com um urologista, e uma das grandes preocupações do sexo masculino, é o exame de próstata. Porém, esse é um exame importante, onde é possível identificar o câncer que pode ser fatal.

Médico segurando a mão do paciente

O urologista, o profissional da área da urologia, é importante para manter a saúde do nosso sistema urinário em ótimas condições, evitando futuros problemas mais graves e colaborando para a prevenção de nossos problemas e incômodos. Se sentir alguma dor, incômodo ou algo diferente em seu corpo que envolva o sistema urinário, procure um urologista  o quanto antes e cuide-se!

Nesse vídeo do youtube você compreende melhor a importância do urologista na saúde do homem:

Publicado por Ananda
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentários

  • cocu romulus

    01/01/17

    Am usoare inflamatii,ca niste ganglioni la baza penisului,si la erectie am dureri mari.am facut infiltratii cu hilase desau dar inafara de deformarea penisului nu am avut nlci o inbunatatire.va rog sa-mi dati o recomandare.va multumesc.
    responder
  • clezio lima

    29/07/11

    Todas as vezes que eu vou ao banheiro fazer côcô,nas feses aparece sangue,e já faz uma semana que estou sentindo isso,não doi e tanbém não cossa obrigado.
    responder
  • monica busquet

    06/07/11

    Eu descobri q tenho hpv.o meu ginecologista ja passou remedio para mim.disse q não tem cura para mim e meu marido.so q mandou ele se tratar.par q se não tem cura?
    responder
  • claudia

    19/04/11

    Dr meu filho tem fimose ja leve ao medico 1 medico disse que tem que operar pra te a pele do pênis por que esta com muita pele no bicou do penis ja o 2 medico disse que nao precisava o que devo fazer ele ja esta com 8 ano.bjos
    responder
  • wemili

    24/02/11

    Eu ache muito emteresante pois e muito legal as pessoas conhecer varies tipos de doensa
    responder

Comentar